Conecte-se conosco

Geral

Dia do Professor: profissão do conectar e do inspirar

Publicado

em

Ouça esta matéria

O mundo não é o mesmo. Os alunos não são os mesmos. A educação não é a mesma. Enquanto tudo no mundo muda, o que permanece invariável é a necessidade de conhecimento. Fontes para isso não faltam, mas, diante da infinidade de direções, qual seria o papel daquele que até então direcionava?

O professor, aquele que já foi sinônimo de rigidez e o detentor de todo o conhecimento, agora é um mediador do aprendizado, uma figura de apoio, encorajamento, estímulo e orientação em meio às infinitas possibilidades que o mundo apresenta. Com uma postura mais acessível e humanizada, os educadores contemporâneos também aprendem e se reinventam no processo de ensino-aprendizagem.

A Unesc, instituição que reúne quase 800 docentes, em diferentes níveis, é celeiro de conhecimento, mas, principalmente, agente de multiplicação de teorias, práticas e cidadania. Na luta por esses objetivos, conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a Instituição aposta em diferentes frentes, todas focadas na excelência do trabalho realizado.

“Como Universidade, um de nossos principais objetivos é estarmos sempre no topo no que diz respeito à qualidade do Ensino Superior. Essa é a nossa lição de casa, seguida à risca. Afora isso, enquanto perfil Comunitário, buscamos multiplicar o conhecimento, algo que nos é tão sagrado e cada vez mais valioso. Nós sabemos, porque vivemos isso na pele todos os dias, a importância do saber e fazemos questão de levá-lo adiante por todos os cantos possíveis, seja por meio do ensino, da pesquisa, da extensão ou da inovação”, destaca.

Em um mundo de intensas reflexões sobre tudo, inclusive acerca da educação, conforme Luciane, o papel do professor é ainda mais determinante. “O professor está absolutamente presente nesse processo. É ele quem poderá articular todas as mudanças necessárias para aproximar a formação acadêmica dos diferentes cenários. Desde a educação básica até a apresentação ao longo da vida, continuamente”, acrescenta a reitora, doutora em Ciências da Saúde e atualmente acadêmica do curso de Direito.

Apoio fundamental na formação de professores

Com 54 anos de trabalho solidificado e novos horizontes estabelecidos além da graduação, com Colégio Unesc; Unesc Tec; Unesc Virtual e a gama na área da pós-graduação Lato e Strictu Senso, a Universidade recebe um público diversificado e que traz na bagagem os mais diferentes sonhos e diversas realidades. Uma comunidade, de mais de 15 mil pessoas, que se multiplica em incontáveis vidas impactadas.

Esse cenário, conforme a reitora, representa extrema responsabilidade para a Instituição, que responde a toda a confiança oferecendo suporte não só para a formação de novos professores, mas na qualificação continuada daqueles que já estão na sala de aula, desde a pré-escola até a Universidade. “Além do tradicional incentivo à formação de novos professores no qual a Unesc investe recursos próprios para a concessão de bolsas nos cursos de Licenciatura, estamos em contato constante com os educadores que estão lá nos municípios, na sala de aula, iniciando a jornada de aprendizado das crianças, que logo serão acadêmicos também”, comenta.

O resultado das atividades de Formação Continuada oferecidas em parceria com municípios desde o Litoral Norte do Rio Grande do Sul e todo o Sul de Santa Catarina, para a reitora, é o fortalecimento da rede para melhora nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A Universidade tem feito um trabalho muito importante para o desenvolvimento desses professores que atuam na Educação Básica. Colocamos as nossas metodologias e professores à disposição e os feedbacks têm mostrado que este solo é fértil e já dá frutos”, pontua.

Em Balneário Arroio do Silva, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Dayane Leonardeli, não tem dúvidas: encontrou na Unesc uma grande parceira para fortalecer a qualificação do corpo docente. Conforme Dayane, a participação em atividades de formação tem sido um divisor de águas para o município. “Não tenho dúvidas de que os alunos sentiram e sentirão essa melhora. Selecionamos alguns temas principais e recebemos as formações, divididas em grupos focados em educação especial e educação infantil, por exemplo”, recorda.

Com a oportunidade, de acordo com a secretária, já surgiram novas ideias para ações a serem colocadas em prática. “O resultado foi tão positivo que estendemos também para formação de lideranças do município para que multipliquem os ensinamentos em seus espaços. Esse contato é transformador”, garante.

Comunidades de Aprendizagem Docente como diferenciais

Após implementar um método ainda mais interativo, inovador e desafiador de ensino, a Graduação Multi, a Unesc oportuniza que seu corpo docente reúna novas referências e produza amplo diálogo sobre o novo papel do professor em sala de aula. Para isso, em 2022, criou as Comunidades de Aprendizagem Docente. “Tratam-se de espaços de compartilhamento de conhecimento entre os próprios professores e de construção de novos saberes. Isso tudo a fim de que estes possam mediar a construção do conhecimento dos estudantes, que hoje são protagonistas de suas trilhas formativas”, explica Luciane.

Desafiados a criar conexões e oportunizar experiências diferenciadas a cada aula, conforme a reitora, os professores assumem o compromisso de inovar, mudar rotas, aprender e reaprender. “Temos muito a agradecer pela dedicação, pelo compromisso e pelo respeito com os processos de ensinar e aprender de cada um, protagonizando todos os dias, junto dos estudantes, o desenvolvimento da região. A vocês, o reconhecimento e a admiração da nossa Universidade”, reporta a reitora aos professores da Instituição.

