Geral
Medicação: farmacêutica da Unesc orienta sobre o que pode e o que não pode em tempos de Covid-19

Criciúma
Em meio à tantas informações, somadas à preocupação com a situação em torno da pandemia do Covid-19, é comum que as pessoas fiquem com dúvidas e receios com relação ao uso de medicamentos. Para orientar de forma segura a professora e farmacêutica da Unesc, Silvia Dal Bó, traz algumas orientações importantes e confiáveis.
Uso do Ibuprofeno:
Um dos principais assuntos que gira em torno do tema é o uso da substância Ibuprofeno diante de algum sintoma neste momento de isolamento. Conforme Silvia, existem algumas evidências clínicas de que o seu uso pode agravar os sintomas em alguns pacientes, por isso, orientação de não optar por medicamentos que contenham a substância é a melhor para o momento. “Pelo fato de ser algo recente, ainda não há um estudo científico que suporte efetivamente esse dado, mas como a prática mostra que o uso está relacionado com uma piora dos quadros, segue recomendado que não se use o Ibuprofeno até segunda ordem. Temos os outros medicamentes, como a dipirona e o paracetamol como opção para dor e febre”, salienta.
Continuidade nos tratamentos:
Também é dúvida comum a segurança em manter tratamentos já em curso. Conforme Silva, as informações obtidas até o momento apontam que pacientes que têm doenças crônicas e que fazem o uso de medicamentos contínuos não devem suspender seus tratamentos. “Existe um agravamento com histórico de hipertensão e outras doenças cardíacas, assim como agravamento de casos de pacientes com diabetes ou outras doenças relacionadas ao metabolismo. Desta forma, não devemos suspender porque, quando suspendemos o tratamento dessas doenças, ocorre uma descompensação do organismo, um agravamento da própria doença e consequentemente pode acontecer a piora no quadro da infecção por coronavírus. É adequado manter os tratamentos até segunda ordem”, enfatiza.
Automedicação:
O alerta que vale para todos os momentos é ainda mais importante em tempos de pandemia: evitar a automedicação. De acordo a farmacêutica, diante da gravidade da situação, é ainda mais importante alertas para essa questão. “O vírus do Covid-19 é muito recente e os estudos ainda não mostram o impacto do medicamente sob a infecção e sobre a evolução do paciente. Existem muitos mitos e muitas informações equivocadas na internet neste momento, questões que não têm um cunho científico e colocam nossa saúde em risco. Ninguém deve fazer uso de medicamento sem orientação de um profissional de saúde, médico, farmacêutico ou enfermeiro”, acrescenta.
Geral
Vacinação em Içara começa pelos profissionais do São Donato

Letícia Pedro Brígido formou-se em Enfermagem em dezembro de 2019. Quase seis meses depois, ingressou no Hospital São Donato para atuar no enfrentamento da pandemia. “Sempre quis algo na área da saúde e dentre os cursos, a Enfermagem se destacou. No começo, tive medo. Foi um desafio enorme para mim neste período. Por dias, chorei, mas encontrei motivação a cada nova alta que tivemos no setor”, indica a profissional da clínica de covid-19 da instituição.
A jovem de 23 anos foi a primeira a receber a vacina contra a covid-19 em Içara nesta terça-feira, dia 19. Junto com ela, 10 profissionais que atuam também na Unidade de Terapia Intensiva e na clínica dedicada a pandemia tiveram a aplicação das doses da CoronaVac. “Nossa esperança por dias melhores é ainda maior agora”, acrescenta a enfermeira.
Ao todo, 122 trabalhadores do Hospital São Donato serão contemplados neste primeiro momento. Conforme definido no plano de enfrentamento nacional, a prioridade serão os profissionais da UTI, da clínica e do Pronto-Socorro que estão na linha de frente. Isto significa 36,9% do total de colaboradores que atuam na fundação filantrópica e quase 32% das doses recebidas pelo Município, de um total de 377.
Além das equipes do Hospital São Donato, o quantitativo recebido também será destinado aos trabalhadores dos centros de triagem e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados na cidade. “É o início do fim, tão esperado por toda a população brasileira e também içarense. Essa é a primeira vacina em território içarense”, lembra a prefeita, Dalvânia Cardoso (PP).
“Isso tudo foi acordado baseado em critérios técnicos e estratégicos considerando a exposição ao vírus, risco de agravamento das condições de saúde e possibilidades de óbitos. Em prol da saúde coletiva, em respeito aos mais frágeis e pela valorização e reconhecimento de todos os trabalhadores de saúde que estão na frente do enfrentamento da covid-19, estamos iniciando o processo de vacinação. É uma grande vitória da ciência e da humanidade”, avalia o secretário municipal de Saúde, Sandro Ressler
Geral
Prefeitura inicia operação tapa-buracos em Cocal do Sul

