Conecte-se conosco

Geral

Animais de rua voltam a pauta da Câmara em Criciúma

Publicado

em

Os animais que convivem nas ruas foi assunto dos vereadores, no horário político de hoje (7/8). O presidente do Legislativo Julio Colombo (PSB) lembrou a dificuldade de as pessoas que lutam pela causa animal de que estão no desespero de não ter mais condições financeiras de comprar ração para os animais de rua. “Conheço essa questão do CCZ porque tirei da Famcri e passei para a saúde na época em que era presidente da Fundação, pois a questão de zoonoses é questão de saúde pública. No ano passado recebemos protetores de animais e que combinamos que eles fariam projeto de lei e trariam para sabermos exatamente quem ficaria com o zoonoses e quem ficaria com o bem-estar animal, mas não tivemos resposta e estamos aguardando. Falta no município uma política pública que trate dos animais errantes”, disse alertando ainda que a população também tem que fazer a parte dela e não jogá-los nas ruas.

O vereador Ademir Honorato (MDB) lembrou a construção do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, da quantidade de animais pela cidade, além da importância da castração. Lembrou também da verificação dum projeto que possa ser discutido nessa linha.

A vereadora Angela Mello (MDB) lembrou que o MP deu todo investimento para que houvesse toda a estrutura no CCZ, e uma das dificuldades era de quem era a obrigação. Em um dos bairros da cidade são 11 cachorros abandonados. “É importante termos o controle, conversar com ONGs e discutirmos a questão do CCZ”, disse.

“Esse assunto foi discutido no Conselho de Segurança, no bairro Montevidéo, no mês passado. Lá tem muitos cachorros e muitos são abandonados por lá. Precisamos de atenção especial”, enfatizou o vereador Paulo Ferrarezi (MDB).

“No ano passado nos reunimos com varias ONgs, junto a secretaria de saúde, vigilância sanitária a respeito desses animais, cães e gatos e foi feito levantamento de custo e chegou a conclusão que teria que ser terceirizado, pois seria colocar chip nos animais e também fazer a castração”, lembrou o vereador pastor Jair Alexandre (PSC).

Segundo a Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cachorro. Destes, 10% estão abandonados. No interior, em cidades menores, a situação não é muito diferente. Em muitos casos o numero chega a 1/4 da população humana.

 

Geral

Matrículas: entrega de documentos nas escolas municipais inicia nesta segunda

Publicado

em

Criciúma

Nesta segunda-feira (30), pais ou responsáveis iniciarão a entrega de documentos para as matrículas de novos alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental nas escolas municipais de Criciúma. As datas e os horários estão separados pela faixa etária dos estudantes. As matrículas só serão deferidas após a entrega dos documentos, e o processo pode ser acompanhado por meio de um protocolo, gerado na etapa de pré-matrícula, no site da Prefeitura de Criciúma (https://www.criciuma.sc.gov.br/site/).

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação, devido à pandemia de Covid-19 e visando respeitar o distanciamento social, está realizando a pré-matrícula, que segue até domingo (29). A ficha de inscrição está disponível no site da prefeitura. Os pais ou responsáveis devem cadastrar os seus dados pessoais e dos estudantes. Além disso, deve informar o endereço para ser ofertado as vagas mais perto da sua residência.

“Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos com as datas de entrega, pois cada faixa etária tem dias definidos. O edital com mais informações sobre o processo de matrícula pode ser encontrado no Portal do Aluno, caso o pai ou responsável ainda tiver alguma dúvida”, explicou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta. A entrega segue até o dia 16 de dezembro.

Plataforma de pré-matrícula

A pré-matrícula digital é uma iniciativa da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), junto com a Secretaria Municipal de Educação, que proporciona a integração entre as informações da pré-matrícula com os dados do sistema de gestão escolar, o i-Educar, já utilizado na rede.