Celebração em “família”

Nesta sexta-feira (14/10), os professores da Unesc foram recepcionados para um café especial, momento no qual receberam as homenagens pela passagem da data de comemoração. Na oportunidade, a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, agradeceu o empenho e a dedicação dos colegas, peças primordiais para o sucesso da Universidade. “Somos imensamente gratos a cada um dos 747 professores da nossa Instituição. Vocês, profissionais engajados e comprometidos, são a força da nossa Universidade e merecem que a data seja muito celebrada”, destacou.

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira, representar os estudantes na fala de agradecimento aos professores é uma grande responsabilidade, pois são estes que incentivam e servem de exemplo para os profissionais em formação da Universidade. “A gente encontra em vocês o acolhimento, a motivação e a inspiração. Se formos, no futuro, 1% do que vocês são, já estaremos felizes”, pontuou.

Geral

Cras de Criciúma iniciam colônia de férias para crianças e adolescentes

Publicado

em

Ouça esta matéria

Iniciou nesta segunda-feira (9), a colônia de férias nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Criciúma. Até o dia 27 de janeiro, durante o recesso escolar, crianças e adolescentes dos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) terão atividades de aprendizado, lazer e diversão no Cras Tereza Cristina.

Neste polo, estão concentrados os inscritos dos bairros Vila Miguel, Santa Luzia, Tereza Cristina, Santa Luzia, Cristo Redentor, Vida Nova, Próspera e Renascer. As atividades acontecem em dois períodos: pela manhã, das 8h30 às 12h e a tarde, das 12h às 16h. Ao todo, estão cadastrados 107 participantes, sendo 56 no período da manhã e 51 a tarde. O transporte será realizado por veículos disponibilizados pela Afasc.

Segundo a orientadora social do Cras Tereza Cristina, Valesca Elias Beker, as atividades durante a colônia de férias serão diferenciadas das que já acontecem diariamente nos Centros de Convivência. Serão oferecidos lanches, jogos, atividades lúdicas e brincadeiras como banho de chuveirão, futebol, cama elástica, entre outros passatempos. “Como temos inscritos de seis a 17 anos, organizamos um cronograma com atividades diversificadas, divididas por idade. Tudo foi preparado para receber todos com muita diversão e descontração”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, é uma opção saudável para os pais que não têm onde deixar seus filhos durante as férias escolares. “Este serviço oferecido no período das férias tem o objetivo de proporcionar atividades atrativas para as crianças e adolescentes, além de prevenir a ocorrência de situações de risco social ou violação dos direitos e trabalho infantil. Neste período, os pequenos têm a oportunidade de interagir com os colegas e aproveitar as férias com muitas brincadeiras”, afirmou.

Continue Lendo

Geral

Confecção da carteirinha de ônibus inicia na próxima semana em Morro da Fumaça

Publicado

em

Ouça esta matéria

Inicia na próxima semana, a partir de segunda-feira (16), a confecção das carteirinhas de ônibus aos estudantes que utilizam o transporte universitário, técnico ou com destino à Escola Estadual de Educação Básica Princesa Isabel. Os usuários devem entregar os documentos na Secretaria Municipal do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Morro da Fumaça.

Segundo a secretária da pasta, Greicy Zaccaron, os alunos devem apresentar comprovante de matrícula ou atestado de frequência, carteira de identidade e comprovante de residência. “A carteirinha é somente para os moradores de Morro da Fumaça. Quem deseja utilizar o transporte disponibilizado pelo Município deverá vir até a Secretaria de Educação com os documentos em mãos”, comenta.

A confecção das carteirinhas será realizada até o final de fevereiro. A Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça fica localizada na Sede Administrativa II da Prefeitura Municipal, que fica situado no Centro Comercial San Valentin, na Avenida Inocente Pagnan, Centro. O horário de atendimento do local é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

De acordo com o coordenador de Transporte Escolar de Morro da Fumaça, Geovane Hermenegildo, no segundo semestre de 2022 foram produzidas 1140 carteirinhas. “Nossa expectativa é produzir um número semelhante, mas vai depender do número de alunos que se matricularem”, ressalta.

Continue Lendo

Geral

Colégio Unesc abre edital de bolsas de estudos

Publicado

em

Ouça esta matéria

Está aberto o edital de seleção de estudantes para receberem bolsas de estudo no Colégio Unesc no ano letivo de 2023. Estão disponíveis bolsas de 50% e 100% válidas para as séries do 1ª ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. As crianças e os adolescentes beneficiados serão selecionados a partir de critérios pautados na renda familiar per capita. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (17/01), na Central de Atenção ao Estudante (Centac), no campus da Unesc, das 9h às 19h.

Os candidatos devem se inscrever por meio de seus responsáveis legais, mediante o preenchimento de Formulário de Declaração Familiar anexo ao edital (disponível no link https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/22039.pdf?1671802206) e entrega dos documentos necessários.

Conforme a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, fazem parte do edital bolsas de 100% para estudantes que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, e 50% para aqueles que têm renda de até três salários mínimos por integrante da família. “São vagas nos diferentes segmentos atendidos pela escola e distribuídas de acordo com a necessidade e possibilidade da gestão escolar. Este é um processo seletivo rigoroso, baseado no perfil socioeconômico do candidato levando em consideração o patrimônio e a renda, o que possibilita o estudo no Colégio Unesc com o diferencial de ter uma experiência de Universidade”, aponta.

Os alunos já matriculados para o ano letivo também podem concorrer às bolsas e devem proceder com o mesmo processo de inscrição no processo seletivo.

A relação dos classificados no edital será divulgada no site da Unesc, www.unesc.net, no dia 30 de janeiro.

Mais informações sobre bolsas, assim como sobre as matrículas e os diferenciais do Colégio Unesc, podem ser obtidas na Centac ou no Whatsapp (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com