Conecte-se conosco

Geral

Cruzes missionárias peregrinarão paróquias da Diocese de Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma

Terça-feira, 1º de outubro, início do Mês Missionário Extraordinário. Proclamado pelo Papa Francisco especialmente para este mês de 2019, o período será marcado, na Diocese de Criciúma, pelas peregrinações e celebrações especiais com presença das réplicas das Cruzes Missionárias abençoadas pelo Santo Padre na Bolívia, em preparação ao 5º Congresso Missionário Americano, realizado em julho do ano passado. Cada Diocese do Brasil recebeu uma réplica. Na Diocese de Criciúma, 36 delas foram enviadas na noite deste domingo, 29, durante a missa presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, na Catedral São José.

Durante sua homilia, o epíscopo ressaltou as quatro grandes características do Papa Francisco. A primeira delas, sua preocupação com a natureza, que resultou na escrita da encíclica Laudato Si e nos constantes apelos que faz para que governantes e toda a humanidade promovam o cuidado e o respeito para com a obra da Criação. A segunda, o desejo de uma Igreja cada vez mais misericordiosa. “O Papa Francisco fala muito do amor e da misericórdia, tanto que ele convocou o Ano da Misericórdia para a humanidade e permitiu que santuários e catedrais tivessem portas santas, que era privilégio de Roma, das quatro basílicas”, disse o Bispo. Como terceira característica, Dom Jacinto apontou o pedido do Papa para que a Igreja volte seu olhar para os pobres e sofredores do mundo. “Ele apresenta grande preocupação com o que está acontecendo no mundo, com tantas pessoas passando necessidades e sofrimentos e lembra que este é um problema da humanidade, dos governantes e de todos os filhos e filhas de Deus, diminuir esse sofrimento que eles passam”.

Uma Igreja Missionária

Como quarto ponto, o de uma Igreja em saída, uma Igreja missionária. “É um Papa muito missionário, que vai a países onde a minoria são cristãos católicos, mesmo enfrentando perigos, muitas vezes. As missões são algo a que o Papa sempre nos convoca. De dez palavras que ele fala, uma, com certeza, se refere à Igreja em saída, uma Igreja mais missionária, que vai longe, que sai. Isto não é só para ouvirmos, mas para também colocarmos em prática. Hoje, diante do pedido do Santo Padre, o mundo inteiro é convocado a se unir e, em nossa Diocese, celebramos o envio da Cruz Missionária. Nós todos somos batizados e temos este compromisso, de sermos missionários”, disse Dom Jacinto ao final da reflexão.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovada transferência do pátio de máquinas em Içara

Publicado

em

Ouça esta matéria

Vereadores de Içara em duas sessões extraordinárias realizadas nesta quinta-feira, dia 21, aprovaram por oito votos favoráveis e seis contrários o projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a receber em cessão de uso, imóvel localizado na Rodovia SC-445, na Vila São José, para uso como pátio de máquinas e sede do departamento operacional de serviços urbanos. A área de imóvel é de aproximadamente 50 mil m².

A mensagem anexa ao projeto de lei salienta que o atual pátio de máquinas encontra-se instalado em área residencial, no bairro Primeiro de Maio, prejudicando com a movimentação de máquinas, caminhões e os diversos veículos da frota municipal. O espaço se tornou inadequado e reduzido, sendo necessária a mudança para um local mais amplo. O texto ainda indica que o novo local é uma área maior e com trafegabilidade para áreas urbanas e rurais, sem gerar transtornos à população.

Na oportunidade também foram aprovados por unanimidade os demais projetos de lei:

– PE 01/2021 que institui o Programa de Recuperação Fiscal do Município de Içara – REFIS;

– PE 02/2021 que institui o Fundo Financeiro Municipal Especial para aquisição de vacinas ao enfretamento da COVID-19 no âmbito do município de Içara;

– PE 03/2021 que ratifica protocolo de intenções e autoriza o ingresso do município de Içara no Consórcio Inter Federativo Santa Catarina – CINCATARINA;

– PE 04/2021 que cria a função gratificada para membros da comissão permanente de licitações, pregoeiros e equipe de apoio;

– PE 05/2021 que concede prazo de requerimento e análise de pedido de isenção de IPTU de exercícios vencidos e inscritos ou não em dívida ativa.  

Continue Lendo

Geral

Vereadores e entidades conhecem PL que deve alterar regime previdenciário dos servidores de Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

Vereadores e entidades constituídas de Criciúma acompanharam explanação sobre as alterações no regime previdenciário dos servidores municipais e puderam tirar dúvidas sobre as mudanças, que serão apresentadas em forma de Projeto de Lei (PL), em sessão extraordinária, nesta sexta-feira (22). De acordo com o impacto atuarial apresentado para o Município, o déficit do Criciumaprev é de quase R$ 800 milhões, o que exige medidas emergenciais.

“Este não é um projeto do Governo, mas um projeto da cidade. O PL prevê alterações que possam suprir este déficit e precisamos da colaboração de todos, por isso este chamado para entender o assunto. Os vereadores podem votar contra ou a favor por convicção, mas não por falta de entendimento”, enfatizou o prefeito Clésio Salvaro.

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Moacir Dagostin, ouviu as explanações e confirmou apoio para aprovação do projeto. “Não tem outra saída, o projeto pode não ser simpático, mas é extremamente necessário. Nossa posição é totalmente favorável à aprovação”, afirmou o presidente.

Pelo PL serão modificados três pontos para equilibrar atuarialmente o regime previdenciário com base na Emenda Constitucional (EC) 103 de 2019. Novas regras de elegibilidade e regras de transição; novas regras de cálculo dos benefícios; e a contribuição dos aposentados e pensionistas sobre o que ultrapassa um salário mínimo.

Além dos vereadores e secretários, participaram da reunião o presidente do Fórum de Entidades de Criciúma, André Santiago; o presidente do Observatório Social, Mauro Losso; o presidente da CDL, Tiago Marangoni; e o presidente da Somar, Adriano Clafique.

Continue Lendo

Geral

Curso de pães e biscoitos do Senar reúne mulheres da Cidade Alta em Forquilhinha

Publicado

em

Ouça esta matéria

Visando aprimorar a culinária caseira, bem como qualificar pessoas para a atuação autônoma, o Governo de Forquilhinha em parceria Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através do Sindicato Rural de Meleiro promoveu o curso de produção caseira de pães e biscoitos, na comunidade de Cidade Alta. Ao todo, nove participantes aprenderam a produzir 18 receitas, entre elas, panetone, bolacha confeitada de natal, pão integral e caseiro, cuca alemã, biscoito de nata.

O curso foi ministrado por Simone Burin, prestadora de serviços do SENAR, aconteceu entre os dias 18 e 20 de fevereiro, ao lado da Igreja da Cidade Alta. “O curso visa capacitar as nossas mulheres agricultoras, para que elas possam aprimorar a produção caseira ou até mesmo empreender criando novos negócios, o que possibilita a geração de empregos e renda familiar”, pontua a instrutora Simone Burin.

O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho destaca a importância da parceria com o SENAR. “O curso é uma oportunidade para que todas pudessem se aperfeiçoar e, quem sabe, até se preparar para o mercado de trabalho, garantindo assim um futuro melhor e promissor através desta atividade”, pontua.

O encerramento contou com a presença ainda do vice-prefeito Valcir Matias, o Chile, e da primeira-dama Cléu Cavassini.

SENAR

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) é uma entidade vinculada a (CNA) que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com