Conecte-se conosco

Geral

Mais de 800 bailarinos encantam o público durante o Unesc em Dança

Publicado

em

Ouça esta matéria

Dança. Um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. E foi dançando que mais de 800 artistas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul encantaram e emocionaram o público que lotou o Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, neste fim de semana, durante a 21ª edição do Unesc em Dança. 

Balé, dança de rua, dança contemporânea, dança do ventre, entre tantos outros estilos foram apresentados no decorrer do festival, suspenso por dois anos devido à pandemia da Covid-19. Um dos dançarinos que subiu ao palco foi Bruno Rezende Elias, que saiu de Sombrio ao lado dos colegas da Cia. De Dança Liberty para apresentar a coreografia “Floresta Encantada”, após um ano de preparação. “É a segunda vez que participo do Unesc em Dança e é muito gratificante e emocionante mostrar o nosso trabalho após tanto ensaio”, comenta.

Uma centena de coreografias

Ao todo, foram cerca de 100 apresentações infanto-juvenil e sênior, distribuídas entre sábado e domingo, todas finalizadas com muitos aplausos.

“Este é o maior evento de dança do Sul do estado e conta com apresentações de inúmeras companhias que representam a sensibilidade que a arte, a cultura e a dança traduzem nas suas diferentes expressões, trazendo para o nosso intenso cotidiano esta capacidade de olhar para o cenário onde estamos. A arte tem esta finalidade de proporcionar a reflexão sobre o que fazemos e como fazemos. Avalio o Unesc em Dança como um patrimônio da nossa cidade e da região”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Além das apresentações

Mas o festival não se atém somente às belas apresentações. Ela também contou com oficinas, palestras e  talks, iniciadas na última sexta-feira e sempre com convidados especiais que levaram conhecimento e descontração aos participantes.

“O Unesc em Dança coloca a Universidade como referência na cultura e na arte, desenvolvendo o seu protagonismo ao longo dos anos e figura entre os eventos de relevância no estado e, porque não, em âmbito nacional. Estamos felizes porque a Unesc se coloca mais uma vez como vanguarda em um eixo transversal da formação na educação superior também na área de humanidade, onde a arte e a cultura estão inseridas”, destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

Transformação do cenário cultural

Para a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, percebe-se que o Unesc em Dança transformou o cenário cultural da região ao longo dos anos. “O festival é aguardado pelos bailarinos e coreógrafos porque compreendem que é uma grande oportunidade. A Universidade tem colaborado efetivamente para ampliar a formação cultural das pessoas e consolidar grupos de dança para encontrar mercado de trabalho para os profissionais da área. Este é o papel da nossa Instituição: estar próxima da comunidade, estabelecer trocas e estar aberta, sempre trabalhando com projetos para que possamos, cada vez mais, melhorar os trabalhos culturais, sendo até mesmo exemplo para outras cidades que promovem festivais”, cita.

Quem também enfatiza a importância do evento é a diretora de extensão, cultura e ações comunitárias, Fernanda Sônego. Ela ressalta que a Unesc cumpre a sua missão mais uma vez. “A nossa instituição movimenta a  arte e a cultura não só em Criciúma, mas em toda a região, pois somos uma Universidade Comunitária que valoriza esta área, e estamos felizes em levar a comunidade a ver o que a nossa região faz com a dança. A expressão corporal nos ajuda a ser melhores, a transformarmos o mundo e rejubila a nossa alma. Estamos felizes em proporcionar, além dos espetáculos fabulosos, a oportunidade de formação com oficinas, a integração de pessoas, o reencontro entre amigos e a valorização da dança”, comenta.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

“Iniciamos o nosso planejamento em 2019, quando o evento foi contemplado pela Lei Rouanet. Durante estes anos fizemos captações de recursos com empresas da região e também com o BRDE. Por meio deste aporte, conseguimos fazer um planejamento e decisão para entregar o evento para a comunidade. O Unesc em Dança se consolidou, tanto que estamos na 21ª edição, onde tivemos 133 inscrições, a curadoria selecionou 100 coreografias, além de grupos convidados, como a Furb de Blumenau, grupos de Joinville, o grupo de dança da Unesc, que nos deram grande satisfação”, fala o produtor Cultural da Universidade, Maxwell Sandeer Flor.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Doença silenciosa, a importância da densitometria para detectar a osteoporose

Publicado

em

Ouça esta matéria

Silenciosa, raramente apresentando sintomas, a osteoporose é uma doença em que há diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, sendo o diagnóstico realizado, muitas vezes, após a ocorrência de pequenas fraturas. O ideal para evitá-la é a prevenção, com hábitos saudáveis, que vão desde uma alimentação balanceada e rica em cálcio, atividades físicas, exposição ao sol em horários adequados, além de consultas regulares e exames de diagnóstico por imagem.

