Geral
Gestores escolares são orientados sobre meningite

Criciúma
Com a proximidade do inverno e as temperaturas mais baixas, uma das doenças que volta a despertar a atenção dos profissionais de saúde é a meningite. A estação mais fria do ano é propícia, entretanto, para a propagação da forma mais perigosa da doença: a meningite bacteriana.
Para prevenir a incidência em uma das principais vítimas, as crianças, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação para gestores escolares do município na tarde desta segunda-feira (8).
O encontro foi realizado no Salão Ouro Negro na Prefeitura de Criciúma, com a participação de aproximadamente 100 profissionais da educação. A enfermeira do setor de agravo da Vigilância Epidemiológica, Michele Hilário, e a fiscal da Vigilância Sanitária, Wanessa Ronchi, repassaram orientações sobre prevenção e identificação da doença.
De acordo com a enfermeira Michele, o município não tem registro de casos suspeitos de meningite bacteriana, mas é sempre importante preparar os profissionais. “Muitas vezes a criança começa a se sentir mal ainda na escola. Se os professores e diretores estiverem atentos, é possível agir em conjunto com a Vigilância, já encaminhando para um hospital”, alerta a enfermeira.
Outro esclarecimento é a respeito de uma dúvida frequente. “Muitos pensam que a escola precisa ser fechada, mas não necessariamente. Nós não tomamos nenhuma decisão sem seguir os passos estabelecidos pelo protocolo da Vigilância Epidemiológica. Quanto à higienização, esse é procedimento que deve ser realizado rotineiramente e não apenas quando surge um caso suspeito”, informa a fiscal Wanessa.
Geral
Criciúma registra mais três mortes por Covid-19

Vigilância Epidemiológica de Criciúma divulgou boletim no final desta tarde confirmando mais trẽs mortes por Coronavírus na cidade. Com isso o município soma agora 277 mortes desde o início da pandemia.
As vítimas são duas mulheres com 70 e 84 anos e um homem de 54 anos. Os três eram portadores de comorbidades. Nesta terça-feira a Amrec também somou uma quarta morte, registrada na cidade de Orleans. A vítima por lá foi uma mulher de 74 anos.
Geral
Unesc recebe mais de 10 mil estudantes para início do semestre letivo

A Unesc recebe, nesta segunda-feira (1/3), grande parte de seus mais de dez mil alunos para o início do semestre letivo. Reunidos de forma mediada por tecnologia, os acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação iniciaram a jornada de mais um semestre de estudos. Nesta quarta-feira (3/3) serão iniciadas as atividades do curso de Medicina, completando o quadro de alunos da Universidade.
Todo o calendário de atividades acadêmicas, conforme a reitora Luciane Bisognin Ceretta, segue condicionado à situação pandêmica que o país ainda se encontra. “As atividades estão devidamente planejadas e cuidadosamente pensadas para que seja possível manter nossas premissas institucionais já há muito tempo discutidas com a comunidade acadêmica. São elas: o cuidado da vida dos nossos estudantes, professores e funcionários; a excelência acadêmica dentro da situação a qual estamos condicionados; a contribuição com a comunidade externa e a defesa dos princípios de uma Universidade comunitária e ainda a sustentabilidade institucional”, destaca.
O início de mais um ciclo, para Luciane, é sempre um dos momentos mais esperados para o qual professores, coordenadores e funcionários se preparam com afinco. “A Instituição como um todo organiza o ambiente de forma que os estudantes sejam muito bem recebidos e tenham todas as condições necessárias para construírem seus projetos de futuro. Estar na Unesc é muito mais que a titulação da graduação, é construir projetos de felicidade”, acrescenta.
O cenário ainda complicado quanto à pandemia de Covid-19, de acordo com a reitora, condiciona ao afastamento temporário uns dos outros ou ao controle da presencialidade, porém não diminui o empenho da Universidade para acolher os estudantes da melhor forma. “Seguimos recebendo nossos estudantes com a dedicação e o comprometimento que sempre tivemos. Estamos cheios de motivação para recebê-los e fazer deste mais um grande semestre de aprendizado mútuo”, garante Luciane.
As aulas dos cursos de graduação serão realizadas nesta primeira semana 100% de forma mediada por tecnologia. A partir destes primeiros encontros e, acompanhando a situação pandêmica, gestão, coordenadores e professores orientarão as turmas sobre as próximas semanas, com presencialidade ou ainda com aulas remotas.
Geral
Cocreation Lab SATC busca empreendedores com ideias inovadoras

Com o intuito de estimular ideias inovadoras, a pré-incubadora Cocreation Lab SATC está com inscrições abertas. Alunos da instituição e empreendedores da região interessados em apostar em um novo negócio terão a oportunidade de colocar as ideias no papel, recebendo consultorias de profissionais experientes no ecossistema de inovação. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de abril.
Empreendedores de qualquer idade podem se inscrever para participar da seleção, que irá escolher até dez projetos. Segundo o coordenador do Cocreation Lab SATC, Gustavo de Lucca, os selecionados ganharão, durante cinco meses e de forma gratuita, suporte para transformarem suas ideias em negócios, por meio de consultorias, mentorias e assessorias. Na sequência, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento.
O Cocreation Lab SATC tem foco na resolução de problemas que priorizem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Utilizamos metodologias ativas de aprendizagem, o que gera bastante empenho dos estudantes para gerarem ideias inovadoras. Estamos contentes com a abertura desta nova turma e ansiosos para receber as propostas de empreendedores da região Sul”, destaca o coordenador.
O edital com todas as orientações está disponível no site da instituição.
(Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9Vo8rqGlfO1Cv1D_oasWxiyB6mp-lb5ssEf3dbickzHeE1A/viewform)
O Cocreation Lab SATC
O Cocreation Lab SATC integra o maior programa de pré-incubação do Brasil (Cocreation Lab). O programa oferece cinco meses de mentorias, palestras, workshops e networking, em encontros presenciais e também pela plataforma da metodologia exclusiva TXM Business, idealizada pelo professor de Design da UFSC e fundador do Cocreation Lab, Luiz Salomão Ribas Gomez.
Desde a fundação, já passaram pelo Cocreation Lab mais de 300 projetos. “O Cocreation é a fase de pré-incubação, em que o empreendedor precisa de apoio, de suporte, porque muitas vezes ele tem uma ideia, mas não sabe o que fazer com ela”, finaliza de Lucca.
-
Geral7 meses atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política4 meses atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 meses atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral4 meses atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 meses atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Economia12 meses atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Polícia2 meses atrás
Adolescentes morrem em grave acidente no Balneário Esplanada
-
Geral3 meses atrás
As imagens do temporal em Criciúma