Conecte-se conosco

Geral

Inscrições abertas para cursos do Jovem Aprendiz em Içara

Publicado

em

Ouça esta matéria

Içara

A içarense Késsia Rodrigues, de 17 anos, não precisará mais se deslocar até Criciúma para assistir as aulas do curso de administração na Associação Beneficente Abadeus. A partir desta quinta-feira, as aulas da jovem, que trabalha como aprendiz no Tabelionato de Notas e Protestos de Içara, serão em Içara, no auditório da Associação Empresarial (ACII), graças a uma parceria entre o Governo de Içara, Abadeus e ACII.

“A vinda do curso para nosso Município foi maravilhosa. Como estudo no Salete Scotti, fica muito mais fácil aliar o curso com o trabalho e o estudo”, destaca a estudante, que terá o diploma do curso em mãos no mês de novembro.

Késsia é uma das 13 alunas da turma que teve a aula inaugural no município nesta quinta-feira. As vagas seguirão abertas durante todo o ano, e os interessados em entrar para o Jovem Aprendiz de Içara podem se cadastrar na Secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda do Município, das 8h às 12h e das 13h às 17h (a partir de segunda-feira 17/02), de segunda a sexta-feira. Antes, os estudantes içarenses precisavam se deslocar até Criciúma para participarem das atividades.

O curso acontecerá uma vez por semana, nas quintas-feiras, das 13h às 17h, no Talismã Center. “Serão ofertados os cursos de aprendiz de confecções, aprendiz de loja e supermercado, aprendiz de escritório em geral e aprendiz de auxiliar administrativo. Os professores da Abadeus ministram as aulas, a ACII entrará com o espaço e com o contato das empresas e nós realizamos os cadastros, entrevistas e seleção”, explica a psicóloga Deise Macedo, responsável pelo Acessuas Trabalho.

O prefeito Murialdo Canto Gastaldon prestigiou a primeira aula e conversou com os estudantes. “A busca por conhecimento tem que ser constante. As empresas contratam quem está sempre em aperfeiçoamento. Então aproveitem esta oportunidade, se esforcem e se dediquem”, recomendou.  “Que bom que vocês terão esse espaço climatizado e confortável aqui na ACII para estudarem. Espero que vocês tenham uma jornada muito proveitosa nos próximos meses”, acrescentou a secretária de Assistência Social, Habitação e Renda Karoline Calegari.

Quem pode participar

Jovens de todas as situações econômicas podem participar. Para participar, os pré-requisitos são: ter de 14 a 24 anos; que estejam estudando ou já tenham completado o ensino médio. As inscrições permanecem abertas durante todo o ano. A lista de documentos exige carteira de trabalho (original e/ou digital); identidade (RG), CPF, 1 foto 3×4, atestado de frequência escolar (constando o turno escolar ou histórico do ensino médio), comprovante de renda atual dos responsáveis, comprovante de residência atual (com CEP), identidade (RG) do responsável legal, CPF do responsável legal, cartão bolsa família (se tiver).

“A expectativa é termos mais de 30 alunos e aumentar o número de dias de curso na semana. Hoje estamos lançando uma semente aqui e essa semente vai germinar. O aprendiz que eles farão é de 16 meses, e às vezes eles tem a oportunidade de fazer até dois cursos. É uma possibilidade de inclusão fantástica, já que hoje nas empresas da região temos um índice de inclusão dos jovens na empresa de 80%”, informou a diretora da Abadeus Shirlei Monteiro.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criança de nove meses morre de Covid em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

Uma criança de apenas nove meses de vida morreu nesta quarta-feira em Criciúma. O caso foi confirmado em boletim pela vigilância epidemiológica da cidade. Ela nasceu com patologias, entre elas, cardiopatia congênita, que teve seu caso agravado pelo coronavírus e não resistiu. Foi a vítima de número 278 da pandemia na cidade.

Nesta quarta-feira a Região Carbonífera registrou uma outra morte. A vítima foi um homem de 68 anos. Morador de Cocal do Sul ele tinha comorbidades e estava internado no Hospital São Jose.

Além disso, Cocal do Sul registrou 13 novos casos de coronavírus nesta quarta-feira, dia 3 de março, além de 8 curas no dia de hoje. Atualmente, 41 pacientes estão em tratamento, sendo 39 em casa e dois na clínica. Até agora, o município já contabilizou 1824 casos da doença e 1756 curas desde que iniciou a pandemia.

Continue Lendo

Geral

Comissão de obras da Câmara intermedia reunião entre comerciantes da Santos Dumont e secretário de obras

Publicado

em

Ouça esta matéria

Ocorreu nesta quarta-feira (03) no paço municipal Marcos Rovaris, uma reunião entre representantes do comércio da avenida Santos Dumont no bairro São Luiz e o secretário de infraestrutura, planejamento e mobilidade urbana de Criciúma, Tita Belloli. O encontro foi intermediado pelos vereadores integrantes da comissão de obras da Câmara Municipal, Salésio Lima (PSD), Obadias Benones (Avante), Márcio Darós (PSDB) e Miguel Pierini (PP).

No local a prefeitura está realizando as obras do binário da Santos Dumont e os empreendedores reclamam da falta de acesso aos estabelecimentos, das condições dos desvios e também da sinalização. “Nossa maior reivindicação é manter os desvios em condições de trafegabilidade e garantir que a prefeitura passe a niveladora constantemente na Santos Dumond. A limpeza das calçadas também se faz necessário, pois muito material usado na obra é colocado em cima delas e isso dificulta demais”, ponderou Márcio Soares, proprietário de uma Lotérica.

Para Silvana Marcon, representante do setor supermercadista, a prefeitura precisa entender o lado dos comerciantes que estão sofrendo com o baixo movimento, que além da pandemia acaba ficando ainda mais prejudicado em virtude das dificuldades de acesso que os clientes tem devido as obras. “Hoje está muito complicado, além da pandemia a mobilidade no bairro foi muito afetada e o comércio está sofrendo demais. Sabemos que a obra é importante, mas precisamos fazer algo. O movimento caiu até 70% em alguns estabelecimentos”, declarou.

Os vereadores integrantes da comissão de obras se comprometeram a ser o elo entre os lojistas e o paço municipal. Após a reunião os parlamentares foram até o local e verificarem de perto todos os problemas relatados. “De fato a situação é compreensível. Sabemos que esta será uma das maiores obras da história da cidade, porém é preciso levar em consideração os pedidos feitos hoje, e, além disso, tentar atender o pleito da comunidade”, falou o vereador Márcio Darós, morador do bairro São Luiz.

O secretário Tita Belloli ouviu atentamente todas as reclamações e prometeu empenho para que as ações necessárias sejam realizadas já nos próximos dias.

Continue Lendo

Geral

Samu realiza parto de emergência em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

Uma equipe do Samu precisou atuar para realizar um parto de emergência nesta quarta-feira em Criciúma. Os socorristas foram chamados pouco depois do meio dia por uma moradora do Bairro Ana Maria. Ela informou as profissionais que estava em trabalho de parto e não conseguiu se deslocar ao hospital

Com apoio de um médico via telefone o técnico de enfermagem Luís Eduardo Vitório e o condutor-socorrista Willian Sebastião  realizaram o procedimento. O trabalho foi bem sucedido e mãe e bebê foram encaminhados em seguida para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com