Conecte-se conosco

Geral

Criciúma perto de consolidar empréstimo do Fonplata

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma

O Governo de Criciúma deu mais um passo para viabilizar a contratação de operação de crédito externo junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para financiamento parcial de obras de mobilidade urbana no município. Dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) disponibilizados nesta sexta-feira (5) demonstram que Criciúma fechou o biênio 2017/2018 com a nota B de capacidade de pagamento. O conceito permite a contratação de operações de crédito por estados e municípios.

A Prefeitura de Criciúma, autorizada pela lei municipal n° 6.939, de 10 de agosto de 2017, contratará o empréstimo de US$ 17,2 milhões junto ao Fonplata. “Trabalhamos para nos enquadrar nos critérios estabelecidos pela STN, que permite o governo municipal acessar o empréstimo do Fonplata. No biênio 2016/2017, a nota de capacidade de pagamento de Criciúma era C, o que impossibilitava o empréstimo internacional. O controle de gastos públicos foi aprimorado e aperfeiçoamos a eficiência na arrecadação de recursos. Isso e outra medidas resultaram na melhora dos indicadores na STN”, comenta o secretário municipal da Fazenda, Celito Cardoso.

De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski, após ter o dinheiro do empréstimo internacional em caixa, o Governo de Criciúma iniciará as obras do sistema binário da Avenida Santos Dumont e Avenida Carlos Pinto Sampaio. “O projeto do binário abrange melhorias que iniciam na Avenida Centenário, no bairro Pinheirinho, e terminam na Via Rápida, passando pela Avenida Imigrantes Poloneses e Avenida Miguel Patrício de Souza. O recurso do Fonplata vai financiar parte das obras viárias que serão feitas na Avenida Santos Dumont e na Avenida Carlos Pinto Sampaio, além de ruas no entorno”, explica.

Conforme a STN, para concessão de aval para contratação de operações de crédito por estados e municípios, os órgãos públicos devem apresentar, como um dos pré-requisitos, dois conceitos A e um indicador B em três índices financeiros analisados: capacidade de endividamento, capacidade de poupança corrente e capacidade de liquidez. “Com a nota B de capacidade de pagamento, vamos aguardar a manifestação da STN para assinarmos o contrato que viabiliza o empréstimo junto ao Fonplata e iniciarmos as obras de mobilidade urbana”, afirma o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Geral

Governo de Criciúma decreta luto, Câmara emite nota de pesar

Publicado

em

Ouça esta matéria

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro decretou no final desta manhã de domingo Luto oficial de três dias no município em decorrência da morte do ex-vereador Júlio Colombo. Já o presidente da Câmara Arleu da Silveira, emitiu uma nota de pesar. Confira:

Nota Prefeitura de Criciúma A Prefeitura Municipal de Criciúma decreta luto oficial de três dias e manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido na manhã deste domingo (11), do ex-vereador Julio Cezar Colombo, aos 57 anos.Julio Colombo era advogado, liderança da região do Rio Maina e se destacou como presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), vereador e presidente da Casa Legislativa, prefeito interino de Criciúma, entre outras áreas da gestão pública.Um político que buscava, sempre, realizar e defender aquilo em que acreditava.Todas as repartições públicas de Criciúma deverão estar com as bandeiras hasteadas a meio-mastro.

Nota Câmara CriciúmaA Câmara Municipal de Criciúma comunica, com pesar, o falecimento do ex-vereador Julio Cezar Colombo, aos 57 anos, ocorrido na manhã deste domingo (11), por complicações causadas pela Covid-19. Por dois mandatos, Julio atuou como vereador no município de Criciúma, presidindo a Câmara entre os anos de 2017 e 2018. O Legislativo Criciumense presta apoio aos familiares neste momento triste e externa suas condolências à todos aqueles que perderam amigos e entes queridos em decorrência da Covid-19. A Câmara de Criciúma decreta Luto Oficial de três dias.

Continue Lendo

Geral

Professor de 29 anos morre vítima do Coronavírus

Publicado

em

Ouça esta matéria

O município de Criciúma registrou mais uma morte em decorrência do novo Coronavírus. A vítima é um professor de 29 anos. O profissional atuava na rede pública de Criciúma e lecionava na escola Lili Coelho, no Promorar Vila Vitória.

Wilson Bernardo Borges era professor de Educação física e estava internado no Hospital São José. Na noite deste sábado ele perdeu a batalha para a doença. Em nota o Sindicato dos Servidores Púbicos de Criciúma lamentou a morte.

A Vigilância Epidemiológica também confirmou a morte de uma mulher de 37 anos, agora são 375 as mortes em Criciúma desde o início da pandemia.

Continue Lendo

Geral

Mais quatro mortes confirmadas em Criciúma por Covid

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma confirmou neste sábado mais quatro mortes provocadas pelo Coronavírus. Duas das mortes foram registradas neste sábado. As outras duas ocorreram em dias anteriores. As vítimas estavam internadas em cidades vizinhas e por isso os óbitos só entraram na estatística neste sábado.

Hoje morreram duas mulheres. Uma delas tinha 70 e a outra 66 anos. Já as outras mortes são de dois homens. Um deles, de 43 anos, morreu na quinta-feira. O outro é um jovem de 27 anos que foi a óbito na sexta-feira. Agora Criciúma soma 373 vítimas desde o início da pandemia.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com