Conecte-se conosco

Geral

Acic tenta garantir agilidade para obra de Centro de Inovação

Publicado

em

Para garantir que o Centro de Inovação de Criciúma seja licitado ainda neste ano, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) firmou parceria com o Governo do Estado e vai realizar as modificações necessárias no projeto em tempo hábil. A primeira reunião após o anúncio de lançamento do processo licitatório pelo governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, feito durante a posse da diretoria da Acic, ocorreu na manhã desta quarta-feira, 21, na sede da associação empresarial.

Participaram do encontro os representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS), Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), e institucionais educacionais como: Satc, Unesc, Ifsc e Senac.

“A Acic assumirá os ajustes e melhorias necessárias ao projeto na parte estrutural e orçamentária, contando com a parceria das universidades e instituições educacionais, para que, possamos agilizar o processo de início da construção do Centro de Inovação. Além disso, colocamos toda a estrutura da associação à disposição para que o movimento de inovação se fortaleça antes mesmo do prédio estar concluído”, destaca o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

De acordo com o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Jean Vogel, pequenas alterações que não envolvam o projeto executivo, como a troca de arenito por porcelanato, precisam ser readequadas para dar um ganho de qualidade, tornando o projeto melhor, mais rápido e mais barato. “Com a experiência de outros centros já em construção, queremos fazer do Centro de Inovação de Criciúma o melhor construído até então. A ideia proposta na reunião de hoje foi justamente ter o apoio da associação e das entidades parceiras para dar velocidade ao projeto. Tendo a viabilidade garantida dos ajustes e a atualização dos custos, iniciamos a montagem do processo licitatório e lançamos o edital no prazo de até 60 dias, contando do compromisso firmado pelo governador no dia 14 de março na Acic”, garante Vogel.

O secretário executivo da ADR, João Fabris, salientou que os recursos já estão garantidos pelo governador. “Este é um compromisso do governador Eduardo Pinho Moreira que já nos cobrou celeridade para o lançamento da licitação. Os recursos já estão garantidos agora é readequar o projeto”, ressalta Fabris.

Comissão e câmara técnica
para acompanhar as modificações

O presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Mário Gaidzinski, também diretor da Acic, destaca que o momento é de união para que este projeto saía do papel. “Estamos trabalhando em conjunto com as academias que nos darão suporte, disponibilizando seu corpo técnico para que as alterações ocorram o mais rápido possível. Formamos também uma comissão e uma câmara técnica para acompanhar todo esse processo”, coloca Gaidzinski.

O Centro de Inovação de Criciúma será construído em terreno localizado na Rodovia Jorge Lacerda e terá quase de cinco mil metros quadrados com quatro pavimentos. O valor da obra deve chegar a R$ 11 milhões com previsão de conclusão de 18 meses. O projeto mobiliário também já está concluído, orçado em R$ 880 mil.

Durante o encontro desta quarta-feira os técnicos da SDS entregaram ainda guias de implantação dos centros de inovação de Santa Catarina, que já estão sendo estudados pela Acic.

Geral

Criciúma confirma três mortes por Coronavírus. Morro da Fumaça também registra óbito

Publicado

em

Criciúma

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma confirmou nesta terça-feira mais três mortes provocadas pelo Novo Coronavírus no Município. Com isso a cidade alcança a marca de134 mortes desde o início da pandemia.

As vítimas são dois homens com 73 e 74 anos e uma mulher de 66 anos. Os três estavam internados e não responderam ao tratamento.

Em Morro da Fumaça foi confirmada a morte de um homem de 64 anos. Portador de comorbidades, ele estava hospitalizado e não resistiu as complicações provocadas pela Covid-19. Foi a 12ª morte registrada no município.

Continue Lendo

Geral

Ferido por criminosos, PM segue internado

Publicado

em

Criciúma

O policial Jeferson Esmeraldino, 32, que foi ferido pelos criminosos durante a ação desta madrugada em Criciúma, segue internado. Segundo Nota encaminhada pela PM à Imprensa, ele está na UTI e em Observação. Durante a tarde dessa terça-feira circulou a informação de que o polícia tinha ido a óbito, mas a informação não procede.

Confira a nota da PM A Polícia Militar de Santa Catarina informa que o soldado Jeferson Luiz Esmeraldino, 32 anos, alvejado na ocorrência da última madrugada em Criciúma segue internado na UTI, em observação.

A Deputada Ada de Lucca (MDB) que manifestou pesar sobre a morte do Policial na sessão da Assembleia Legislativa, também emitiu nota pedindo desculpas.

Confira a nota da Deputada A deputada estadual Ada de Luca pede desculpas aos familiares e amigos do soldado da Polícia Militar, Jeferson Luiz Esmeraldino, pela divulgação de informação equivocada sobre seu falecimento.
“Enquanto aguardamos informações oficiais, reforço os meus pedidos de oração pelo policial Jeferson, pelo vigilante que também foi atingido, e também por todos que foram afetados por essa ocorrência. Desejamos paz por Criciúma”, disse Ada, em retratação no plenário.

Continue Lendo

Geral

Explosivos ficaram espalhados na área central

Publicado

em

Criciúma

Após a ação criminosa da madrugada desta terça-feira em Criciúma, os bandidos fugiram da cidade deixando parte dos explosivos espalhados pela área central. Segundo o Major Lucius Paulo de Carvalho, do Bope de Santa Catarina, o explosivo utilizado pelos bandidos é o Melatom. “É o mesmo material usado nas pedreiras, mas eles fazem um sistema de cápsula que torna ele ainda mais potente”, explica.

Segundo o Major, parte deste material ficou espalhado pela área central da cidade. “O material estava pronto para explosão. Tinham explosivos deixados ao longo das vidas e em frente ao banco tinha pelo menos 70 cargas com acionamento remoto. Se o material todo tivesse explodido teríamos danos severos em um raio de pelo menos 200 metros”.

Todo o material encontrado pelo Bope foi desarmado e detonado de maneira controlada em uma área segura.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com