Conecte-se conosco

Geral

Bolsonaro contradiz ministro e afirma que não comprará vacina da China

Publicado

em

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (21) que o governo federal não comprará a vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com ele, antes de ser disponibilizada para a população, a vacina deverá ser “comprovada cientificamente” pelo Ministério da Saúde e certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O povo brasileiro não será cobaia de ninguém. Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem”, escreveu Bolsonaro em publicação nas redes sociais.

Ontem (21), após reunião virtual com governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assinou um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da CoronaVac, com o objetivo de ampliar a oferta de vacinação para os brasileiros. O ministério já tinha acordo com a AstraZeneca/Oxford, que previa 100 milhões de doses da vacina, e outro acordo com a iniciativa Covax, da Organização Mundial da Saúde, com mais 40 milhões de doses.

Segundo o ministério, o processo de aquisição ocorreria somente após o imunizante ser aprovado e obter o registro junto à Anvisa. Para auxiliar na produção da vacina, a pasta já havia anunciado o investimento de R$ 80 milhões para ampliação da estrutura do Butantan.

A CoronaVac já está na Fase 3 de testes em humanos e, segundo Instituto Butantan, ela é uma vacina segura, ou seja, não apresenta efeitos colaterais graves. Ao todo, os testes serão realizados em 13 mil voluntários e a expectativa é que sejam finalizados até dezembro.

Caso a última etapa de testes comprove a eficácia da vacina, ou seja, comprove que ela realmente protege contra o novo coronavírus, o acordo entre a Sinovac e o Butantan prevê a transferência de tecnologia para produção do imunizante no Brasil. A CoronaVac prevê a administração de duas doses por pessoa.

O Ministério da Saúde informou que ainda não tem um posicionamento sobre a decisão anunciada pelo presidente Bolsonaro.

Com informações da Agência Brasil

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Matrículas: entrega de documentos nas escolas municipais inicia nesta segunda

Publicado

em

Criciúma

Nesta segunda-feira (30), pais ou responsáveis iniciarão a entrega de documentos para as matrículas de novos alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental nas escolas municipais de Criciúma. As datas e os horários estão separados pela faixa etária dos estudantes. As matrículas só serão deferidas após a entrega dos documentos, e o processo pode ser acompanhado por meio de um protocolo, gerado na etapa de pré-matrícula, no site da Prefeitura de Criciúma (https://www.criciuma.sc.gov.br/site/).

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação, devido à pandemia de Covid-19 e visando respeitar o distanciamento social, está realizando a pré-matrícula, que segue até domingo (29). A ficha de inscrição está disponível no site da prefeitura. Os pais ou responsáveis devem cadastrar os seus dados pessoais e dos estudantes. Além disso, deve informar o endereço para ser ofertado as vagas mais perto da sua residência.

“Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos com as datas de entrega, pois cada faixa etária tem dias definidos. O edital com mais informações sobre o processo de matrícula pode ser encontrado no Portal do Aluno, caso o pai ou responsável ainda tiver alguma dúvida”, explicou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta. A entrega segue até o dia 16 de dezembro.

Plataforma de pré-matrícula

A pré-matrícula digital é uma iniciativa da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), junto com a Secretaria Municipal de Educação, que proporciona a integração entre as informações da pré-matrícula com os dados do sistema de gestão escolar, o i-Educar, já utilizado na rede.

“A plataforma proporciona um ambiente online com segurança e sem aglomeração, e ainda, com a possibilidade controle das vagas, em tempo real, por meio de dados e indicadores. Um dos recursos no espaço, é a facilidade de busca por vagas e escolas, por meio do mapa de georreferenciamento. Tudo isso com segurança e transparência”, ressaltou o diretor de DTI, Tiago Ferro Pavan.

Matrículas no Proeja

Assim como na Educação Infantil e Ensino Fundamental, os interessados em retornar às salas de aula, por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), deverão também realizar a pré-inscrição no site da prefeitura. A entrega dos documentos será apenas no ano letivo de 2021.

Confira os documentos necessários para a matrículas na Educação Infantil e Ensino Fundamental:

– Cópia da Certidão de Nascimento

– Cópia da Carteira de Identidade

– Cópia do CPF

–  Cópia do cartão do SUS atualizado

– Cópia do comprovante de residência (fatura de água ou luz atualizado)

– Cópia do Cartão Bolsa Família com a numeração do cartão (caso a família seja contemplada pelo programa)

– Cópia do CPF e a Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis (obrigatório)

– Declaração de trabalho dos pais ou responsáveis legais, informando nome da empresa, o horário da jornada de trabalho e o telefone comercial ou declaração informal de trabalho dos pais ou responsáveis.

–  Apresentar declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude às crianças que convivem com responsáveis legais

– Atestado médico com validade de 18 meses sobre a necessidade de alimentação especial (intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca, diabetes e outros);

– Laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) para as crianças laudadas com deficiência.

Continue Lendo

Geral

Cocal do Sul, Criciúma e Morro da Fumaça registram mortes por Covid-19

Publicado

em

Criciúma

A Região Carbonífera registrou neste domingo mais três mortes em decorrência do novo Coronavírus neste domingo. Os casos foram confirmados nas cidades de Morro da Fumaça, Cocal do Sul e em Criciúma.

Em Morro da Fumaça a vítima foi uma mulher de 87 anos. Ela era portadora de comorbidades e estava internada no Hospital São Roque. Foi a 11ª morte por Coronavírus na cidade desde o início da pandemia.

Em Cocal do Sul a Vigilância Epidemiológica confirmou a 21ª morte. A vítima foi uma mulher de 77 anos. Ela estava internada desde o dia 25 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga.

Em Criciúma, a vítima 127 do Coronavírus foi um homem de 78 anos. Ele também era portador de comorbidades.

Continue Lendo

Geral

Içara começa a semana com abertura de novo Centro de Triagem e mudanças no trânsito

Publicado

em

Içara

O último dia de novembro começa com mudanças em Içara: Na área da saúde, o município irá abrir o segundo Centro de Triagem (CT) ao Coronavírus a partir das 7h. Já no trânsito, alterações de sentido em algumas vias da área central da cidade farão com que os moradores prestem atenção às novas condições de circulação. 

O novo CT funcionará na sede do departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), localizada na Praça da Juventude, na área central e terá atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O segundo local de atendimento à covid-19 contará com 10 equipes, sendo 5 em cada turno de trabalho. 
As unidades de saúde de Içara também estão fazendo o atendimento às pessoas que estão com suspeitas de covid-19. Após o horário de encerramento dos atendimentos municipais, a população que precisar de atendimento deve procurar o Hospital São Donato.

No trânsito, as principais mudanças estão no trânsito da rua Cel. Marcos Rovaris que será invertido e passará a seguir da Avenida Procópio Lima em direção à rua Sete de Setembro, além do  sentido da Rua Henrique Lage, que mudará o sentido da Rua Sete de Setembro em direção a Avenida Procópio Lima. 
Além disso, a Rua Amaro Maurício Cardoso terá sentido invertido da Avenida Procópio Lima até a Rua João Lodetti, que mudará da Marcos Rovaris somente até a Rua Henrique Lage. A rua Duque de Caxias mudará o sentido entre a rua Cel Marcos Rovaris somente até a rua Altamiro Guimarães. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com