O município de Cocal do Sul iniciou nesta terça-feira (19) uma operação tapa-buracos, com o objetivo de melhorar as condições de tráfego e segurança em vias municipais, motivo de muitas reclamações pelos condutores. A ação está sendo executada pelos trabalhadores da Secretaria de Obras do município e os serviços começaram pelas ruas Edson Gaidzinski e Paulino Búrigo, na área central da cidade. Vale ressaltar que o trânsito está interrompido em meia pista na Rua Paulino Búrigo.
Somente nessa área, a prefeitura utilizou cinco toneladas de massa asfáltica. A operação vai continuar na área central do município ao longo do dia e deve contemplar diversos bairros da cidade.
“Assim que assumimos a administração nos deparamos com alguns equipamentos e máquinas quebradas, além disso o nosso consórcio de asfalto está de férias até o fim do mês. Por isso, a cidade está com muitos buracos no perímetro urbano; assim que consertamos as máquinas pegamos a massa asfáltica emprestada com o objetivo de ser uma solução imediata para não deixar a cidade a mercê desses buracos”, explica o prefeito e também atual secretário de Obras de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri.
A prefeitura realizou um diagnóstico de todas as ruas que precisam ser reparadas na cidade e após esse estudo, está realizando efetivamente a operação tapa-buracos. Conforme Fernando, a prefeitura está priorizando neste primeiro momento os buracos de maior impacto e na sequência, serão reparados os buracos menores.
“Estamos aproveitando que hoje o tempo está propício, tendo em vista que a previsão para os próximos dias é de chuva e a população não iria mais aguentar a situação nos moldes que estava. Esse é um compromisso que assumimos com a cidade e depois que o consórcio estiver aberto, essa manutenção preventiva será mais rápida e eficaz”, finaliza o prefeito.
Geral
Terça-feira histórica para a saúde de Criciúma

O Salão Ouro Negro, no Paço Municipal, foi palco de uma cena que entra para a história da saúde pública de Criciúma. Foi nele que foram imunizados os cinco primeiros moradores da cidade contra o Coronavírus. As doses que chegaram ao município vieram em um volume menor do que se esperava. Mesmo assim, o gesto simbólico do início da vacinação é marcante.
“Aos poucos vamos imunizar a população e com certeza vamos terminar este ano em uma situação bem melhor. É um momento emocionante”, disse o Secretário de Saúde Acélio Casagrande. “Esse salão foi palco de dezenas e dezenas de reuniões, mas hoje ele serve para um momento histórico e de muita alegria para os criciumenses”, emendou o prefeito Clésio Salvaro.
A Agente Comunitária de Saúde Adelaide Santiago, 61 anos, foi a primeira a receber a dose da Coronavac. Em seguida também foram imunizados o Fisioterapeuta Douglas José Nazário, 64, a técnica de enfermagem Maria Helena de Queiroz, a Higienizadora Vanilda Duarte da Silva e a enfermeira Isoleia Romagna. Os cinco, em 21 dias, vão receber a segunda dose.
“Também vamos imunizar os idosos que vivem nos asilos e entre os profissionais de saúde nós priorizamos os que tem mais de 50 anos. É nessa faixa etária e acima dela, que ocorreram os casos mais graves e a maioria das mortes”, justifica Acélio
-
Geral6 meses atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 meses atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia2 meses atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral2 meses atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia2 meses atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Economia10 meses atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Polícia2 semanas atrás
Adolescentes morrem em grave acidente no Balneário Esplanada
-
Geral2 meses atrás
As imagens do temporal em Criciúma