Conecte-se conosco

Geral

Bicentenário da Independência: Criciúma realiza o maior desfile cívico-militar da história

Mais de sete mil pessoas participaram do desfile em homenagem aos 200 anos de Independência do Brasil

Publicado

em

Ouça esta matéria

Após dois anos sem o tradicional desfile de 7 de setembro, Criciúma realizou na manhã desta quarta-feira (7) o maior ato cívico da histórica da cidade. Mais de 90 entidades participaram do evento, incluído as 63 escolas da rede municipal e outras instituições. Mais de sete mil pessoas desfilaram pela Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações Cincinato Naspolini. Pelo menos 25 mil pessoas passaram pelo local, no desfile que homenageou os 200 anos da Independência do Brasil.

Antes do início oficial do desfile, o Hino Nacional, o da Independência e o de Criciúma foram interpretados por alunos da EMEB Carlos Gorini, juntamente com a banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC). Depois, o prefeito Clésio Salvaro, acompanhado do comandante do 28° GAC, tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca, do comandante do 6° Comando Regional da Polícia Militar, coronel Cristian Dimitri Andrade, e do comandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Henrique Piovesan da Silveira realizaram a revista à tropa em um veículo oficial do exército, e conferiram a normalidade para o início do desfile cívico-militar.

“É uma alegria estar aqui e poder comemorar os 200 anos de Independência do Brasil. Esse é um momento histórico e que nunca será esquecido pois, depois de dois anos de evento pausado devido a pandemia, hoje podemos celebrar juntos novamente. Todos nós aqui temos um papel, defender a bandeira do Brasil e as cores que ela carrega”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

Apesar do tempo instável, o evento que iniciou às 8h durou quase cinco horas. A tropa formada pelo 28° GAC abriu o desfile, e em seguida, desfilaram Polícia Militar, Bombeiros Militares e Civis, Polícia Civil, Perícia Criminal, Polícia Científica e Polícia Federal. A primeira escola a desfilar foi a EMEB Angelo de Luca, com mais de 70 alunos.

Segundo o secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim, os preparativos para o desfile iniciaram muito antes da Semana da Pátria. Os alunos das 63 escolas da rede municipal de ensino aprenderam em sala de aula, um pouco mais sobre a história da Independência do Brasil. “Tudo foi preparado nos mínimos detalhes para que esse dia ficasse marcado. Agradeço ao Exército Brasileiro aqui presente, que esteve conosco nas escolas, cantando o Hino da Independência com os nossos alunos, isso mantém vivo nas crianças o amor à pátria”, ponderou.

Encenação em homenagem a Independência do Brasil emociona público

Um mergulho na história através da dramaturgia, tendo como fonte histórica a Independência do Brasil. Esse foi o sentimento de quem pode assistir de perto a peça teatral encenada por estudantes e professores da rede municipal de ensino nesta manhã, durante o ato cívico realizado na Rua da Gente. “Conseguimos trazer um evento maior do que imaginávamos. O público compareceu e deixou este momento ainda mais bonito. Estamos em um momento em que precisamos resgatar os princípios cívicos”, ressaltou o prefeito.

Para encenar o momento do grito da independência, 48 atores – alunos e professores – ensaiaram durante todo o mês de agosto e início de setembro nos contraturnos escolares para que tudo saísse perfeito durante a apresentação. Foram utilizados também 9 cavalos e uma carruagem. Os estudantes foram ensaiados pela professora da oficina de teatro “Projeto Arte nas Escolas e Comunidades” da Fundação Cultural, Verônica dos Santos Bortolotto. ”Uma sensação de dever cumprido. Conseguimos tocar o público por meio da arte”, frisou.

Segundo o professor de educação física da EMEB Linus Joao Rech, Jeferson Teixeira, que interpretou o príncipe regente Dom Pedro I, poder trazer a história do Brasil dessa forma foi um momento de grande satisfação na sua vida profissional. “Foi uma satisfação imensa e um sentimento de civismo poder representar Dom Pedro I que marcou muito a trajetória histórica do nosso país’, afirmou o professor.


Informações e fotos – Secom/Criciúma

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unesc realiza campanha de arrecadação de donativos para vítimas das enchentes no RS

Ponto de coleta está localizado no bloco Administrativo até a próxima sexta-feira (15/09)

Publicado

em

Ouça esta matéria

A comunidade acadêmica da Unesc, formada por mais de 17,3 mil pessoas, entre estudantes, professores e colaboradores, realiza campanha de arrecadação de donativos para as vítimas do ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, no começo desta semana.

