Economia
Mais de 700 signatários catarinenses são convocados para participar de Assembleia para o desenvolvimento sustentável
O encontro será realizado online, no dia 24 de março, às 13h30, e busca reunir mais 700 signatários do Movimento Nacional ODS SC, de diferentes setores da sociedade, como o setor público, privado, academia e sociedade civil.

O encontro será realizado online, no dia 24 de março, às 13h30, e busca reunir mais 700 signatários do Movimento Nacional ODS SC, de diferentes setores da sociedade, como o setor público, privado, academia e sociedade civil.
Florianópolis, 18 de março de 2021 – Santa Catarina vive o pior momento da pandemia, e diante deste cenário a pauta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) se torna ainda mais urgente. Os ODS tratam de temas relacionados ao desenvolvimento social e econômico, a exemplo da pobreza, fome, saúde, educação, aquecimento global, igualdade de gênero, água, saneamento, energia, urbanização, meio ambiente e justiça social. Uma das metas do ODS 3, saúde e bem-estar, adaptada ao Brasil, trata da importância de, Até 2030, acabarmos com o problema de saúde pública, com de doenças como a AIDS, tuberculose, malária, hepatites virais, doenças negligenciadas, doenças transmitidas pela água, arboviroses transmitidas pelo aedes aegypti e outras doenças transmissíveis. Se estes eram desafios já exigiam um enorme esforço de gestão e inovação para serem alcançados, a partir da pandemia causada pelo coronavírus, este tema se torna ainda mais desafiador.
Além de impactar profundamente a área da saúde, outras áreas como educação, fome, desigualdade social e crescimento econômico são diretamente atingidas. “Diante de tantos desafios, fortalecer o debate, incentivar as redes de solidariedade, e dar visibilidade para ações dos nossos signatários, que estão alinhadas com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e visam mitigar os impactos da pandemia, tornaram – se grandes prioridades”, avalia Katiane Vieira, Coordenadora Estadual Geral Adjunta do Movimento ODS SC. “A Assembleia Geral será um momento importante para apresentarmos aos nossos signatários o que estamos prevendo como ação para o ano de 2021, além de tomarmos decisões de forma conjunta e democrática com os nossos signatários”, explica Katiane.
O Coordenador Geral do Movimento ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, reforça o convite e também fala sobre o objetivo do Movimento, “que é tornar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma prática na vida das pessoas e organizações catarinenses”. “A pandemia tem nos revelado o quanto ações individuais impactam coletivamente, e a agenda dos ODS tem como premissa a colaboração dos diferentes setores para superarmos os enormes desafios que nos são impostos neste momento. A atuação do Movimento ODS SC busca reforçar a importância dessas parcerias e a Assembleia será o momento de dialogar mais amplamente com os nossos signatários”, avalia Zimmermann.
Lideranças locais ODS
O Movimento ODS SC é formado atualmente por 736 signatários, e conta com uma coordenação estadual, formada por pessoas físicas e jurídicas, além de possuir 12 comitês locais espalhados por diferentes regiões do Estado. No mês de fevereiro e na primeira quinzena de março, foram realizadas eleições para renovar estas lideranças locais. Na ocasião, foram mais de 60 voluntários que se candidataram para facilitar a territorialização dos ODS no Estado. “Isso demonstra que mesmo num cenário tão difícil como o que estamos vivendo, há pessoas dispostas a doar o seu tempo e sua expertise para tornar a nossa sociedade mais justa e equitativa. Isso renova as nossas esperanças”, comenta Katiane.
A Assembleia Geral é uma realização do Movimento ODS Santa Catarina, e conta com o patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, da FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e com o apoio da Facisc – Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.
Para mais informações sobre como se tornar um signatário do Movimento ODS Santa Catarina e participar da Assembleia Geral, acesse: https://sc.movimentoods.org.br/.
Economia
CDL Criciúma realiza 1º Feirão de Empregos

