Colaboradores da Rio Deserto conhecem os riscos do fumo

As Empresas Rio Deserto, por meio do departamento médico, estão promovendo ações de conscientização quanto aos malefícios do fumo. A campanha contra o tabagismo é composta por várias atividades, que envolvem tanto os colaboradores quanto as comunidades onde as unidades estão inseridas. A campanha é realizada todos os anos e se intensifica em meados do mês de agosto, quando se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A iniciativa faz parte do calendário de ações do Programa Qualidade de Vida e Saúde.

Na última semana, aconteceram as atividades de conscientização junto à escolas dos municípios de Treviso e Içara, onde estão localizadas as unidade de extração Mina Cruz de Malta e Mina 101, respectivamente. O público-alvo das palestras com o tema “Tabagismo e seus diversos malefícios” foram os alunos do 8º ano do ensino fundamental. Além de um bate-papo, a iniciativa propôs que os estudantes desenvolvessem desenhos relacionados ao tema. Os trabalhos ficarão expostos nas unidades de extração Mina Cruz de Malta e Mina 101, como forma de conscientizar os colaboradores. Os desenhos mais criativos também serão premiados.

O coordenador de enfermagem do trabalho, Edivaldo Sobrinho Velho, afirma que uma parceria também está sendo firmada com as secretarias de saúde de municípios como Treviso, Içara, Criciúma, Siderópolis e Urussanga, tendo em vista orientações e assistência contra o tabagismo durante todo o ano. “O objetivo é facilitar a inserção dos colaboradores que desejam parar de fumar no programa de tabagismo do Estado, para que eles tenham acesso a profissionais (psicólogos, médicos, enfermeiros, nutricionistas e outros), e também a medicamentos e outros meios capazes de auxiliar no tratamento do vício do cigarro”, explica. Segundo ele, a ação reflete o envolvimento das Empresas Rio Deserto com a comunidade. “Esta é uma campanha que acontece durante todo o ano e se intensifica nos períodos com datas relacionadas ao tabagismo”, justifica.