Conecte-se conosco

Geral

Aluna auxilia no nascimento de cabrito em Içara

Publicado

em

Içara

Aprendizados sobre vida no campo e animais foram colocados em prática

O convívio escolar não foi mais possível. A pandemia provocada pelo Covid-19 modificou a rotina de aprendizado dos alunos e aulas vêm ocorrendo de forma não presenciais. Em Içara, após uma atividade devolutiva, uma aluna do primeiro ano do ensino fundamental I auxiliou no nascimento de um cabrito.

O auxílio no nascimento do animal aconteceu após uma atividade sobre vivência no campo e a vida dos animais. “Foi a primeira vez que vi o filhote com dificuldades e com isso, ajudei a puxar e eu gosto muito de cuidar dos animais”, destacou a aluna Júlia Muneretto Luiz, que manifestou o desejo de ser médica veterinária.

Na avaliação do pai da aluna, Max Luiz, a troca de experiência é muito positiva. “Seguimos nos cuidando e ficando em casa durante essa quarentena e eu sigo auxiliando ela nos estudos e quando ela pode, também me ajuda com animais, no qual, gosta muito”, explicou.

A mãe da aluna também destacou a importância da educação neste momento de pandemia. “Estamos em um desafio, mas temos um suporte bastante positivo dos professores que mostram muita dedicação, são excelentes e muito prestativos, isso nos da mais tranquilidade como pais”, colocou Mônica Muneretto Zanoli Luiz.  

Educação reinventada

A secretária de Educação, Gerusa Bolsoni, destaca que as atividades não presenciais são uma forma de fortalecer o vínculo entre a escola e a família, estreitando os laços de confiança. “É momento de darmos as mãos, testar coisas novas, se reinventar e repensar o que realmente faz sentido. Estamos tendo uma grande oportunidade de construir novos caminhos”, ressaltou.

Para os gestores escolares, o momento de adaptação trouxe grandes desafios. “Um dos principais é a adaptação dos alunos, mas acreditamos que isso está sendo possível, uma vez que eles têm despertado criatividade, tivemos atividades de vivência com animais, sítios, entre outras diferenciadas”, contou a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Rafael, na comunidade de Terceira Linha, Adriana Antenor da Silva Ghedin.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após quase um mês, Içara registra mais uma morte por covid-19

Publicado

em

Içara

Içara foi notificada nesta terça-feira, dia 27, de mais uma morte por covid-19. Desta vez, um homem de 74 anos, com comorbidades, que morava no bairro Sanga Funda. A morte aconteceu em outro município no último domingo, dia 25, mas somente hoje houve a notificação oficial ao município.

Os dados atualizados de hoje mostram que Içara conta com 1.592 casos confirmados, sendo 1.406 curados, 168 em tratamento domiciliar, 5 em tratamento hospitalar, 2 em tratamento em UTI e agora, 11 óbitos. São 156 casos suspeitos, sendo desses, 153 em domicilio e 3 em hospital e 851 pessoas seguem sendo monitoradas.

Para atender a população que tenha sintomas da covid-19, o município dispõe do Centro de Triagem (CT) que desde a presente data concentra seus atendimentos no bairro Jardim Elizabete, funcionando de segunda a sexta-feira das 7h às 19h. Nos finais de semana, a população interessada deverá procurar o Hospital São Donato.

Continue Lendo

Geral

Cursos da Unesc despontam entre os melhores no Guia da Faculdade do jornal O Estado de S. Paulo

Publicado

em

Criciúma

A excelência no ensino dos cursos da Unesc mais uma vez despontou em nível nacional. Desta vez em avaliação do Guia da Faculdade da Quero Estadão, ação do jornal O Estado de S. Paulo, a Universidade teve seus cursos avaliados com excelente desempenho. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (26/10) na edição impressa do jornal, leva orgulho e entusiasmo ao campus.

Conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, este é mais um importante mecanismo de avaliação que coloca os cursos da Universidade em destaque. “Em uma escala de uma a cinco estrelas, tivemos 80% que atingiram estrela 4, algo muito significativo e que comprova a excelência de todos os projetos desenvolvidos nos cursos de graduação”, destaca.

O resultado chega após poucos dias do destaque também obtido pela Unesc no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no qual a Instituição obteve desempenho significativo e de grande destaque regional. “Essas avaliações solidificam os investimentos institucionais no âmbito do ensino. Tais reconhecimentos nos dão parâmetros muito interessantes quando comparados a outras instituições na região e no Estado e que comprovam, de modo muito seguro e confiável, a excelência acadêmica da Universidade”, pontua.

O caminho para a excelência comprovada nos modelos de avaliação, para Marcelo, se deve ao minucioso trabalho desenvolvido por toda a comunidade acadêmica em constante atualização. “As avaliações positivas são reflexo de um planejamento de currículo muito sistematizado, a um trabalho conjunto de coordenadores de curso, professores e estudantes e ao currículo revisado anualmente em um projeto pedagógico de curso sólido sempre ligado às demandas colocadas pela sociedade, sejam elas relacionados ao mercado de trabalho ou aos desafios socioeconômicos, ambientais e sociais, endossa o diretor.

Resultados comemorados

Na última semana a Unesc também pôde comemorar os resultados obtidos pelos seus cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A Instituição recebeu os dados da avaliação realizada em 2019 e teve todos os cursos participantes em destaque em âmbito regional.

O ensino da Unesc foi representado na prova pelos acadêmicos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Entre os destaques da Universidade que alcançaram nota 4 na máxima de 5 estiveram os cursos de Biomedicina, Educação Física Bacharelado e Engenharia Civil.

O Enade é um dos métodos utilizados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para avaliar o desempenho das faculdades e das universidades de todo o país.

Continue Lendo

Geral

R$ 50 mil em prêmios: lojistas têm poucos dias para aderirem à campanha Presentão de Natal

Publicado

em

Criciúma

Está chegando ao fim o prazo para inscrição dos lojistas na campanha Presentão de Natal 2020, idealizada e realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma. Os sorteios diários da ação iniciam na segunda quinzena de novembro. Alguns segmentos que já aderiram a promoção tem chamado a atenção por sua mobilização. Os supermercados, por exemplo, já estão representados pelo Angeloni e Giassi, sendo que até o final desta semana, outras redes deverão aderir.  O setor de  materiais de construção também estará representado por diversas lojas já inscritas. Os serviços educacionais também participam com escolas de inglês e ensino, do fundamental a pós graduação.

A promoção vai envolver a distribuição de R$ 50 mil em vale compras com premiação instantânea. Os 100 consumidores contemplados deverão trocar os vale compras nas lojas participantes da promoção. “Essa é uma oportunidade de engajar os consumidores em uma ação que já deu muito certo no ano passado e se repete esse ano com maiores valores sorteados e mais ganhadores. Além disso, é de vital importância que o lojista também se comprometa com a criação do clima e atmosfera natalina se empenhando na decoração e ações voltadas ao cliente”, explica a presidente da entidade, Andréa Gazola Salvalággio.

Os interessados em participar da cadpanha podem tirar dúvidas ou solicitar mais informações pelo WhatsApp 98414-1454 ou ligar no 3431-2100.

Continue Lendo

Mais vistos