Conecte-se conosco

Geral

Alunos serão orientados sobre cuidados com o Aedes Aegypti

Publicado

em

Criciúma

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoverá uma ação educativa sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A iniciativa faz parte do calendário do Programa Saúde da Escola (PSE), idealizado pelo Governo Federal.

Serão capacitados dois alunos do 4º e 6° ano das 68 unidades escolares do município. “O objetivo da ação é informar as principais medidas de controle da proliferação de mosquitos, além de aproximar as crianças ao setor para que conheçam a rotina do local, explicar o que são zoonoses, os principais vetores envolvidos na transmissão de algumas doenças classificadas como de relevância a saúde pública, apresentar curiosidades e medidas de prevenção a doenças”, explicou a gerente da Vigilância em Saúde Andreia Bertoncini Pereira.

Orientações sobre posse responsável e cuidados com os animais domésticos também serão reforçados. “As crianças são fundamentais na disseminação de conhecimento, pois replicam em suas casas e em dia a dia tudo aquilo que aprenderam e por isso ações de educação em saúde estão sendo cada vez mais enfatizadas com esta faixa etária”, comentou Andreia.

Ao término das palestras, as crianças participarão de atividades interativas com o laboratório e percorrerão o pátio em busca de recipientes que acumulam água e possam ser descartados ou armazenados corretamente. Conforme a coordenadora pedagógica, Ângela Colombo Boaroli, a ação ocorre todos os anos. “Os alunos têm essa experiência e depois dividem com os colegas e realizam atividades na escola e também entorno da unidade escolar”, explica. As escolas foram divididas por regiões, desta forma, cada dia os alunos das unidades de cada região irão até o centro.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Siderópolis registra a 13ª morte por Coronavírus

Publicado

em

Siderópolis

A pandemia de Coronavírus fez mais uma vítima em Siderópolis. Caso foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica do Município. A vítima foi uma mulher de 92 anos. Ela foi a 13ª vítima desde o início da pandemia.

Segundo dos dados divulgados pelo município, Siderópolis tem 17 casos suspeitos e outros 297 monitorados em isolamento domiciliar. Entre os casos confirmados da doença está o prefeito eleito Franqui Salvaro.

Continue Lendo

Geral

Colégio Unesc faz balanço das ações de 2020 e prospecta novidades para 2021

Publicado

em

Criciúma

Junto de uma nova equipe de gestão o ano de 2020 chegou com grandes desafios para o Colégio Unesc. Repleto de projetos, o Colégio precisou adequar suas ações e, assim como toda a rede de ensino, repensar o formato de ensino-aprendizagem, adaptando-se quase que de imediato ao ensino mediado por tecnologia em face da pandemia. O balanço de todos os obstáculos e, principalmente, superações do ano letivo foram pauta, na tarde desta sexta-feira (27/11), do encontro que também teve como foco o planejamento das ações estratégicas para 2021.

Estiveram reunidos de forma virtual as equipes de gestão do Colégio Unesc e da Universidade, dispostas a projetar o ano letivo de 2021 como um ano de grandes transformações. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a principal mensagem do encontro foi a de gratidão pela seriedade, comprometimento e competência da equipe do Colégio no trabalho dedicado à Instituição.

Conforme Luciane, o empenho da diretora Giselle dos Passos Vieira ao lado das coordenadoras pedagógicas Mainara Figueiredo Cascaes e Wânia Inácio da Silva Ramos, professores e equipe técnico-administrativa traz segurança à gestão já que colabora no encontro de respostas técnicas e resultados necessários. “Temos fortalecido, por meio do trabalho liderado por vocês, uma história pela qual temos muito respeito e carinho. O Colégio Unesc nos é muito caro e vê-lo sendo conduzido de forma tão profissional e serena nos causa muito orgulho e, confesso a vocês, uma tranquilidade de saber que está no caminho certo e em mãos capacitadas para tal”, pontuou.

Para a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, ex-aluna do Colégio, o sentimento de tranquilidade e felicidade pelos encaminhamentos assertivos é ainda mais vivo. “Essa segurança nos dá muita tranquilidade para que sigamos lado a lado, com a resolução de situações e prospecção da Unesc do futuro. Estou ansiosa para vê-los voar ainda mais alto”, acrescentou.

Os bons resultados apresentados, conforme o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, são fruto de um trabalho com afinco da equipe da escola somado à confiança e ao respaldo da gestão. “A reitora Luciane e a própria Indianara são grandes incentivadoras do Colégio Unesc e, posso dizer, vem lutando pelo seu fortalecimento, defendendo essa causa há algum tempo. O Colégio representa muito para a nossa Instituição e nos enche de orgulho pois fortalece nossa missão institucional e oferece educação básica de qualidade para a nossa cidade e região”, acrescentou Feldhaus.

Além das ações realizadas ao longo dos últimos meses, Giselle, Wânia e Mainara apresentaram detalhes do planejamento das atividades para o próximo ano letivo. O calendário de aulas e as ações adotadas no que diz respeito à pandemia conforme Giselle, vem sendo discutido dia a dia com as famílias afim de encontrar as melhores e mais seguras opções do ponto de vista do ensino e, principalmente, da saúde.

“A expectativa para esse próximo ciclo é a melhor possível. Estamos vivendo, em 2020, um ano no qual as ações e o calendário precisaram ser alteradas, reinventadas e discutidos a cada dia, mas que serviu como base para que nos fortalecêssemos também enquanto equipe. Estamos alinhados, em sintonia com os alunos e famílias e preparados para fazer de 2021 um ano de avanços positivos para o Colégio Unesc e seus alunos”, garantiu.

O Colégio Unesc está com matrículas abertas para o ano letivo de 2021. A Escola possui turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e da primeira a terceira série do Ensino Médio.

A instituição, que fica junto da Unesc, partilha de toda a estrutura da Universidade, como laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal e o Museu de Zoologia.

Continue Lendo

Geral

Positivado para o Coronavírus, Zefiro Giassi recebe alta

Publicado

em

Içara

Horas depois de confirmar a internação do empresário Zefiro Giassi para o tratamento do Coronavírus, a família atualizou as informações. O empresário acaba de ser liberado pelo Hospital e está retornando para casa onde deve permanecer em tratamento domiciliar.

A informação é do vice-prefeito de Içara Sandro Giassi Serafim. “Acabou de conversar com o Rogério, filho dele. O tio Zefiro está bem e já retornou para a casa”, detalhou.

O empresário deu entrada no Hospital no decorrer da semana. Além dele, a esposa Ana, uma filha um genro também testaram positivo para a doença e estão em tratamento domiciliar.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com