Conecte-se conosco

Geral

Atividades sobre alimentação e hábitos saudáveis serão oferecidas em Criciúma

Encontros quinzenais devem iniciar em fevereiro, com inscrições limitadas

Publicado

em

Ouça esta matéria

Com o objetivo de proporcionar hábitos alimentares mais saudáveis à população, a Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma está promovendo o grupo terapêutico “Buscando a sua melhor versão”, com uma série de atividades para melhorar a qualidade de vida dos criciumenses. Serão realizados seis encontros quinzenais, com início no dia 28 de fevereiro e término em 9 de maio, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris, durante o período da noite, das 19h às 20h30. Para participar, os interessados devem preencher o formulário, por meio do link bit.ly/3D3H90b.

Durante os encontros, serão oferecidas práticas como trocas alimentares inteligentes, lista de compras, estratégias culinárias e auriculoterapia, além de avaliações médicas e nutricionais. As reuniões serão acompanhadas por uma equipe multiprofissional do município, que vão orientar o grupo sobre a prática de atividades físicas, alimentação saudável e questões de peso. “A educação em saúde é uma das principais ações de promoção da qualidade de vida, visto que é de suma importância na prevenção e reabilitação de doenças, além de interferir diretamente na saúde mental do cidadão”, afirmou o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

Podem participar das atividades, pessoas maiores de 18 anos e não grávidas. As inscrições possuem vagas limitas e serão analisadas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que entrarão em contato com os selecionados após a pré-seleção. De acordo com a Gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização, Daiane Mendes de Assis Réus, serão aceitas inscrições de moradores de todos os bairros da cidade, com o objetivo de centralizar o atendimento à população. “A ideia é ter esse grupo permanente em todos os distritos, para que as pessoas busquem cada vez mais uma alimentação saudável e também, a prática de atividades físicas que contribuem não só para a saúde do corpo, mas também da mente. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, essas práticas acabam ficando de lado”, pontuou.

Além disso, o horário das atividades do grupo foi pensado justamente para atender a necessidade de toda a população, principalmente aos que trabalham durante o dia. “Temos grande dificuldade com a adesão dos usuários aos grupos de Educação e Saúde nos horários habituais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 8h às 17h, pois a maioria das pessoas trabalham nesse horário e realmente fica difícil buscar essas atividades. Com o grupo terapêutico, a população poderá desfrutar de um atendimento de qualidade após o expediente”, finalizou.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unesc oferece diferentes opções para formação de professores e pesquisadores

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Unesc é expert em preparar profissionais multiplicadores do conhecimento na vivência na Universitária, colocando em prática um ato nobre que é o de ensinar. Para isso, a instituição possui uma vasta opção de cursos nesta área, tanto para quem quer ser bacharel, quanto para licenciaturas.

Na opção de licenciados, ou seja, aqueles que desejam, entre outras oportunidades de atuação, ser professor, a Universidade possui os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Religião, Física, Geografia, História, Letras, Letras – Inglês, Matemática, Pedagogia, Educação Física e Química. Quem tem interesse em ser pesquisador ou atuar em outras opções que a formação oferece, pode optar por Artes visuais, Ciências Biológicas e Educação Física.  Todos com algo em comum: a ótima estrutura e excelência dos professores. 

“O forte da área, dentro da Instituição, além de ter os bacharelados, que há anos formam excelentes profissionais, é o olhar para a formação de professores. A Unesc, desde seu início há 54 anos, tem responsabilidade social e mantém este compromisso com a sociedade. A formação de professores na Universidade estará sempre entre as nossas prioridades”, conta a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni.

Os acadêmicos dos cursos da área de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc, não se limitam às salas de aula. Os ensinamentos são repassados também por meio dos muitos laboratórios e espaços preparados para oportunizar novas experiências e ampliar o aprendizado. Entre os locais, estão laboratórios, ateliês em Artes, o Centro de Memória e Documentação (Cedoc), a Sala Edi Balod, a brinquedoteca, laboratório de educação da Pedagogia, de Matemática, além de Espaços esportivos e academia para formação em educação física, ou seja, todos os cursos têm laboratórios que oferecem experiências aos acadêmicos.

