Conecte-se conosco

Geral

Cocal do Sul define sistema híbrido para retorno às aulas

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Secretaria Municipal de Educação de Cocal do Sul já tem o calendário do ano letivo definido: dia 17 de fevereiro. Em virtude da pandemia, o município optou pela adoção do sistema híbrido para a retomada das aulas. Os alunos poderão ter atividades presenciais, de acordo com todos os protocolos previstos pela vigilância sanitária do município e também terão a opção de aulas remotas, com capacidade em sala de aula de até 50%.

Conforme a secretária municipal de Educação de Cocal do Sul, Raquel Romagna Quarezemin, o município vem realizando estudos de forma cautelosa sobre o retorno às aulas presenciais. “Estamos ouvindo os profissionais da educação, montando um cronograma para reorganização do Plano Municipal de Contingência (Plancon), como também o cronograma de reuniões e também vamos nos reunir com o comitê de educação”, reforça. Ela acrescenta que os pais poderão decidir por optar entre aulas presenciais ou remotas.

A partir do dia 25 de janeiro, os novos gestores passarão por capacitação na Secretaria Municipal de Educação seguindo os protocolos previstos no Plancon, documento que irá nortear a retomada das aulas e no dia 1° irão para as escolas. A partir da primeira semana de fevereiro, as escolas estarão abertas para matrículas e rematrículas. Vale ressaltar que o Plancon abrange todos os níveis de ensino, atendendo as escolas municipais, estaduais e particulares de Cocal do Sul.

Segundo a secretária, a partir do dia 8 de fevereiro, os professores e demais profissionais da educação retornarão às escolas e passarão por uma preparação. “Vamos fazer um treinamento com todos os profissionais e professores para receberem as crianças e adolescentes, de que forma terão que proceder e informaremos sobre os equipamentos de segurança que estarão à disposição”, comenta.

O calendário letivo é flexível, ou seja, o retorno das aulas poderá ser modificado dependendo da matriz de risco. Segundo Raquel, a Secretaria de Educação está aguardando por uma reunião com todo o colegiado da região carbonífera (Amrec) para definir as devidas providências e será feito um alinhamento com os municípios vizinhos.

O Governo Municipal vai disponibilizar os equipamentos de proteção individual em combate da covid-19. “Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, nós vamos colocar à disposição álcool gel e todos os equipamentos necessários, vamos promover o distanciamento social, a obrigatoriedade do uso de máscara e também vamos utilizar os tapetes higienizados na porta das escolas”, explica o prefeito Fernando de Fáveri, que atualmente também responde pela pasta da Saúde.

O município está tomando as providências em relação ao transporte escolar, visto que é uma preocupação devido à pandemia. “Vamos fazer um diagnóstico sobre o transporte escolar, as rotas, já que não poderão funcionar com 100% da capacidade, além dos quadros de higienização que também deverão ser feitos”, salienta Raquel.

Reformas nas escolas

Desde o dia 11 estão sendo feitas visitas nas instituições de educação infantil, para averiguar os reparos que serão necessários. A primeira a ser visitada foi a Escola de Educação Infantil Recanto Feliz, localizada no bairro Jardim Elizabeth. “Estamos fazendo orçamentos para dar inícios às reformas, como troca de forro, reparos no telhado, além de toda a higienização e roçada que daremos início em breve”, comenta.

A Instituição de Educação Infantil Professora Maria Nunes Trichês, também localizada no Jardim Elizabeth, passou por avaliação de técnicos da prefeitura para avaliarem as reformas que serão necessárias.

O presidente da APP (Associação de Pais e Professores), Dilson Eziquiel, solicitou a reforma de todo o prédio da instituição, ampliação da área coberta, construção de depósito, troca do telhado, forro, reforma do escovodromo, bem como a pintura de toda instituição. Para a secretária, a reforma se faz necessária e urgente, para ofertar um ambiente seguro e acolhedor às crianças e profissionais da instituição.

Continue Lendo

Geral

Governo de Criciúma decreta luto, Câmara emite nota de pesar

Publicado

em

Ouça esta matéria

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro decretou no final desta manhã de domingo Luto oficial de três dias no município em decorrência da morte do ex-vereador Júlio Colombo. Já o presidente da Câmara Arleu da Silveira, emitiu uma nota de pesar. Confira:

Nota Prefeitura de Criciúma A Prefeitura Municipal de Criciúma decreta luto oficial de três dias e manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido na manhã deste domingo (11), do ex-vereador Julio Cezar Colombo, aos 57 anos.Julio Colombo era advogado, liderança da região do Rio Maina e se destacou como presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), vereador e presidente da Casa Legislativa, prefeito interino de Criciúma, entre outras áreas da gestão pública.Um político que buscava, sempre, realizar e defender aquilo em que acreditava.Todas as repartições públicas de Criciúma deverão estar com as bandeiras hasteadas a meio-mastro.

Nota Câmara CriciúmaA Câmara Municipal de Criciúma comunica, com pesar, o falecimento do ex-vereador Julio Cezar Colombo, aos 57 anos, ocorrido na manhã deste domingo (11), por complicações causadas pela Covid-19. Por dois mandatos, Julio atuou como vereador no município de Criciúma, presidindo a Câmara entre os anos de 2017 e 2018. O Legislativo Criciumense presta apoio aos familiares neste momento triste e externa suas condolências à todos aqueles que perderam amigos e entes queridos em decorrência da Covid-19. A Câmara de Criciúma decreta Luto Oficial de três dias.

Continue Lendo

Geral

Professor de 29 anos morre vítima do Coronavírus

Publicado

em

Ouça esta matéria

O município de Criciúma registrou mais uma morte em decorrência do novo Coronavírus. A vítima é um professor de 29 anos. O profissional atuava na rede pública de Criciúma e lecionava na escola Lili Coelho, no Promorar Vila Vitória.

Wilson Bernardo Borges era professor de Educação física e estava internado no Hospital São José. Na noite deste sábado ele perdeu a batalha para a doença. Em nota o Sindicato dos Servidores Púbicos de Criciúma lamentou a morte.

A Vigilância Epidemiológica também confirmou a morte de uma mulher de 37 anos, agora são 375 as mortes em Criciúma desde o início da pandemia.

Continue Lendo

Geral

Mais quatro mortes confirmadas em Criciúma por Covid

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma confirmou neste sábado mais quatro mortes provocadas pelo Coronavírus. Duas das mortes foram registradas neste sábado. As outras duas ocorreram em dias anteriores. As vítimas estavam internadas em cidades vizinhas e por isso os óbitos só entraram na estatística neste sábado.

Hoje morreram duas mulheres. Uma delas tinha 70 e a outra 66 anos. Já as outras mortes são de dois homens. Um deles, de 43 anos, morreu na quinta-feira. O outro é um jovem de 27 anos que foi a óbito na sexta-feira. Agora Criciúma soma 373 vítimas desde o início da pandemia.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com