Conecte-se conosco

Geral

Criciúma prepara ação especial para fortalecer vacinação na cidade

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo de Criciúma pretende anunciar na próxima quarta-feira uma ação especial para fortalecer a vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe no município. Os detalhes serão anunciados pelo Prefeito Clésio Salvaro em uma coletiva marcada para a próxima quarta-feira e que terá a presença de representantes da saúde, Defesa Civil e forças de segurança. A ideia é envolver todos e contar com o apoio da imprensa para reverter o cenário atual.

A decisão foi tomada depois que um dado veio a tona. Criciúma tem hoje mais de 82 mil moradores que estão com seu esquema vacinal contra a Covid-19 atrasado. É gente que deixou de lado a segunda dose, que não apareceu para tomar o reforço ou se quer se vacinou. Números que se tornam ainda mais preocupantes quando são relacionados ao crescimento no número de pacientes ativos para a covid e a superlotação de unidades de saúde e pronto atendimentos com pacientes apresentando problemas respiratórios.

A ação também deve reforçar o apelo para que a população se vacine contra a gripe. A campanha que terminaria nesta sexta-feira foi prorrogada até 24 de junho. Em Criciúma, nenhum dos grupos prioritários se quer se aproximou da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Semana do Meio Ambiente começa neste domingo em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) preparou uma agenda especial para a Semana do Meio Ambiente. A programação inicia neste domingo (5), no Parque das Nações Cincinato Naspolini. Na ocasião, a diretoria terá uma tenda para a distribuição de mudas nativas durante o Festival Solidário. “Será uma semana voltada para a educação e conscientização ambiental da população, com ações que reforçam a importância da preservação e valorizam a fauna e a flora local”, destacou a diretora da DMACRI, Anequésselen Fortunato.

Na segunda-feira (6), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre Ludovico Coccolo receberão a DMACRI, às 9h30, para uma palestra sobre resíduos sólidos. Já pela tarde, por volta das 14h, a diretoria divulgará vídeos educativos sobre coleta seletiva e compostagem nas suas redes sociais (instagram: @criciuma.meioambiente; facebook @famcri.sc).

A palestra na EMEB Padre Ludovico Coccolo terá uma reapresentação na terça-feira (7), no mesmo horário. Às 14h, ocorrerá uma solenidade do Programa Adoção de Logradouros Públicos, na Sala de Atos do Paço Municipal Marcos Rovaris. Na iniciativa, empresas assumem a manutenção de um canteiro do município e em troca podem divulgar sua marca no local.

Na quarta-feira (8), às 9h, a DMACRI, em parceria com a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), fará a instalação de placas preventivas e de conscientização sobre o atropelamento de animais silvestres. Às 14h, a equipe da DMACRI fará na Satc uma apresentação do Projeto Faunativa Criciúma, que tem como objetivo divulgar a diversidade de animais silvestres da região.

O Parque Prefeito Altair Guidi receberá o plantio de mudas nativas e frutíferas na quinta-feira (9), com a inauguração de um pomar comunitário, às 9h. Às 13h30, o Projeto Faunativa Criciúma será apresentado em uma palestra no Colegião.

Na sexta-feira (10), às 9h, ocorrerá o lançamento do projeto Ecobarreiras no rio Criciúma, uma parceria entre a DMACRI e a Defesa Civil. “Elas são contenções feitas a partir de materiais recicláveis para represar todo o tipo de resíduo que está flutuando pelo rio”, explica o chefe de departamento de educação ambiental da diretoria, Eduardo Luzzi Damassini. De acordo com ele, uma equipe multissetorial fará o recolhimento dos materiais regularmente, impedindo que eles causem enchentes e cheguem no oceano.

Às 13h30, a Diretoria fará, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal, a apresentação e aprimoramento dos sistemas ambientais das plataformas Rever, Sinfat, Sinaflor e Aprova Digital. As vagas para assistir a essa apresentação são limitadas, e a inscrição deve ser feita no link https://bit.ly/3GQnjX1.

