Conecte-se conosco

Geral

Estrutura do Iparque é apresentada ao prefeito Clésio Salvaro

Chefe do Executivo de Criciúma conheceu o Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) e o Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA)

Publicado

em

Ouça esta matéria

A estrutura e o grande potencial do Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) foram apresentados ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que visitou o Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) e o Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (CPEA). Há um ano e meio, a equipe do local presta serviços à prefeitura da cidade, período em que já finalizou 180 projetos, além de outros 56 que estão em andamento. 

“O Iparque, maior e mais completo parque tecnológico do Sul de Santa Catarina, presta lindos e relevantes trabalhos aos municípios por meio de toda a expertise da Universidade que garantem a qualidade e a agilidade nos projetos elaborados, contribuindo, assim, com o desenvolvimento socioeconômico do Sul Catarinense. Receber a visita do prefeito Clésio Salvaro é uma honra, pois Criciúma é um dos grandes parceiros do nosso Parque Científico e Tecnológico”,  enfatizou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

“Além de toda a contribuição com a comunidade, o Iparque Unesc também está voltado à construção do conhecimento, uma vez que professores e alunos fazem parte do corpo técnico e atuam em pesquisas nas mais diversas áreas”, acrescenta.

Celeridade e precisão nos projetos

Todo o processo de elaboração de um projeto, desde o início até a conclusão e a posterior entrega ao Executivo Municipal criciumense, foi apresentado ao prefeito e à sua equipe. Atualmente, somente para Criciúma, os profissionais do Iparque concluem de três a quatro projetos por semana. 

“Diariamente eu recebo prefeitos que me perguntam como conseguimos fazer tantos projetos e evoluir, e eu respondo: é porque temos a Unesc. Costumo dizer que a Prefeitura é uma extensão da Universidade, pois estamos cada vez mais integrados e eu sou muito grato por esta parceria por meio da reitora Luciane Ceretta. Muito mais que ter o professor e o acadêmico em sala de aula é usar o conhecimento produzido para ser investido na própria cidade”, relatou o prefeito Clésio Salvaro.

O Iparque integra as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão; a prestação de serviços para os setores público e privado; promove a Inovação, além da incubação e a instalação de empresas com base tecnológica, o que contribui com o desenvolvimento regional. Atualmente são 11 projetos em andamento somente na área de Pesquisa e Pós-graduação. Já com relação à prestação de serviços, o Iparque, que possui 60 colaboradores, já atendeu 350 clientes somente em 2023.

Ao agradecer a visita, o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin, relatou que o Iparque possui todas as condições, tanto de profissionais quanto de equipamentos e tecnologia, para atuar em todos os segmentos a que se propõem. “O Iparque, como um todo, atua no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na prestação de serviços. O Cegeo reúne tudo isso em um só lugar para beneficiar a comunidade. Este é um dos papéis da Universidade: dar agilidade e dimensionamento mais rápido e prático para o Município e a sociedade como um todo”, citou.

Com uma área de mais de 182,3 mil metros quadrados, o Parque Científico e Tecnológico da Unesc é composto pelo Instituto de Alimentos (IALI); Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAT); Instituto de Engenharia e Tecnologia (IDT) e pela Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios (ITEC.IN). A estrutura do local é capaz de abrigar todas as atuais operações e ainda possui espaço para instalação de empresas incubadas.

“Agradecemos pela confiança do Executivo de Criciúma que lançou este desafio há cerca de um ano e meio. Temos colaborado por meio da parceria com a equipe técnica interna do Executivo, algo que evolui constantemente. Reforçamos a equipe tecnicamente e inovamos na elaboração dos projetos. Estamos dispostos e prontos para continuar com esta parceria”, salientou o diretor do Iparque, Renato Bastos.

O que disseram outras autoridades que visitaram o Iparque com o prefeito Clésio Salvaro:

Secretário de Governo, Arleu da Silveira: “O Governo de Criciúma tem aprovação de 90% da população, também devido à equipe. Obrigado a todos da Unesc, em nome da reitora Luciane Bisognin Ceretta que  nos dá tranquilidade em ter uma Universidade como essa, que é o nosso alicerce e contribui em ter uma cidade cada vez mais bonita”. 

Secretário de Obras, Tita Beloli: “Firmamos a parceria com a Universidade devido à sua expertise. Levamos a ideia para o prefeito, que validou e hoje a parceria é um sucesso. Este é o caminho, pois se a cidade está este canteiro de obras se deve também à equipe do Iparque”.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Curso preparatório para o mercado de trabalho é oferecido para jovens de Urussanga 

Publicado

em

Ouça esta matéria

A busca pelo primeiro emprego e destaque no mercado de trabalho pode ser desafiadora para muitas pessoas. Pensando nisso, a Abadeus, em parceria com o Governo Municipal de Urussanga, através da Secretaria de Assistência Social, está com inscrições abertas para o curso “Jovens Talentos”, que oferece qualificação e preparo para adolescentes e jovens de 13 a 18 anos encararem esta etapa da vida.

