Conecte-se conosco

Geral

Novos focos do mosquito da dengue são encontrados em Criciúma

Publicado

em

Criciúma

Chuvas dos últimos dias deixa água parada resultando na proliferação do Aedes Aegypt, mosquito responsável pela transmissão da dengue, zika virus e chikungunya

Cinco focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika virus e chikungunya,foram descobertos pelo Programa de Combate a Dengue da Vigilância Epidemiológica de Criciúma só no mês de janeiro. O bairro Quarta Linha foi o primeiro a ter dois focos encontrados em momentos diferentes, chamado de revisão de foco. Já no São Simão, um foco foi achado devido a armadilha que é monitorada semanalmente pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

Já no final do mês, foram encontrados um foco no bairro Próspera e um no Nossa Senhora da Salete. “Esses a gente pegou em pontos estratégicos, áreas consideradas de risco, devido a grande quantidade de recipientes que tem no local e que podem acumular água. Por exemplo cemitério, ferros velhos, borracharias e floriculturas”, explicou a médica veterinária do CCZ, Mayara Vieira Tizatto.

Os agentes de combate às endemias vão realizar vistorias nas residências dos munícipes. Eles estarão identificados com crachá e colete e utilizarão carros oficiais ao realizar as vistorias. O horário de vista dos profissionais é das 8h às 11h e das 13h às 15h. A inspeção, no primeiro momento, será feita apenas de segunda a sexta-feira. “A gente gostaria de reforçar o pedido para população de atender os agentes de endemias para que eles fazerem a vistoria do ambiente, dar as orientações”, ressaltou Mayara.

A veterinária recomenda que cada morador tire pelo menos 10 minutos do dia, uma vez por semana, para olhar o interior da casa e principalmente a área externa. “Todos aqueles recipientes côncavos, que possa acumular água devem ser armazenados de forma adequada, ou virar a boca para baixo, ou colocar embaixo de uma cobertura, que não chova pelas laterais ou fazer o descarte adequado”, instrui.

Se qualquer pessoa tiver febre alta, dor atrás dos olhos, manchas no corpo, dor em articulações e no corpo, deve imediatamente procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. O paciente nunca deve se automedicar.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unesc comemora resultados do Enade

Publicado

em

Criciúma

Mais uma vez a Unesc pode comemorar os resultados obtidos pelos seus cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta semana a Instituição recebeu os dados da avaliação realizada em 2019 e teve todos os cursos participantes em destaque em âmbito regional.

O ensino da Unesc foi representado na prova pelos acadêmicos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Entre os destaques da Universidade que alcançaram nota 4 na máxima de 5 estiveram os cursos de Biomedicina, Educação Física Bacharelado e Engenharia Civil.

Conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o assunto foi recebido com orgulho pela Instituição. “Tivemos um significativo destaque regional no Exame. Isso nos deixa muito satisfeitos e com ainda mais entusiasmo para continuarmos com foco na excelência do ensino”, comenta.

Tal reconhecimento, na visão da pró-reitora Acadêmica da Instituição, Indianara Reynaud Toretti, representa a força de um dos grandes alicerces da Universidade. “Nosso trabalho, que se divide em ensino, pesquisa e extensão, sem deixar de lado a inovação, é recompensado e fortalecido com resultados como esse. Os desafios são grandes, mas não maiores que a capacidade de reinvenção e superação de uma grande Universidade como a Unesc”, completa.

O Enade é um dos métodos utilizados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para avaliar o desempenho das faculdades e das universidades de todo o país.

Continue Lendo

Geral

Volta às aulas vai ganhar novo ritmo em Criciúma

Publicado

em

Criciúma

Com a melhora no cenário de combate a Covid-19 na região, que entrou hoje na Bandeira Amarela, o ritmo de volta às aulas em Criciúma deve mudar. Desde a quarta-feira os alunos com dificuldades no aprendizado na plataforma Online estão sendo levados à sala de aula para períodos de reforço. A ação vai se manter, mas com um volume maior de estudantes.

“A partir de terça-feira vamos começar o escalonamento dos alunos de 5º e 9º ano. Desta forma vamos conseguir atender um número de alunos maior nessas séries conforme a metragem de cada unidade e vai ser assim até atingirmos todas as etapas de ensino. A educação infantil também volta na semana que vem. Vamos focar na recuperação de conteúdos”, explica a Secretária de Educação Cristiane Uliana Fretta.

Continue Lendo

Geral

Centros Infantis de Educação da Afasc preparam retorno às atividades.

Publicado

em

Criciúma

As unidades escolares aguardam considerações do Comitê de Gerenciamento.

Os 35 Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) já estão com seus Planos de Contingência prontos. A partir de agora apenas aguardam apreciação do Comitê de Gerenciamento para retomada das atividades. As unidades vão seguir o Plano Municipal de Contingência e a matriz de risco apresentada pelo Estado, por meio da Central de Operações de Emergência em Saúde (COES).

A associação, através do Departamento de Educação Infantil (DEI), já realizou os protocolos pedidos pela comissão. A partir da próxima terça-feira (27), cada um dos planos passará pela primeira análise do comitê, para posterior aprovação.

“Nossa instituição está trabalhando firme para reabrimos nossas unidades escolares e receber nossas crianças com todo carinho e dedicação de sempre.” Frisou Adriano Boaroli, diretor executivo da Afasc. 

Continue Lendo

Mais vistos