Para iniciar o fim de semana, no sábado (11), a DMACRI integrará a equipe do Caminhão Amigo, no bairro Santo Antônio, e lançará o programa “Bairro mais limpo da cidade”. Para encerrar a semana, no domingo (12) será realizado o Eco Festival, no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, a partir das 13h30. Na ocasião, bandas da região se apresentarão voluntariamente e a diretoria arrecadará doação de alimentos não perecíveis e agasalhos.

Continue Lendo

Geral

Criciúma confirma mais três mortes por Covid

Publicado

em

Ouça esta matéria

Município de Criciúma confirmou mais três mortes em decorrência da Covid-19. Os óbitos foram registrados ontem e hoje e evidenciam o agravamento do cenário pandêmico nas últimas semanas. Agora são 728 os óbitos na cidade.

As vítimas são um homem de 78 anos, que morreu na quinta-feira e duas mulheres. As femininas tinham 62 e 91 anos. “A situação preocupa porque começamos o mês passado com menos 100 pacientes ativos e neste momento já são mais de 300”, explica o Secretário de Saúde Arleu da Silveira.

Continue Lendo

Geral

Estado decreta situação de Emergência em Saúde

Publicado

em

Ouça esta matéria

O aumento nos casos de doenças infecciosas virais vem refletindo na busca por atendimentos no sistema de saúde do Estado. Frente a isso, o Governo Santa Catarina decretará situação de emergência em todo o território. O anunciou foi realizado nesta sexta-feira, em entrevista coletiva concedida pelo secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto e o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. O decreto possibilita uma agilidade nos processos de aquisição de equipamentos e contratação de pessoal para abertura de leitos de UTI e de retaguarda, além de apoio aos municípios, promovendo uma ação imediata. A publicação sairá no Diário Oficial do Estado ainda nesta sexta-feira com validade de 90 dias retroativos a 1 de junho.

“A situação de emergência nos coloca numa condição facilitada para aquisição de bens e serviços como, por exemplo, a contratação de leitos pediátricos na rede privada, que também está sobrecarregada. As clínicas particulares estão com uma demanda bem maior do que a esperada. Mesmo assim, não mediremos esforços para atender da melhor forma possível a população catarinense e a situação de emergência nos ajuda a resolver estes problemas”, disse o governador Carlos Moisés.]

Paralelo ao decreto de emergência, foi instituído o processo simplificado de apoio aos entes municipais e às entidades filantrópicas e sem fins lucrativos que participam de forma complementar ao SUS. Ele poderá ser adotado no caso de repasse de verbas para ações destinadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública.

“Estamos trabalhando em diferentes frentes de ação e nossas decisões são fruto de um entendimento conjunto entre o governo do estado, as unidades hospitalares e as secretarias municipais de saúde. O decreto de emergência é uma ferramenta jurídica que nos proporcionará maior agilidade no enfrentamento dessas doenças que surgem nesse período de sazonalidade do inverno”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto.

A partir da publicação do decreto, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) estabeleceu duas portarias para auxiliar os municípios na ampliação do atendimento da Atenção Básica à população. Os repasses para apoio ao enfrentamento a doenças respiratórias serão realizados de forma única e proporcional de acordo com o número de habitantes de cada município.

A intenção é que os municípios ampliem os horários de atendimento das unidades da atenção básica e que fortaleçam também as estratégias de vacinação, que devem incluir a busca ativa principalmente de criança, adolescentes, gestantes, puérperas e portadores de comorbidades.

Além disso, as instituições hospitalares que disponibilizarem novos leitos de UTI pediátrico e neonatal, específicos para atender à situação de emergência, terão um custeio diferenciado.

O apoio ao enfrentamento da dengue também está previsto na portaria de forma a incentivar a ampliação das ações de vigilância, prevenção e atenção à saúde. O Estado promoverá um aporte financeiro para os municípios com valores diferenciados para aqueles municípios que estão em situação epidêmica. Em 2021, foram 7 óbitos por dengue no Estado e, até momento, em 2022, já foram confirmados 54.

Ampliação das UTIS

A SES segue trabalhando no alinhamento da abertura de novos leitos de UTI e retaguarda no Estado. Estão previstos para os próximos dias 10 leitos de UTI adulto, 6 de UTI neonatal e mais 8 de cuidados intermediários pediátricos. Até o momento, já foi acordada a abertura de 77 leitos, que acontecerão de forma escalonada.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com