Conecte-se conosco

Geral

Criciúma vai oferecer dois novos tratamentos odontológicos pelo SUS

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma

Ortodontia preventiva e especialização em disfunção temporomandibular e dor orofacial, estarão disponíveis no Centro de Especialidades Odontológicas em fevereiro

Mais dois tratamentos odontológicos serão oferecidos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro, no Centro de Especialidades Odontológicas, anexo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Próspera. Ortodontia preventiva e especialização em disfunção temporomandibular e dor orofacial são as novas especialidades ofertadas pelo Serviço de Saúde Bucal da Administração Municipal de Criciúma.

A especialização em ortodontia preventiva é uma área que vai realizar técnicas para prevenir complicações de oclusão (ato de fechar a boca) e impedir tratamentos ortodônticos fixos futuros, além de reduzir extração de dentes permanentes e até mesmo evitar cirurgias de alta complexidade para correção de mordida.

Já a especialização em disfunção temporomandibular e dor orofacial serve para orientar e tratar dores ao abrir e fechar a boca, no ato da mastigação, estalos na mandíbula e dores de cabeça frequentes que podem estar relacionadas a articulação temporomandibular, sintomas estes que afetam grande parte da população.

Conforme o coordenador de Saúde Bucal, Deivid Freitas, ambas especialidades são de grande importância e vão fazer diferença na vida dos usuários do município e na qualidade da saúde bucal. “A ortodontia preventiva que vai atender nossas crianças com má oclusão, prevenindo complicações futuras na mastigação e a disfunção temporomandibular que vai tratar e ajudar muitos pacientes, uma vez que temos algumas patologias relacionadas a ATM (articulação temporomandibular), que trazem grandes dificuldades aos pacientes devido as intensas dores e desconforto”, relatou.

Outros serviços oferecidos pelo Saúde Bucal

Além dos novos tratamentos, o Centro de Especialidades Odontológicas também oferta tratamento de canal (endodontia), tratamento gengival (periodontia), cirurgias odontológicas de alta complexidade, odontopediatria, atendimento de pessoas com deficiência e prótese dentária.

Já nas UBS, além de restaurações, profilaxia (limpeza), remoção de tártaro, extração de dentes simples, orientação de higiene bucal. Pacientes domiciliados que não podem se deslocar até uma unidade, podem receber atendimento pela equipe de saúde bucal na sua residência, por meio do consultório odontológico portátil.

Mais de mil novos sorrisos

O Saúde Bucal entregou cerca de 1.300 próteses dentárias em 2019. As próteses foram confeccionadas no Centro de Especialidades Odontológicas, ligada a Unidade de Saúde (UBS) do bairro Próspera. Para receber o procedimento é preciso passar por avaliação na UBS. Consultas podem ser marcadas nas unidades de saúde, das 8h às 17h.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criciúma registra mais quatro morte por Coronavírus

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma confirmou neste sábado mais quatro mortes em decorrência do novo coronavírus. Agora são 552 mortes desde o início da pandemia. A cidade tem ainda outros 996 casos ativos e 197 pessoas internadas.

As mortes confirmadas hoje são de quatro homens. Eles tinham 47, 51, 52 e 61, anos. Também foi confirmada a morte de uma mulher de 55 anos.

Continue Lendo

Geral

Prefeito de Siderópolis recebe primeira dose contra a Covid-19

Publicado

em

Ouça esta matéria

Aos 47 anos, o prefeito de Siderópolis Franqui Salvaro recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19.. O município iniciou neste sábado, dia 19, a imunização das pessoas acima de 45 anos sem comorbidades.

“Gratidão, esperança e emoção, foi o que senti neste momento, ao ter a oportunidade de receber a vacina. A caminho da UBS fui imaginando os meus familiares, amigos e todos que partiram e não tiveram a mesma oportunidade de proteger-se deste vírus cruel”, disse o prefeito. 

“Também quero agradecer os profissionais da Unidade de Saúde da Vila São Jorge, onde recebi a dose e a todos os profissionais desta área que seguem trabalhando sem medir esforços para a imunização de todos”, concluiu. 

Continue Lendo

Geral

Treviso adota novas restrições de prevenção e enfrentamento à pandemia de Covid-19

Publicado

em

Ouça esta matéria

Diante do aumento de casos de Covid-19 em Treviso e da possibilidade de uma terceira onda da doença no país, a Administração Municipal publicou na manhã desta sexta-feira, dia 18, o decreto nº 328/2021 com novas medidas de enfrentamento à pandemia. As normas foram definidas pela Comissão Integrada de Avaliação e Monitoramento da Covid-19 e têm validade até 2 de julho.

Entre as medidas, o decreto prevê o uso obrigatório de máscara, inclusive ao ar livre, proibição de aglomeração, novas regras para estabelecimentos comerciais e as penalidades em casos de descumprimento.

Orientações aos comerciantes

Ao longo do dia, as equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica orientaram os comerciantes sobre as novas regras previstas no decreto Municipal e Estadual.

Fiscalização e denúncias

As determinações estabelecidas nos decretos podem ser fiscalizadas pelo Município, através da Vigilância Sanitária, agentes de Defesa Civil e agentes de Fiscalização Municipal e Estadual.

As denúncias podem ser realizadas através do disque 190 da Polícia Militar, para a Defesa Civil no telefone 99645-8615 ou à Vigilância Sanitária nos números 3469-0150 e 3469-0500.

Secretaria reforça a necessidade da vacinação

A vacina é uma ferramenta importante para conter a pandemia, no entanto, a Secretaria de Saúde alerta para a baixa procura pelo imunizante. “Só a imunização e o cuidados podem amenizar a situação que estamos vivendo. Pedimos que cada um faça a sua parte”, comentou a secretária Luciane Possoli.

A secretária ainda frisa que todas as vacinas são eficazes contra o Coronavírus. “Se a pessoa tem a oportunidade, deve se vacinar. Todas as vacinas auxiliam na diminuição da circulação do vírus e do agravamento dos sintomas da Covid-19”, explicou.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com