A Unesc ainda inclui os alunos em dois programas de formação para a prática de sala de aula: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica. Os cursos de Ciências da Religião, Química, Física e Inglês, podem ser acessados gratuitamente, por meio do UniEdu, do Governo do Estado. Além de receber a bolsa de 100%, eles ganham uma ajuda de custo de R$ 500. Há ainda a política da instituição de bolsa de estudo de 50% a 100%. Pelo Governo do Estado há o Proesde de licenciatura. A Unesc também oferece a possibilidade da iniciação científica, onde os alunos têm a primeira experiência como pesquisador.

Possibilidades

As matrículas para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas, sendo que os interessados podem procurar a Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac). “Os profissionais da Unesc estão preparados para tirar as dúvidas, e conseguir adequar a necessidade daqueles que querem ingressar na Unesc, apresentando as possibilidades de financiamento, bolsas e o acesso aos programas da Instituição são esclarecidos. Caso a pessoa opte, ainda pode procurar a coordenação de cada curso e, se tiver interesse, participar de uma aula experimental, como se fosse um aluno regularmente matriculado”, revela Graziela.

Continue Lendo

Geral

Material escolar de 2023 para alunos do município começam a chegar

Publicado

em

Ouça esta matéria

Os kits com material escolar de 2023 para os estudantes da rede municipal de ensino começaram a chegar na cidade. A diferença neste ano é que eles estarão na cor azul claro para coincidir com a bandeira de Içara. O transporte é feito por etapas. A primeira carreta já trouxe os kits para a educação infantil. A distribuição aos estudantes irá ocorrer nos primeiros dias de aula.

Além da qualidade do material, um kit complementar com adaptador para lápis grosso e fino, tesoura escolar para canhotos, pauta e caderno brochura com linhas ampliadas para aqueles que têm baixa visão, também será distribuído garantindo acessibilidade. Os kits têm entre 11 e 21 itens, conforme o nível escolar do estudante, e irão atender desde creche até estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejai).

Com investimento de R$ 2.496.952,00, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, irá beneficiar quase sete mil alunos e professores da rede municipal. “O aluno terá material completo e de qualidade e o pai um alívio no seu orçamento familiar”, destacou o prefeito em exercício Jandir Sorato. “Esta é uma das ações dentro de um dos quatro principais objetivos prioritários trabalhados na proposta de educação deste governo, ou seja, a redução das desigualdades”, pontuou a secretária de educação Rose Reynaud.  

Continue Lendo

Geral

Escolha de vagas ACTs para Educação será na próxima semana em Morro da Fumaça

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Secretaria Municipal do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Morro da Fumaça vai realizar na próxima semana o preenchimento dos cargos do Processo Seletivo nº 001/2021, prorrogado por mais 12 meses no final do último ano. Os professores aptos a serem contratados para o ano letivo de 2023 devem comparecer à Escola Pietro Maccari para a escolha das vagas.

Segundo a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron, as datas para a seleção serão na segunda-feira (30) e na terça-feira (31), de acordo com cada cargo. Os interessados na admissão em caráter temporária (ACT) devem estar presentes às 8h no local, munidos de documento oficial de identificação. “A escolha das vagas será de acordo com a ordem de classificação do Processo Seletivo. Cada nome será chamado até três vezes, se não estiver, será dado prosseguimento a lista”, ressalta.

Os candidatos que desistiram das vagas em 2022 após assumir, sem justificativa formal, seja no início ou no decorrer do ano letivo, não poderão participar da escolha de vaga para o mesmo cargo, conforme o item 10.17 do edital.  “O candidato chamado entra em uma sala e é disponibilizado uma planilha com todas as vagas que necessitamos de ACTs, desde a unidade escolar, até as turmas, carga horária e turnos disponíveis. Ali ele vê as opções e escolhe qual é melhor para si. Logo em seguida, já é dado prosseguimento ao processo de contratação”, detalha a secretária.

A Escola Pietro Maccari fica localizada na Avenida Antônio de Costa, nº 440, no Bairro De Costa. Os candidatos interessados nos cargos de zelador de Escola, oficial de Serviços Administrativos Escolares, professor de Educação Especial, História, Ensino Religioso, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Língua Inglesa, Arte e Educação Física devem comparecer ao local na segunda-feira. Já os pretendentes às vagas de auxiliar de Ensino e pedagogo, seja para anos iniciais ou educação infantil, aos Centro de Educação Infantil (CEI) ou escola, precisam ir até a unidade escolar na terça-feira.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com