Conecte-se conosco

Geral

FIESC e FORCRI contemplam escola municipal com vinte computadores

Publicado

em

Criciúma

O uso da tecnologia está cada vez mais presente nas salas de aula e, foi pensando em trazer essa realidade para os mais de 800 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge da Cunha Carneiro, que surgiu uma ação dentro do projeto Movimento Santa Catarina pela Educação, liderado pela FIESC. A doação dos vinte computadores foi um ato em conjunto com representantes das entidades que compõem o FORCRI (ACIC, CDL, Somarsul, Lions e Rotary Clubes de Criciúma). A entrega ocorreu nesta quinta-feira, 24, no SESI SENAI.

“Além da entrega destes computadores, nós do SESI SENAI temos o compromisso de capacitar todos os professores no Google For Education e outras ferramentas Google, trazendo tecnologias educacionais para esses professores. O que vem num excelente momento, justamente quando a educação digital está  cada vez mais necessária e valorizada em todo mundo. Além disso, também manteremos atualizada a própria infraestrutura e prestando manutenção constante, para que os alunos possam fazer o melhor uso possível”, pontua a gerente executiva do SENAI e do SESI da Regional Sul, Graziela da Silva Branco.

Emocionada, a diretora Daniele Schlichting Fusinato conta que a chegada dos computadores irá transformar a rotina dos professores e estudantes. “Vai mudar totalmente, a tecnologia hoje é algo fundamental. Durante todos esses anos, quando a tecnologia era necessária, o que fazíamos era autorizar o uso do celular para que os alunos pudessem estar utilizando as ferramentas disponíveis. Ano passado, tínhamos que ir até outra escola para utilizar o laboratório para podermos participar de uma olimpíada, que requer a tecnologia para estudar. Então, agora tendo isso dentro do espaço escolar é fantásticos”, ressalta.

O vice-presidente Regional Sul da FIESC e presidente da Câmara Regional de Educação da FIESC, Diomício Vidal, falou sobre a preocupação com o futuro. “O avanço da tecnologia está muito rápido, mas nós precisamos preparar essas crianças, que serão a mola mestra do desenvolvimento de qualquer cidade e região. Nós como entidade não poderíamos estar fora desta ação. O Movimento Santa Catarina pela Educação vislumbra o futuro e o crescimento e, as escolas, diretores e professores precisam deste suporte. Nós, como sociedade organizada, estamos satisfeitos e orgulhosos de fazer parte deste momento”. 

Em especial, a ação contou com a participação ativa do Rotary Club Rio Maina. “Nos sentimos privilegiados de participar deste maravilhoso projeto. Sem dúvidas é um momento que Criciúma está ganhando muito, por conta da tecnologia, ainda mais com a pandemia, onde nos faz ficar atentos as mudanças que estão ocorrendo. Acredito que essa escola terá um belíssimo resultado, aliás é uma das escolas referência na nossa cidade, espero que ela sirva de exemplo para que a gente venha, num futuro tão distante, multiplicar para outras escolas”, complementa o rotariano Leandro Eufrasio Teixeira.

O impacto que está doação terá no futuro dos estudantes foi levantado pelo presidente do FORCRI, André Luiz Santiago de Castro. “É extremamente gratificante ter a oportunidade de entregar este material para eles e, pensar no quanto isso aqui pode representar no futuro de todos esses alunos e dos professores também, dando ferramentas para se desenvolverem. Eu sei o quanto é difícil numa escola municipal, pública, sem equipamento, você conseguir dar educação para essa turma. São pessoas sedentas por desenvolvimento, que querem crescer na vida, mas as vezes não tem oportunidade por falta de ferramenta. A junção destas entidades para esta ação, está tentando proporcionar isso para eles, uma pequena parte, mas é algo que precisa ser replicado milhares de vezes, mas é um início”, finaliza.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unesc comemora resultados do Enade

Publicado

em

Criciúma

Mais uma vez a Unesc pode comemorar os resultados obtidos pelos seus cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta semana a Instituição recebeu os dados da avaliação realizada em 2019 e teve todos os cursos participantes em destaque em âmbito regional.

O ensino da Unesc foi representado na prova pelos acadêmicos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Entre os destaques da Universidade que alcançaram nota 4 na máxima de 5 estiveram os cursos de Biomedicina, Educação Física Bacharelado e Engenharia Civil.

Conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o assunto foi recebido com orgulho pela Instituição. “Tivemos um significativo destaque regional no Exame. Isso nos deixa muito satisfeitos e com ainda mais entusiasmo para continuarmos com foco na excelência do ensino”, comenta.

Tal reconhecimento, na visão da pró-reitora Acadêmica da Instituição, Indianara Reynaud Toretti, representa a força de um dos grandes alicerces da Universidade. “Nosso trabalho, que se divide em ensino, pesquisa e extensão, sem deixar de lado a inovação, é recompensado e fortalecido com resultados como esse. Os desafios são grandes, mas não maiores que a capacidade de reinvenção e superação de uma grande Universidade como a Unesc”, completa.

O Enade é um dos métodos utilizados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para avaliar o desempenho das faculdades e das universidades de todo o país.

Continue Lendo

Geral

Volta às aulas vai ganhar novo ritmo em Criciúma

Publicado

em

Criciúma

Com a melhora no cenário de combate a Covid-19 na região, que entrou hoje na Bandeira Amarela, o ritmo de volta às aulas em Criciúma deve mudar. Desde a quarta-feira os alunos com dificuldades no aprendizado na plataforma Online estão sendo levados à sala de aula para períodos de reforço. A ação vai se manter, mas com um volume maior de estudantes.

“A partir de terça-feira vamos começar o escalonamento dos alunos de 5º e 9º ano. Desta forma vamos conseguir atender um número de alunos maior nessas séries conforme a metragem de cada unidade e vai ser assim até atingirmos todas as etapas de ensino. A educação infantil também volta na semana que vem. Vamos focar na recuperação de conteúdos”, explica a Secretária de Educação Cristiane Uliana Fretta.

Continue Lendo

Geral

Centros Infantis de Educação da Afasc preparam retorno às atividades.

Publicado

em

Criciúma

As unidades escolares aguardam considerações do Comitê de Gerenciamento.

Os 35 Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) já estão com seus Planos de Contingência prontos. A partir de agora apenas aguardam apreciação do Comitê de Gerenciamento para retomada das atividades. As unidades vão seguir o Plano Municipal de Contingência e a matriz de risco apresentada pelo Estado, por meio da Central de Operações de Emergência em Saúde (COES).

A associação, através do Departamento de Educação Infantil (DEI), já realizou os protocolos pedidos pela comissão. A partir da próxima terça-feira (27), cada um dos planos passará pela primeira análise do comitê, para posterior aprovação.

“Nossa instituição está trabalhando firme para reabrimos nossas unidades escolares e receber nossas crianças com todo carinho e dedicação de sempre.” Frisou Adriano Boaroli, diretor executivo da Afasc. 

Continue Lendo

Mais vistos