A Universidade adere ao movimento solidário anunciado pela Prefeitura de Criciúma, nessa sexta-feira (08/09). A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social contam com o apoio da Equipe Multi-Institucional, que reúne as forças de segurança do município.

Ponto de coleta no bloco Administrativo

O ponto de coleta está localizado no bloco Administrativo da Universidade, que estará com portões abertos, neste fim de semana, para receber: água; alimentos não perecíveis; itens de higiene pessoal e limpeza; fraldas infantis e geriátricas; além de cobertores.

“Atuar em benefício da sociedade é parte essencial da missão da Unesc, enquanto Universidade Comunitária. Estamos mobilizando, fortemente, a comunidade acadêmica, mas contamos também com a solidariedade da comunidade externa, que reside no entorno da Instituição e deseja colaborar. Estaremos organizando ainda equipes para assistência humanitária nos locais atingidos, caso seja necessário”, afirma a reitora Luciane Ceretta.

Campanha segue até 15 de setembro

A campanha de arrecadação segue até a próxima sexta-feira (15/09), na Universidade. Os donativos serão enviados ao estado vizinho com o apoio da empresa Fontanella Transportes.

Continue Lendo

Geral

Criciúma lança campanha de arrecadação de donativos para famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo de Criciúma, por meio da Defesa Civil, e a Equipe Multi-Institucional, lançaram nesta sexta-feira (8) uma campanha solidária destinada a coleta de donativos para cidades do Rio Grande do Sul, afetadas pela passagem do ciclone extratropical. As doações, que serão distribuídas às famílias gaúchas, podem ser entregues até esta segunda-feira (11), no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi.

“Não podemos ser indiferentes diante desta tragédia. Precisamos nos unir para contribuir neste momento difícil que o Rio Grande do Sul enfrenta. Vamos realizar uma grande campanha para apoiar nossos vizinhos gaúchos. Cada doação, por menor que seja, fará uma grande diferença para as famílias”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo o coordenador da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes, os itens de mais necessidade são fraldas infantis e geriátricas, móveis em boas condições, alimentos não perecíveis, garrafas de água, cobertores, produtos de limpeza e higiene pessoal. “A situação que os gaúchos enfrentam neste momento é de urgência. Não podemos ficar de fora desta ação. Vamos nos juntar para arrecadar uma grande quantidade de mantimentos durante a campanha que, certamente, serão bem recebidos por todos os afetados”, afirmou.

O Governo do Rio Grande do Sul estima que o ciclone causou 41 mortes e deixou mais de 10 mil desabrigados

Continue Lendo

Geral

Inscrições para Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação de Criciúma encerram nesta sexta-feira

Publicado

em

Ouça esta matéria

O período de inscrições e protocolo dos documentos para a Avaliação de Títulos referentes ao Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação de Criciúma encerra nesta sexta-feira (8). Os professores interessados em integrar a equipe podem acessar o edital do processo nº 08/2023 com todas as informações e orientações através do link bit.ly/45e2TCq.

Há vagas disponíveis para os componentes curriculares de arte, geografia, língua portuguesa, língua inglesa, língua portuguesa e inglesa. A Administração Municipal permite a inscrição para, no máximo, duas funções, devendo ser realizadas inscrições individuais para cada função e com os anexos referentes a função pretendida.

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado?

O processo seletivo será feito a partir da Avaliação de Títulos e de Tempo de Serviço e os candidatos devem anexar os documentos em formato PDF, diretamente na inscrição.

Após a divulgação dos resultados da avaliação, os candidatos, se necessário, terão 48h para apresentação de recursos por meio do e-mail [email protected]. As inscrições são gratuitas e a lista classificatória final será disponibilizada no site da Prefeitura de Criciúma a partir do dia 25 de setembro.

Confira o novo cronograma do Processo Seletivo Simplificado:

– Período de inscrições: 08/08/23 a 08/09/23

– Resultado da avaliação de títulos e tempo de serviço: 15/09/23

– Período de Recursos: 18/09 e 19/09/23

– Resultado Avaliação dos Recursos: 22/09/23

– Resultado Final – Homologação do Resultado Definitivo do Processo Seletivo Simplificado: 25/09/23

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com