Conecte-se conosco

Geral

Criciúma recebe vistorias técnicas do Ministério da Saúde

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma recebeu, na última semana, uma visita de representantes do Ministério da Saúde. A vinda da Equipe Nacional de Validação da pasta teve como objetivo vistoriar ações do município no combate a duas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV e Sífilis. O trabalho fez parte da avaliação para o Certificado de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e o Selo de Boas Práticas rumo à Eliminação da Sífilis Congênita.

Conforme consta no site do Ministério da Saúde, a transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma IST durante a gestação, parto, e em alguns casos, durante a amamentação. Para dar início ao trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na quarta-feira (26), uma reunião com os representantes do ministério, instituições parceiras no combate às ISTs e técnicos do Programa de Atenção Municipal às ISTs, HIV e Aids (Pamdha).

“Nosso município tem um histórico de prevenção, concentramos muitos dos esforços das equipes para prevenir infecções. Já fomos reconhecidos nacionalmente pela qualidade de saúde de Criciúma, e vamos nos dedicar para conseguir mais essas certificações”, afirma o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

“Foram dois dias de trabalho em conjunto. A sede do Pamdha foi o centro das visitas, uma vez que é onde são feitas as notificações, investigações, monitoramentos e acompanhamentos”, relata a coordenadora do Pamdha, Patrícia Oenning. De acordo com ela, Unidades Básicas de Saúde e o programa Consultório na Rua – que atende a população em vulnerabilidade social e em situação de rua – também receberam a visita da equipe, assim como a maternidade do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina.

Sobre as certificações

Segundo o guia do Ministério da Saúde que orienta estados e municípios para a certificação, os certificados e selos refletem a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e seguimento da criança, além de reconhecer o trabalho realizado em determinado território para a eliminação da transmissão vertical de HIV e sífilis.

O Ministério utiliza uma série de indicadores e metas para classificar os candidatos a cada uma das certificações. Para o certificado de eliminação da transmissão vertical das infecções, alguns dos indicadores e metas a serem cumpridos são, por exemplo, 0,5 ou menos casos de crianças infectadas pelo HIV devido à transmissão vertical por 1.000 nascidos vivos e 0,5 ou menos casos de sífilis congênita por 1.000 nascidos vivos.

Já para os selos de boas práticas, alguns dos indicadores são: cobertura de gestantes com, pelo menos, um teste para sífilis no pré-natal; cobertura de gestantes com, pelo menos, um teste para HIV no pré-natal; e cobertura de gestantes infectadas com HIV em uso de terapia antirretroviral. Dependendo das taxas atingidas, os municípios recebem selos de bronze, prata ou ouro.

“Temos grande chance de recebermos a certificação da eliminação de transmissão vertical do HIV. Em relação à sífilis, alguns dados precisam ser melhorados, porém não impedem de recebermos um selo”, explica Patrícia. O município encaminhou para o Ministério um relatório com os indicadores em junho deste ano, e o resultado final da avaliação deve sair em dezembro.

No caso de Criciúma, conforme informado pela coordenadora do Pamdha, a taxa de incidência de criança infectada pelo HIV por transmissão vertical é 0% e a cobertura de teste rápido de HIV e sífilis em gestantes é de 100%, assim como a taxa de uso de terapia antirretroviral em gestantes com HIV.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unesc realiza campanha de arrecadação de donativos para vítimas das enchentes no RS

Ponto de coleta está localizado no bloco Administrativo até a próxima sexta-feira (15/09)

Publicado

em

Ouça esta matéria

A comunidade acadêmica da Unesc, formada por mais de 17,3 mil pessoas, entre estudantes, professores e colaboradores, realiza campanha de arrecadação de donativos para as vítimas do ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, no começo desta semana.

A Universidade adere ao movimento solidário anunciado pela Prefeitura de Criciúma, nessa sexta-feira (08/09). A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social contam com o apoio da Equipe Multi-Institucional, que reúne as forças de segurança do município.