“Muito se fala em qualidade de vida nos últimos tempos, principalmente na terceira idade. Porém, infelizmente, é muito comum as pessoas desenvolverem nesta fase dores pelo corpo, entre as principais causas a que merece destaque é a osteoporose”, pontua o médico radiologista da Cliniimagem, Alexandre Bonetti.

A perda de massa óssea começa a acontecer naturalmente a partir dos 40 anos. Para os homens, o risco é maior entre os 50 e 70 anos. Já entre as mulheres, a partir dos 35 anos a massa óssea começa a diminuir, mas sua redução mais significativa acontece depois da menopausa.

A densitometria óssea, exame realizado pela Cliniimagem, é rápido, indolor, seguro e um dos mais modernos da medicina, realizado por meio de aparelho computadorizado para detecção da doença. “Os objetivos do exame são, avaliar o grau de perda mineral óssea, indicar a probabilidade de fratura, possibilitar a obtenção da curva de perda óssea através do tempo quando a avaliação é feita periodicamente e auxiliar no tratamento médico”, observa Bonetti.

Continue Lendo

Geral

Criciúma realiza credenciamento para prestadores de serviços de fisioterapia

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma está realizando o credenciamento para a prestação de serviços de fisioterapia. O objetivo é suprir a necessidade da população que precisa deste tipo de procedimento e complementar o atendimento oferecido na Atenção Primária à Saúde. A chamada pública, que pode ser acessada em bit.ly/3GAzCXF, discorre sobre o credenciamento para procedimentos clínicos fisioterapêuticos e de outras áreas.

No ano passado, o município passou a oferecer a fisioterapia no Centro Multiprofissional, localizado no bairro Vila Isabel. Outra estrutura própria utilizada também para esse fim é a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Próspera, que começou a oferecer o serviço nesta semana. “Para ter acesso ao serviço, o paciente deve procurar a unidade de saúde de sua abrangência”, orienta a gerente de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Rubia Bresciani.

Juntamente de clínicas credenciadas, Criciúma realizou, em 2022, uma média de 10 mil atendimentos por mês na área da fisioterapia. “É um serviço muito importante para a população em geral. Por meio dele se diagnostica e trata dificuldades funcionais, que podem surgir ao longo da vida devido a, por exemplo, traumas ou avanço de doenças”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Continue Lendo

Geral

Final de semana com muitas atrações em Balneário Rincão

Publicado

em

Ouça esta matéria

Mais um final de semana com muitas atrações em Balneário Rincão. Atividades de orla, corrida, shows, e futebol, fazem parte da programação deste final de semana. Para quem curte praia, na orla da Zona Sul, o Sesc/Senac estará, a partir das 9h, com atividades de orla, esportes e recreação. Na orla central a Unesc começa seu projeto a partir das 9h e também fará no domingo.

“Final de semana com muitas atrações, e com show gratuito. O Rincão Sertanejo acontece no sábado e é gratuito. Além do show, teremos corrida, futebol e atividades de orla. Mais um final de semana com atividades para que toda família possa curtir”, destaca o diretor de eventos, Fernando Casagrande.

Para quem gosta de correr e, ainda curtir as belezas naturais de nossa cidade, o circuito de Corrida Surf Scream, acontece no sábado, dia 14, a partir das 18h, com saída da Plataforma Norte. A disputa acontecerá em duas modalidades: 4km e 8km, exclusivamente na orla da praia.

A  2ª edição do Rincão Praia Kids de Futebol na categoria sub 11, também acontece no sábado, a partir das 8h30, no campo de areia do Centro Comunitário de Balneário Rincão. A cada final de semana será uma categoria diferente (sub 11, 13, 15 e 17). O torneio vai até o dia 4 de fevereiro, encerrando com a categoria sub 17. Além de Balneário Rincão, teremos representantes de Criciúma, Içara, Araranguá e Orleans.

“Este torneio é de suma importância para os nossos alunos do projeto e também para as outras escolas e projetos esportivos da nossa região. Além da prática esportiva, tem o objetivo de promover a socialização e integração de todas as crianças e adolescentes participantes”, comenta o coordenador do projeto, Allan Rezende.

E para quem curte sertanejo, Neguinho e Mari e Rafa prometem animar o Rincão Sertanejo, a partir das 21h30 no calçadão, com entrada gratuita.  E a atração mais prestigiada do verão, continua neste final de semana, o Trenzinho da Alegria. Na sexta-feira e no sábado ele estará na Praça da Zona Sul. Já no centro ele fica no sábado e domingo, a partir das 17h.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com