Conecte-se conosco

Economia

Exportação em debate na ACIC

Publicado

em

Fomentar e concentrar os tributos de importação realizados pelas empresas de Criciúma e região é o propósito de um movimento encabeçado pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Prefeitura Municipal de Criciúma e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) Regional Sul em prol do desenvolvimento econômico local.

Para isso, as entidades e o Poder Público promovem um evento no próximo dia 17 de maio, às 9h, na sede da Acic, para apresentar às empresas da região a oportunidade estratégica internacional das operações de exportação e importação.

Atualmente, grande parte das empresas da região buscam tradings, empresas especializadas em importação e exportação, de outras regiões do Estado, para efetuarem suas operações no mercado internacional.

As empresas ao utilizarem os serviços das tradings locais contribuem para que o retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), originado por essa transação, retorne aos cofres municipais.

“A alegação das empresas da cidade é que as tradings, especialmente, àquelas que estão próximas ao Porto de Itajaí, teriam mais know-how para realizar essas transações. Neste evento reuniremos todas as nossas tradings, que terão a oportunidade de apresentarem os seus serviços e mostrarem que podem fazer este trabalho com total competência”, explica o Fiscal de Rendas e Tributos da Prefeitura de Criciúma, Luiz Fernando Cascaes.

O secretário da Fazenda de Criciúma, Robson Gotuzzo, destaca que o papel da Secretária da Fazenda do Município não é ser somente um administrador de dívidas do município. “Precisamos também ser um fomentar da economia e atrair investimentos e negócios para a cidade. Este movimento será muito importante porque traremos recursos financeiros à cidade, com o retorno de impostos”, reforça Gotuzzo.

O presidente da Acic, César Smielevski, destaca que a iniciativa está sendo realizada num momento de conjuntura internacional interessante para o Brasil. “Com câmbio em patamar aceitável, tanto a exportação como a importação são perfeitamente possíveis para as empresas da nossa região, que podem contar com os serviços das tradings aqui localizadas para contribuir também com o desenvolvimento da cidade”, pontua.

As operações de comércio exterior efetuadas pelas tradings de Criciúma devem gerar a título de retorno de ICMS algo em torno de R$ 2,5 milhões ao município de Criciúma somente no ano 2017. “Este valor seguramente seria muito maior caso as empresas criciumenses que operaram com importação no ano anterior o tivessem feito com tradings sediadas no município”, ressalta Cascaes.

Especialista da Fiesc participará do evento

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Maria Tereza Bustamante, participará do evento do próximo dia 17 de maio, apresentando, em forma de palestra, suas experiências a respeito do mercado internacional. “É uma iniciativa importante para que possamos resgatar essa receita que está sendo perdida, e o conhecimento da presidente da Câmara de Comércio Exterior fará toda a diferença ao evento”, acrescenta o presidente da Fiesc Regional Sul, Diomício Vidal.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Negócio de Mulher: livro destaca histórias empreendedoras em Içara

Publicado

em

A contribuição de mulheres no empreendedorismo de Içara ganhou novos capítulos com o lançamento do livro Negócio de Mulher nesta quarta-feira, dia 5. A iniciativa do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Empresarial de Içara, em parceria com a Sicredi Sul SC, materializou histórias inspiradoras e também o conhecimentos adquirido por 30 participantes, incluindo algumas das atuais nucleadas e também ex-coordenadoras do Numei. A sessão de autógrafos foi protagonizada por cada uma delas em uma noite especial no Auditório Osvaldo e Luiza Duarte, no Paço Municipal.

“Nosso objetivo inicial era valorizar as nucleadas, mas também se tornou uma oportunidade de resgatar as memórias do Numei. Hoje somos 67 empreendedoras e, com certeza, temos muitas outras histórias de sucesso para uma segunda edição, esperamos que muito em breve”, destaca a coordenadora, Milena Paz Casagrande. “O livro demonstra como a colaboração e o compartilhamento de experiências nos fortalecem cada ainda mais”, reforça a prefeita Dalvania Cardoso. “Cada capítulo revela trajetórias de superação, resiliência e conquistas, mostrando que, quando nos apoiamos, os resultados são surpreendentes”, lembra ainda a presidente do Conselho Estadual de Mulheres Empreendedoras, Vanilsa Silvano.