Ponto de coleta no bloco Administrativo

O ponto de coleta está localizado no bloco Administrativo da Universidade, que estará com portões abertos, neste fim de semana, para receber: água; alimentos não perecíveis; itens de higiene pessoal e limpeza; fraldas infantis e geriátricas; além de cobertores.

“Atuar em benefício da sociedade é parte essencial da missão da Unesc, enquanto Universidade Comunitária. Estamos mobilizando, fortemente, a comunidade acadêmica, mas contamos também com a solidariedade da comunidade externa, que reside no entorno da Instituição e deseja colaborar. Estaremos organizando ainda equipes para assistência humanitária nos locais atingidos, caso seja necessário”, afirma a reitora Luciane Ceretta.

Campanha segue até 15 de setembro

A campanha de arrecadação segue até a próxima sexta-feira (15/09), na Universidade. Os donativos serão enviados ao estado vizinho com o apoio da empresa Fontanella Transportes.

Continue Lendo

Geral

Criciúma lança campanha de arrecadação de donativos para famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo de Criciúma, por meio da Defesa Civil, e a Equipe Multi-Institucional, lançaram nesta sexta-feira (8) uma campanha solidária destinada a coleta de donativos para cidades do Rio Grande do Sul, afetadas pela passagem do ciclone extratropical. As doações, que serão distribuídas às famílias gaúchas, podem ser entregues até esta segunda-feira (11), no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi.

“Não podemos ser indiferentes diante desta tragédia. Precisamos nos unir para contribuir neste momento difícil que o Rio Grande do Sul enfrenta. Vamos realizar uma grande campanha para apoiar nossos vizinhos gaúchos. Cada doação, por menor que seja, fará uma grande diferença para as famílias”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo o coordenador da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes, os itens de mais necessidade são fraldas infantis e geriátricas, móveis em boas condições, alimentos não perecíveis, garrafas de água, cobertores, produtos de limpeza e higiene pessoal. “A situação que os gaúchos enfrentam neste momento é de urgência. Não podemos ficar de fora desta ação. Vamos nos juntar para arrecadar uma grande quantidade de mantimentos durante a campanha que, certamente, serão bem recebidos por todos os afetados”, afirmou.

O Governo do Rio Grande do Sul estima que o ciclone causou 41 mortes e deixou mais de 10 mil desabrigados

Continue Lendo

Geral

Inscrições para Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação de Criciúma encerram nesta sexta-feira

Publicado

em

Ouça esta matéria

O período de inscrições e protocolo dos documentos para a Avaliação de Títulos referentes ao Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação de Criciúma encerra nesta sexta-feira (8). Os professores interessados em integrar a equipe podem acessar o edital do processo nº 08/2023 com todas as informações e orientações através do link bit.ly/45e2TCq.

Há vagas disponíveis para os componentes curriculares de arte, geografia, língua portuguesa, língua inglesa, língua portuguesa e inglesa. A Administração Municipal permite a inscrição para, no máximo, duas funções, devendo ser realizadas inscrições individuais para cada função e com os anexos referentes a função pretendida.

Como funciona o Processo Seletivo Simplificado?

O processo seletivo será feito a partir da Avaliação de Títulos e de Tempo de Serviço e os candidatos devem anexar os documentos em formato PDF, diretamente na inscrição.

Após a divulgação dos resultados da avaliação, os candidatos, se necessário, terão 48h para apresentação de recursos por meio do e-mail [email protected]. As inscrições são gratuitas e a lista classificatória final será disponibilizada no site da Prefeitura de Criciúma a partir do dia 25 de setembro.

Confira o novo cronograma do Processo Seletivo Simplificado:

– Período de inscrições: 08/08/23 a 08/09/23

– Resultado da avaliação de títulos e tempo de serviço: 15/09/23

– Período de Recursos: 18/09 e 19/09/23

– Resultado Avaliação dos Recursos: 22/09/23

– Resultado Final – Homologação do Resultado Definitivo do Processo Seletivo Simplificado: 25/09/23

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com