Conecte-se conosco

Geral

Gestores escolares são orientados sobre meningite

Publicado

em

Criciúma

Com a proximidade do inverno e as temperaturas mais baixas, uma das doenças que volta a despertar a atenção dos profissionais de saúde é a meningite. A estação mais fria do ano é propícia, entretanto, para a propagação da forma mais perigosa da doença: a meningite bacteriana.

Para prevenir a incidência em uma das principais vítimas, as crianças, a Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação para gestores escolares do município na tarde desta segunda-feira (8).

O encontro foi realizado no Salão Ouro Negro na Prefeitura de Criciúma, com a participação de aproximadamente 100 profissionais da educação. A enfermeira do setor de agravo da Vigilância Epidemiológica, Michele Hilário, e a fiscal da Vigilância Sanitária, Wanessa Ronchi, repassaram orientações sobre prevenção e identificação da doença.

De acordo com a enfermeira Michele, o município não tem registro de casos suspeitos de meningite bacteriana, mas é sempre importante preparar os profissionais. “Muitas vezes a criança começa a se sentir mal ainda na escola. Se os professores e diretores estiverem atentos, é possível agir em conjunto com a Vigilância, já encaminhando para um hospital”, alerta a enfermeira.

Outro esclarecimento é a respeito de uma dúvida frequente. “Muitos pensam que a escola precisa ser fechada, mas não necessariamente. Nós não tomamos nenhuma decisão sem seguir os passos estabelecidos pelo protocolo da Vigilância Epidemiológica. Quanto à higienização, esse é procedimento que deve ser realizado rotineiramente e não apenas quando surge um caso suspeito”, informa a fiscal Wanessa.

Geral

Matrículas: entrega de documentos nas escolas municipais inicia nesta segunda

Publicado

em

Criciúma

Nesta segunda-feira (30), pais ou responsáveis iniciarão a entrega de documentos para as matrículas de novos alunos na Educação Infantil e Ensino Fundamental nas escolas municipais de Criciúma. As datas e os horários estão separados pela faixa etária dos estudantes. As matrículas só serão deferidas após a entrega dos documentos, e o processo pode ser acompanhado por meio de um protocolo, gerado na etapa de pré-matrícula, no site da Prefeitura de Criciúma (https://www.criciuma.sc.gov.br/site/).

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação, devido à pandemia de Covid-19 e visando respeitar o distanciamento social, está realizando a pré-matrícula, que segue até domingo (29). A ficha de inscrição está disponível no site da prefeitura. Os pais ou responsáveis devem cadastrar os seus dados pessoais e dos estudantes. Além disso, deve informar o endereço para ser ofertado as vagas mais perto da sua residência.

“Os pais ou responsáveis precisam ficar atentos com as datas de entrega, pois cada faixa etária tem dias definidos. O edital com mais informações sobre o processo de matrícula pode ser encontrado no Portal do Aluno, caso o pai ou responsável ainda tiver alguma dúvida”, explicou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta. A entrega segue até o dia 16 de dezembro.

Plataforma de pré-matrícula

A pré-matrícula digital é uma iniciativa da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), junto com a Secretaria Municipal de Educação, que proporciona a integração entre as informações da pré-matrícula com os dados do sistema de gestão escolar, o i-Educar, já utilizado na rede.

“A plataforma proporciona um ambiente online com segurança e sem aglomeração, e ainda, com a possibilidade controle das vagas, em tempo real, por meio de dados e indicadores. Um dos recursos no espaço, é a facilidade de busca por vagas e escolas, por meio do mapa de georreferenciamento. Tudo isso com segurança e transparência”, ressaltou o diretor de DTI, Tiago Ferro Pavan.

Matrículas no Proeja

Assim como na Educação Infantil e Ensino Fundamental, os interessados em retornar às salas de aula, por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), deverão também realizar a pré-inscrição no site da prefeitura. A entrega dos documentos será apenas no ano letivo de 2021.

Confira os documentos necessários para a matrículas na Educação Infantil e Ensino Fundamental:

– Cópia da Certidão de Nascimento

– Cópia da Carteira de Identidade

– Cópia do CPF

–  Cópia do cartão do SUS atualizado

– Cópia do comprovante de residência (fatura de água ou luz atualizado)

– Cópia do Cartão Bolsa Família com a numeração do cartão (caso a família seja contemplada pelo programa)

– Cópia do CPF e a Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis (obrigatório)

– Declaração de trabalho dos pais ou responsáveis legais, informando nome da empresa, o horário da jornada de trabalho e o telefone comercial ou declaração informal de trabalho dos pais ou responsáveis.

–  Apresentar declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude às crianças que convivem com responsáveis legais

– Atestado médico com validade de 18 meses sobre a necessidade de alimentação especial (intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca, diabetes e outros);

– Laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) para as crianças laudadas com deficiência.

Continue Lendo

Geral

Cocal do Sul, Criciúma e Morro da Fumaça registram mortes por Covid-19

Publicado

em

Criciúma

A Região Carbonífera registrou neste domingo mais três mortes em decorrência do novo Coronavírus neste domingo. Os casos foram confirmados nas cidades de Morro da Fumaça, Cocal do Sul e em Criciúma.

Em Morro da Fumaça a vítima foi uma mulher de 87 anos. Ela era portadora de comorbidades e estava internada no Hospital São Roque. Foi a 11ª morte por Coronavírus na cidade desde o início da pandemia.

Em Cocal do Sul a Vigilância Epidemiológica confirmou a 21ª morte. A vítima foi uma mulher de 77 anos. Ela estava internada desde o dia 25 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga.

Em Criciúma, a vítima 127 do Coronavírus foi um homem de 78 anos. Ele também era portador de comorbidades.

Continue Lendo

Geral

Içara começa a semana com abertura de novo Centro de Triagem e mudanças no trânsito

Publicado

em

Içara

O último dia de novembro começa com mudanças em Içara: Na área da saúde, o município irá abrir o segundo Centro de Triagem (CT) ao Coronavírus a partir das 7h. Já no trânsito, alterações de sentido em algumas vias da área central da cidade farão com que os moradores prestem atenção às novas condições de circulação. 

O novo CT funcionará na sede do departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), localizada na Praça da Juventude, na área central e terá atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O segundo local de atendimento à covid-19 contará com 10 equipes, sendo 5 em cada turno de trabalho. 
As unidades de saúde de Içara também estão fazendo o atendimento às pessoas que estão com suspeitas de covid-19. Após o horário de encerramento dos atendimentos municipais, a população que precisar de atendimento deve procurar o Hospital São Donato.

No trânsito, as principais mudanças estão no trânsito da rua Cel. Marcos Rovaris que será invertido e passará a seguir da Avenida Procópio Lima em direção à rua Sete de Setembro, além do  sentido da Rua Henrique Lage, que mudará o sentido da Rua Sete de Setembro em direção a Avenida Procópio Lima. 
Além disso, a Rua Amaro Maurício Cardoso terá sentido invertido da Avenida Procópio Lima até a Rua João Lodetti, que mudará da Marcos Rovaris somente até a Rua Henrique Lage. A rua Duque de Caxias mudará o sentido entre a rua Cel Marcos Rovaris somente até a rua Altamiro Guimarães. 

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com