Conecte-se conosco

Geral

No Dia Mundial da Saúde, histórias de superação na luta contra a Covid-19 em Treviso

Publicado

em

Ouça esta matéria

Aos 45 anos e com disposição para trabalhar, o motorista Vanderli Pereira foi infectado pelo Coronavírus e passou por momentos de aflição. Foram 22 dias de internação respirando com auxílio de oxigênio e à espera de um leito de UTI. No período, perdeu mais de 20kg e teve 70% dos pulmões afetados pela doença.

“Eu não tinha força, não conseguia me movimentar e o oxigênio no máximo não dava conta”, disse. A recuperação de Pereira é descrita pela família como um milagre.

“Achavam que eu não ia sobreviver porque minha situação era grave, mas Deus é bom e me recuperei sem UTI. Fiz o tratamento com fé e com a minha vontade de viver deu tudo certo. Sem a ajuda da minha esposa eu também não voltaria”.

Agora em casa, Pereira recebe assistência da Secretaria de Saúde. O município fornece suporte de oxigênio, um oxímetro e sessões de fisioterapia. “Pedimos o oxigênio e já trouxeram. Eu fui muito bem acolhido pelas enfermeiras do Centro de Triagem”, disse.

A esposa de Pereira, Sandra Tramontin, e os dois filhos também tiveram Covid-19. Segundo Sandra, os sintomas foram leves e a recuperação foi realizada em casa.

A expectativa do motorista é voltar em breve ao trabalho e fazer a vacina contra o Coronavírus. “Essa doença não é brincadeira. Todos aqui em casa vão fazer a vacina”, concluiu.

Assim como o Pereira, a aposentada Marilu Spricigo de Freitas, de 63 anos, ficou internada por conta da Covid-19. Após a alta hospitalar, ela procurou o setor de fisioterapia da Policlínica Central para tratar das sequelas da doença.

“Quando cheguei aqui estava tremendo, não conseguia fazer os exercícios e ficava tonta. Agora estou ótima, já ando de bicicleta e voltei a caminhar também”, contou.

Marilu é umas das pacientes atendidas pelo setor de fisioterapia da Secretaria de Saúde. A unidade oferece sessões aos que apresentam problemas respiratórios e fadiga muscular no pós-tratamento do Coronavírus.

Segundo a fisioterapeuta Rafaela Marques, os pacientes sentem cansaço no corpo, dores articulares e falta de força, o que provoca cansaço respiratório. “A fisioterapia vem trazendo ganho de força muscular e, consequentemente, os pacientes começam a reagir melhor aos esforços, diminuindo a dispneia e o cansaço”.

Médica reforça protocolos de saúde

A manutenção das medidas de prevenção é fundamental para evitar a proliferação da Covid-19. Segundo a médica do Centro de Triagem do município, Narayana Irmani da Silva, usar máscara de proteção, manter hábitos de higiene e evitar aglomeração são instrumentos para controle da pandemia.

Em caso de sintomas, a orientação é procurar uma unidade de saúde. “Para tentar fazer o isolamento desde cedo e evitar a propagação. Pessoas que não tem sintomas podem transmitir, mas quem tem sintomas transmite muito mais”, explicou.

O Centro de Triagem de Treviso está disponível à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo de Criciúma decreta luto, Câmara emite nota de pesar

Publicado

em

Ouça esta matéria

Prefeito de Criciúma Clésio Salvaro decretou no final desta manhã de domingo Luto oficial de três dias no município em decorrência da morte do ex-vereador Júlio Colombo. Já o presidente da Câmara Arleu da Silveira, emitiu uma nota de pesar. Confira:

Nota Prefeitura de Criciúma A Prefeitura Municipal de Criciúma decreta luto oficial de três dias e manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento ocorrido na manhã deste domingo (11), do ex-vereador Julio Cezar Colombo, aos 57 anos.Julio Colombo era advogado, liderança da região do Rio Maina e se destacou como presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), vereador e presidente da Casa Legislativa, prefeito interino de Criciúma, entre outras áreas da gestão pública.Um político que buscava, sempre, realizar e defender aquilo em que acreditava.Todas as repartições públicas de Criciúma deverão estar com as bandeiras hasteadas a meio-mastro.

Nota Câmara CriciúmaA Câmara Municipal de Criciúma comunica, com pesar, o falecimento do ex-vereador Julio Cezar Colombo, aos 57 anos, ocorrido na manhã deste domingo (11), por complicações causadas pela Covid-19. Por dois mandatos, Julio atuou como vereador no município de Criciúma, presidindo a Câmara entre os anos de 2017 e 2018. O Legislativo Criciumense presta apoio aos familiares neste momento triste e externa suas condolências à todos aqueles que perderam amigos e entes queridos em decorrência da Covid-19. A Câmara de Criciúma decreta Luto Oficial de três dias.

Continue Lendo

Geral

Professor de 29 anos morre vítima do Coronavírus

Publicado

em

Ouça esta matéria

O município de Criciúma registrou mais uma morte em decorrência do novo Coronavírus. A vítima é um professor de 29 anos. O profissional atuava na rede pública de Criciúma e lecionava na escola Lili Coelho, no Promorar Vila Vitória.

Wilson Bernardo Borges era professor de Educação física e estava internado no Hospital São José. Na noite deste sábado ele perdeu a batalha para a doença. Em nota o Sindicato dos Servidores Púbicos de Criciúma lamentou a morte.

A Vigilância Epidemiológica também confirmou a morte de uma mulher de 37 anos, agora são 375 as mortes em Criciúma desde o início da pandemia.

Continue Lendo

Geral

Mais quatro mortes confirmadas em Criciúma por Covid

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Vigilância Epidemiológica de Criciúma confirmou neste sábado mais quatro mortes provocadas pelo Coronavírus. Duas das mortes foram registradas neste sábado. As outras duas ocorreram em dias anteriores. As vítimas estavam internadas em cidades vizinhas e por isso os óbitos só entraram na estatística neste sábado.

Hoje morreram duas mulheres. Uma delas tinha 70 e a outra 66 anos. Já as outras mortes são de dois homens. Um deles, de 43 anos, morreu na quinta-feira. O outro é um jovem de 27 anos que foi a óbito na sexta-feira. Agora Criciúma soma 373 vítimas desde o início da pandemia.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com