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma realiza, nesta segunda-feira, 11 de setembro, a primeira edição do seu Feirão de Empregos. A ideia é reunir o maior número de nomes e contatos, para que as vagas disponíveis no comércio sejam preenchidas de forma assertiva e o mais rapidamente possível. O Feirão faz parte do projeto CDL Talentos, da entidade, que tem o objetivo de unir empregadores e empregados, resolvendo uma dor frequente no varejo, que é a falta de mão de obra.
A ação vai ocorrer das 14h às 17 horas, no auditório da instituição. Lá, a psicóloga Camila Busarello fará a entrevista e a avaliação do perfil dos candidatos para, posteriormente, indicar às lojas que aderiram ao CDL Talentos. De acordo com o presidente da CDL, André Luiz Santiago de Castro, o projeto visa otimizar as contratações, aumentar a retenção dos profissionais e melhorar a experiência, tanto dos lojistas, quanto dos candidatos. “É uma excelente oportunidade àqueles que estão em busca de um novo emprego, da recolocação profissional ou, ainda, que simplesmente querem mudar”, explana.
Para deixar o nome, basta comparecer à sede da entidade na segunda-feira. O cadastro é gratuito. Para os lojistas que têm interesse em recrutar por meio do programa, basta entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2100 ou e-mail [email protected].
Economia
Câmara aprova limite para juros no cartão de crédito e Desenrola

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) a proposta que remete ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a fixação de limites para os juros do cartão de crédito a partir de sugestão do mercado. O texto também contém as regras do programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil.
Os deputados aprovaram o substitutivo do relator, deputado Alencar Santana (PT-SP), para o Projeto de Lei 2.685/22, do deputado Elmar Nascimento (União-BA). Segundo o texto, o CMN deverá aprovar limites para juros e encargos cobrados no parcelamento da fatura nas modalidades rotativo e parcelado do cartão de crédito.
O texto aprovado prevê a portabilidade da dívida do cartão de crédito e de outros débitos relacionados a ele, mesmo os já parcelados pelo próprio cartão. Assim, o consumidor poderá buscar ofertas de juros menores para equacionar sua dívida.
Também foi incluído no projeto o texto da Medida Provisória 1.176/23, que cria o Programa Desenrola Brasil, a fim de incentivar a renegociação de dívidas, ofertando garantia para aquelas de pequeno valor (até R$ 5 mil).
O Plenário rejeitou todos os destaques e a proposta segue para votação no Senado.
Economia
MEI: mudança na emissão de Nota Fiscal de Serviços eletrônica começa a valer e

A Prefeitura de Criciúma aderiu à medida decorrente da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169, de 27 de julho de 2022. O Microempreendedor Individual (MEI), agora, deve emitir a Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), de forma obrigatória, por meio doSistema Nacional de Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), via aplicativo ou site (bit.ly/3YZGzdT).
A Administração Municipal utilizava o sistema Fly e-Nota para a emissão da NFS-e. O sistema deixará de ser utilizado pelos MEI’s enquadrados como prestadores de serviços. “Ressaltamos que esta obrigatoriedade alcança, somente, o MEI que presta serviços. Os demais contribuintes prestadores de serviços devem continuar emitindo normalmente suas NFS-e através do sistema disponibilizado pela Prefeitura de Criciúma”, acentua o auditor fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda, Diogo Luiz Brochetto.
O novo sistema passa a funcionar em todo o território nacional. O novo padrão nacional, a partir do Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, é vinculado à Receita Federal. Segundo Brochetto, que também é o chefe da Arrecadação e Apoio Tributário da Secretaria Municipal da Fazenda, a adesão do sistema tem como finalidade uniformizar o modelo do documento fiscal.
“O Sistema Nacional da NFS-e visa ter um ambiente de repositório de dados que assegure a integridade e disponibilize informações para os empresários e para as prefeituras”, afirma o auditor fiscal.
O que é a NFS-e Nacional?
A NFS-e Nacional é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em ambiente nacional pela Receita Federal para documentar as operações de prestação de serviços. A geração da NFS-e é feita automaticamente por meio de serviços informatizados, disponibilizados aos contribuintes.
“A NFS-e, documento digital, padronizado nacionalmente, possibilita aos municípios a troca de informações sobre o recolhimento de tributos e o perfil dos usuários, o que torna possível uma atuação dos entes federativos com mais inteligência de dados, simplicidade e praticidade na emissão, podendo emitir até pelo celular, além de não ter custos para adesão ao novo sistema”, explica Brochetto.
Para mais informações sobre o cadastro e a emissão de NFS-e podem ser obtidas por meio do Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (www.gov.br/nfse/pt-br), do Governo Federal.
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia3 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política3 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral3 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens6 anos atrás
Cidades