Com temas que envolvem Inteligência Emocional, Mundo do Trabalho e Empreendedorismo Juvenil, as aulas serão ministradas de segunda a quarta-feira, das 13h às 17h, na Secretaria de Assistência Social. A data de início está prevista para o dia 02 de outubro e o término para 29 de novembro de 2023.

“Essa é mais uma parceria que vem para qualificar os urussanguenses para o mercado de trabalho. Desta vez, pensamos em preparar os nossos jovens que estão em busca de uma primeira oportunidade, ou querem aprender mais sobre o tema. Vale destacar que tudo será gratuito”, explica a Secretária de Assistência Social, Izolete Duarte Vieira.

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Assistência Social, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Para dúvidas e mais detalhes, o contato pode ser feito pelo telefone (48) 3465-4776. 

Continue Lendo

Geral

Setembro Roxo: a importância do teste do pezinho na infância

Em Içara, o procedimento é realizado em todas as unidades de saúde

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Setembro Roxo é o símbolo para o mês nacional de conscientização sobre a fibrose cística. Esta é considerada a doença genética grave mais comum da infância. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene. Também conhecida como doença do beijo salgado ou mucoviscidose, pode ser identificada logo nos primeiros dias de vida por meio do teste do pezinho. Em Içara, todas as unidades de saúde realizam o procedimento.

“O teste do pezinho é um exame obrigatório para todos os recém-nascidos no Brasil, em maternidades ou unidades de saúde públicas ou privadas. A coleta para o exame deve acontecer, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o teste é totalmente gratuito”, informa Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.

Com o exame, é possível investigar até 14 condições médicas que podem trazer riscos à saúde da criança, caso não sejam descobertas de forma precoce. Entre elas, está a fibrose cística. “A manifestação acontece por um transtorno hereditário que coloca em risco a vida, pois danifica os pulmões e o sistema digestivo, afetando as células que produzem muco, suor e sucos digestivos, fazendo com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos.  Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas”, observa Shirley Gazola, coordenadora da Atenção Primária.

Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o ponto de coleta são contatados pelo Serviço de Referência em Triagem Neonatal e o bebê é reconvocado para fazer novos exames que podem confirmar ou excluir a doença. Quanto mais cedo for identificada a fibrose cística, melhor para a qualidade de vida do paciente e familiares. Apesar de não ter cura, se identificada precocemente e tratada de maneira adequada, o afetado pode levar uma vida praticamente normal, dentro de suas limitações.

“O Setembro Roxo é um mês onde temos a oportunidade de conscientizar a população sobre a fibrose cística e chamar a atenção para os sintomas, formas de diagnóstico e também colocar as pessoas diagnosticadas como protagonistas de suas próprias histórias de luta e superação. Também é fundamental que possamos orientar as pessoas que desconhecem o tema, pois acreditamos que ter acesso a informações corretas sobre a doença é algo fundamental para que o diagnóstico seja realizado o mais cedo possível”, finaliza Ressler. 

Continue Lendo

Geral

Governo de Siderópolis autoriza a recuperação de mais dois prédios públicos

Publicado

em

Ouça esta matéria

Mais duas ordens de serviço, autorizando a recuperação de dois prédio públicos, foram assinadas essa semana. O antigo Ambulatório da CSN, localizado no bairro Rio Fiorita e o prédio da antiga Creche do Lions, no Centro. O investimento total será de R$ 263mil, e ambas as execuções serão feitas pela empresa Consoni Construções, vencedora da licitação.

“Preservar patrimônios públicos é obrigação dos gestores, assim como trabalhar arduamente em busca de recursos financeiros para execução das obras”, comentou o prefeito Franqui Salvaro. As obras iniciam na próxima semana e a previsão de entrega das obras é no final de janeiro de 2024.

As obras, além da fiscalização do engenheiro responsável da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, terão acompanhamento do Departamento de Cultura, que faz o zelo e a salvaguarda dos patrimônios públicos. “Os espaços oferecerão mais qualidade e conforto aos munícipes que utilizam, além do compromisso na preservação dos prédios históricos. Como é o caso do antigo Escritório da CSN, que tem previsão de inauguração no dia 4 de dezembro”, comentou o prefeito.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com