Conecte-se conosco

Geral

Aberta oficialmente mais uma Feira do Livro

Publicado

em

Ouça esta matéria

Evento segue até o dia 13 deste mês, com mais de 30 mil títulos em exposição

Começou nesta quarta-feira (3), a 13º edição da Feira do Livro de Criciúma. O evento é realizado pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), em parceria com a Câmara Catarinense do Livro (CCL). 12 estandes participam com cerca de 120 mil exemplares de 30 mil títulos à venda no evento cultural, que seguirá até o dia 13 deste mês.

A Feira do Livro funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e nos sábados das 9h às 17h. No domingo (7) e na sexta-feira (12), feriado, o local estará aberto das 16h às 19h.

De acordo com o presidente da FCC, Serginho Zappelini, muitas escolas visitam a feira, e o fluxo de crianças no local é grande. “É importante ressaltar que a feira não é apenas literária, é uma feira de cultura, porque também temos arte, dança, teatro e cinema. Permeia todos os espaços culturais”, explicou Zappelini.

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Ângelo de Luca visitaram a feira já no primeiro dia. “Eu quero comprar um livro de dinossauros para colorir, porque meu irmão adora dinossauros”, contou Keith Isabele de Oliveira Somariva, de oito anos.

“Temos livros bem abaixo do preço de mercado, mais baratos que em livrarias, que é para manter esse espírito de feira”, declarou o vendedor Marcio Prestes. É o sétimo ano consecutivo que a livraria que ele representa vem de São José, para participar do evento.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre aos 58 anos o empresário e historiador Nicola Gava

Publicado

em

Ouça esta matéria

Uma das figuras mais conhecidas de Nova Veneza e da região perdeu nesta quarta-feira a batalha para o Coronavírus. Morreu aos 58 anos o empresário e historiador Nicola Gava. Contaminado pelo coronavírus, Gava precisou ser internado no Hospital São José. O quadro se agravou e há 15 dias ele acabou sendo entubado. Nos últimos dias, Nicola havia apresentado sinais de melhora, mas acabou tendo uma parada cardíaca e não resistiu.

Gava nunca escondeu sua paixão pela história e em busca dela já havia viajado por 86 países. Era um profundo conhecedor de detalhes da imigração italiana, tema que estudava havia quase 40 anos. “Viajei para a Itália 77 vezes e pesquisei mais 400 sobrenomes”, orgulhava-se.

Baúco Ma no tanto, Gava também havia se arriscado como humorista, chargista e compositor. Produziu ainda seis CDs de músicas folclóricas italianas e fundou em Nova Veneza a Associação Trevisani Nel Mondo

Continue Lendo

Geral

Mais de 80% dos estudantes de Criciúma já estão de volta às salas de aula

Publicado

em

Ouça esta matéria

O chamado do Governo Municipal para retorno às salas de aula surtiu efeito e pelo menos 80% dos estudantes já estão de volta às 65 unidades escolares de Criciúma. Segundo dados repassados pela Secretaria de Educação, são mais de 15,6 mil estudantes que estão assistindo às aulas presencialmente.

“É na escola que se formam estudantes e cidadãos. A pandemia existe, estamos tomando todos os cuidados sanitários preconizados, mas entendemos que o ambiente escolar é seguro e o aprendizado em sala de aula é fundamental”, destacou o prefeito Clésio Salvaro, acrescentando que “os professores já estão vacinados com a primeira dose contra a Covid-19”. Ainda conforme o prefeito, em Criciúma mais de 92 mil doses de vacina já foram aplicadas na população

O secretário de Educação, Miri Dagostin, mantém as visitas periódicas às unidades, e, segundo ele, o ambiente escolar mostra a satisfação de todos com o retorno próximo da normalidade. “É muito satisfatório ver que os estudantes e também os pais estão felizes com a volta às salas de aula. O cotidiano da comunidade escolar aos poucos vai sendo retomado e nossa educação segue sempre buscando a excelência”, afirmou o secretário.

Acompanhamento pedagógico no contraturno

No segundo semestre a Secretaria de Educação irá oferecer aulas de acompanhamento pedagógico no contraturno escolar. O objetivo é dar suporte aos estudantes com mais dificuldades no aprendizado. “Neste momento seguimos com as avaliações e no segundo semestre vamos oferecer mais este apoio aos estudantes que precisarem”, afirmou o secretário.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Criciúma deve entregar novas UBSs em quatro bairros

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo de Criciúma está ampliando e reformando duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de porte I, localizadas nos bairros Santa Augusta e Primeira Linha, e construindo duas novas na Próspera e no São Sebastião de porte II. As obras devem ser concluídas até o final do ano, com previsão de inauguração para janeiro de 2022.

“O objetivo é proporcionar, com esses novos espaços, um atendimento ainda mais humanizado e acessível a toda população de Criciúma”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

As obras estão avaliadas em aproximadamente R$ 2,3 milhões e em ritmo acelerado. “A maioria delas deve entrar nos próximos meses na fase de acabamentos. Depois vamos iniciar a colocação de móveis e equipamentos”, comentou o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.

Andamento

A construção da UBS da Próspera, segundo informações da secretaria, está em fase de concretagem da laje de cobertura. Depois deve iniciar a execução de revestimentos e acabamentos, que devem ser concluídos até o final do ano.

Já a do São Sebastião estão sendo finalizados os revestimentos argamassados. Após isso, inicia o processo de pintura, seguido da urbanização e colocação de cercas. A previsão é que essas etapas sejam concluídas até final de outubro.

Quanto à revitalização e ampliação das unidades da Primeira Linha e Santa Augusta, a secretaria informa que estão em fase de acabamentos para receber novos móveis e equipamentos.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com