“O livro Negócio de Mulher é um projeto que reflete a essência da cooperação, dando voz a histórias inspiradoras de mulheres que transformam desafios em oportunidades. Ao investir nesse projeto, reforçamos nosso compromisso com a inclusão, o empreendedorismo e a valorização da mulher nos negócios e na sociedade. Acreditamos que, quando apoiamos iniciativas como essa, estamos contribuindo para um futuro mais justo, colaborativo e próspero para todos”, pontua a gerente de Negócios da Sicredi Sul SC, Karina Colombo. O valor arrecadado com a obra – comercializada por R$ 37 diretamente nas ações do núcleo – será revertido, a partir de agora, à novas ações para desenvolver o empreendedorismo.

Continue Lendo

Economia

Empresa de Criciúma oferece mais de 40 oportunidades de trabalho

Publicado

em

A Canguru Embalagens, empresa criciumense com mais de 50 anos de atividades, está com 46 novas oportunidades de trabalho em aberto. São vagas para contratação imediata em diversos setores, inclusive para estágio e para aprendizes acima de 18 anos de idade, na empresa reconhecida por boas práticas de fabricação, segurança e sustentabilidade, com certificações internacionais (ISO 9001, BRCGS, ISCC Plus).

Os interessados podem se cadastrar no site da empresa (https://www.canguru.com.br/carreiras) ou encaminhar o currículo para o e-mail do setor de Recursos Humanos ([email protected]).

A Canguru oferece diversos benefícios, como refeitório interno, vale-alimentação, vale-transporte, convênios com farmácias e clínicas odontológicas, plano de saúde, associação de funcionários recém-reformada, entre outros. “Além desses benefícios, temos um comitê de ética e inclusão no Grupo Jorge Zanatta, no qual trabalhamos com práticas afirmativas de acolhimento e promoção da igualdade na organização, com o propósito de propiciar um ambiente de trabalho saudável e harmônico para que todos possam desempenhar seus talentos da melhor forma”, destaca Kellin Zanatta, gerente de RH do Grupo Jorge Zanatta.

Todas as vagas disponíveis são 100% presenciais e também há oportunidades para Pessoas com Deficiência (PCD).

Confira as vagas:

  • Aprendizes 18+ (13 vagas)
  • Assistente de Vendas (1 vaga)
  • Auxiliar Financeiro (1 vaga)
  • Auxiliar de Produção (20 vagas)
  • Operador de Impressão (3 vagas)
  • Operador de Corte e Solda (3 vagas)
  • Eletricista (1 vaga)
  • Assistente de Marketing (1 vaga)
  • Assistente de Endomarketing (1 vaga)
  • Estágio em Laboratório (1 vaga)
  • Estágio em Endomarketing (1 vaga)
Continue Lendo

Economia

Amrec criou 639 vagas de emprego no mês de janeiro

Publicado

em

Janeiro terminou com saldo positivo de 639 postos de trabalho com carteira assinada na Amrec. Os dados foram divulgados pelo Caged. Dos 12 municípios que compõem a região, apenas dois registraram saldo negativo.

O destaque na geração de vagas ficou com Forquilhinha, que registrou a abertura de 180 postos de trabalho. Em seguida, aparecem Orleans, com 109 vagas, e Urussanga, com 97. Também tiveram saldo positivo Balneário Rincão (40), Cocal do Sul (92), Içara (5), Lauro Müller (21), Morro da Fumaça (39), Nova Veneza (77) e Treviso (32).

Maior cidade da região Carbonífera, Criciúma teve um janeiro negativo. Segundo o Caged, foram 44 demissões a mais que as contratações ao longo do mês. A outra cidade que também registrou déficit foi Siderópolis, com saldo negativo de nove vagas.

Continue Lendo

ADS1

Mais vistos