“A plataforma proporciona um ambiente online com segurança e sem aglomeração, e ainda, com a possibilidade controle das vagas, em tempo real, por meio de dados e indicadores. Um dos recursos no espaço, é a facilidade de busca por vagas e escolas, por meio do mapa de georreferenciamento. Tudo isso com segurança e transparência”, ressaltou o diretor de DTI, Tiago Ferro Pavan.

Matrículas no Proeja

Assim como na Educação Infantil e Ensino Fundamental, os interessados em retornar às salas de aula, por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), deverão também realizar a pré-inscrição no site da prefeitura. A entrega dos documentos será apenas no ano letivo de 2021.

Confira os documentos necessários para a matrículas na Educação Infantil e Ensino Fundamental:

– Cópia da Certidão de Nascimento

– Cópia da Carteira de Identidade

– Cópia do CPF

–  Cópia do cartão do SUS atualizado

– Cópia do comprovante de residência (fatura de água ou luz atualizado)

– Cópia do Cartão Bolsa Família com a numeração do cartão (caso a família seja contemplada pelo programa)

– Cópia do CPF e a Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis (obrigatório)

– Declaração de trabalho dos pais ou responsáveis legais, informando nome da empresa, o horário da jornada de trabalho e o telefone comercial ou declaração informal de trabalho dos pais ou responsáveis.

–  Apresentar declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude às crianças que convivem com responsáveis legais

– Atestado médico com validade de 18 meses sobre a necessidade de alimentação especial (intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca, diabetes e outros);

– Laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) para as crianças laudadas com deficiência.

Continue Lendo

Geral

Cocal do Sul, Criciúma e Morro da Fumaça registram mortes por Covid-19

Publicado

em

Criciúma

A Região Carbonífera registrou neste domingo mais três mortes em decorrência do novo Coronavírus neste domingo. Os casos foram confirmados nas cidades de Morro da Fumaça, Cocal do Sul e em Criciúma.

Em Morro da Fumaça a vítima foi uma mulher de 87 anos. Ela era portadora de comorbidades e estava internada no Hospital São Roque. Foi a 11ª morte por Coronavírus na cidade desde o início da pandemia.

Em Cocal do Sul a Vigilância Epidemiológica confirmou a 21ª morte. A vítima foi uma mulher de 77 anos. Ela estava internada desde o dia 25 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga.

Em Criciúma, a vítima 127 do Coronavírus foi um homem de 78 anos. Ele também era portador de comorbidades.

Continue Lendo

Geral

Içara começa a semana com abertura de novo Centro de Triagem e mudanças no trânsito

Publicado

em

Içara

O último dia de novembro começa com mudanças em Içara: Na área da saúde, o município irá abrir o segundo Centro de Triagem (CT) ao Coronavírus a partir das 7h. Já no trânsito, alterações de sentido em algumas vias da área central da cidade farão com que os moradores prestem atenção às novas condições de circulação. 

O novo CT funcionará na sede do departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), localizada na Praça da Juventude, na área central e terá atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O segundo local de atendimento à covid-19 contará com 10 equipes, sendo 5 em cada turno de trabalho. 
As unidades de saúde de Içara também estão fazendo o atendimento às pessoas que estão com suspeitas de covid-19. Após o horário de encerramento dos atendimentos municipais, a população que precisar de atendimento deve procurar o Hospital São Donato.

No trânsito, as principais mudanças estão no trânsito da rua Cel. Marcos Rovaris que será invertido e passará a seguir da Avenida Procópio Lima em direção à rua Sete de Setembro, além do  sentido da Rua Henrique Lage, que mudará o sentido da Rua Sete de Setembro em direção a Avenida Procópio Lima. 
Além disso, a Rua Amaro Maurício Cardoso terá sentido invertido da Avenida Procópio Lima até a Rua João Lodetti, que mudará da Marcos Rovaris somente até a Rua Henrique Lage. A rua Duque de Caxias mudará o sentido entre a rua Cel Marcos Rovaris somente até a rua Altamiro Guimarães. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com