Geral
Obras do Binário avançam e avenida Santos Dumond tem novo ponto de interrupção no trânsito

Criciúma
As obras de implantação do Sistema Binário, no bairro São Luiz, em Criciúma, avançam e nova frente de trabalho deve iniciar na próxima terça-feira (24). Para que isso aconteça o trânsito será desviado em mais um trecho da Avenida Santos Dumond, dessa vez entre os cruzamentos das ruas Nilo Peçanha e Afonso Pena. O trecho em obras e os desvios necessários ao trânsito estarão devidamente sinalizados, mesmo assim, a Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) de Criciúma, estará dando suporte, sobretudo ao desvio do trânsito pesado que necessita chegar a uma indústria de alimentos localizada no bairro.
“Estaremos com equipe na madrugada indicando os desvios para evitar transtornos, principalmente dos caminhões pesados que chegam à indústria”, destacou o gerente de Operações da DTT de Criciúma, Paulo Borges. Segundo ele, “os automóveis e caminhões de menor peso devem ficar atentos à sinalização ou, se possível, buscar rotas alternativas”.
Desvio para caminhões
Mesmo com toda sinalização, o gerente acrescenta que os desvios para caminhões pesados devem ser feitos pela rodovia Luiz Rosso, entrando na rua Júlio de Castilho e seguindo até a rua Nilo Peçanha.
Para àqueles com peso inferior a 10 toneladas, existem desvios específicos. Vindo do Pinheirinho, o trajeto deve ser rua Visconde de Cairú, Domênico Sônego, Artur Bernandes até a Nilo Peçanha. Vindo da Próspera, a rota é rua Joaquim Nabuco, Mem de Sá, Domenico Sônego e Visconde de Cairú.
Proibido estacionar e parar na rua Júlio de Castilho
Para que os desvios possam suprir a necessidade do trânsito, será proibido estacionamento em ambos os lados da rua Júlio de Castilho. A proibição iniciará na próxima segunda-feira (23) e também terá acompanhamento da DTT.
Obras do Binário
O investimento para promover as melhorias é de R$ 32.433.128,48. O recurso foi garantido por meio de operação de crédito externo firmada junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), no valor de US$ 17,2 milhões.
Geral
Criciúma chega a 248 mortes por Coronavírus

O município de Criciúma chegou nesta sexta-feira as 248 mortes registradas na cidade em decorrência da Covid-19. As três últimas vítimas foram confirmadas em boletim enviado pela vigilância epidemiológica.
As vítimas são três homens. Eles tinham 44, 35 e 63 ano e estavam internados em hospitais da cidade. O município segue solicitando a população que mantenha atenção aos cuidados para as medidas sanitárias de combate ao Coronavírus.
Geral
Em Morro da Fumaça, aulas iniciam no dia 17 de fevereiro de forma híbrida

Os alunos da Rede Municipal de Morro da Fumaça retomam as aulas no próximo dia 17 de fevereiro de forma híbrida devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Todos os detalhes foram definidos em encontro com as gestoras das escolas e dos Centros de Educação Infantis (CEI’s).
A secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron, explica que para organização do retorno, os pais responderão uma pesquisa para que se tenha uma diagnóstico do retorno. “Os pais terão a opção de escolher se o filho terá aula presencial ou remota”, destaca.
A lei 18.032/2020, do Governo do Estado, considera as atividades educacionais essenciais, por isso a opção pelo presencial, porém, para isso, foi elaborado o Plano de Contingência da Educação para a Retomada das Aulas Presenciais (Plancon Edu). “É um instrumento de planejamento e preparação que está pronto e aprovado pela Defesa Civil e por uma comissão criada para acompanhar este trabalho. Por isso, os pais podem ficar tranquilos que o retorno será seguro. Estamos tomando todas as medidas de prevenção e combate ao coronavírus”, pontua Greicy.
Conforme a portaria conjunta 983/2020, se a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) estiver na matriz de risco grave (cor laranja), e se manter assim ou migrar para a matriz amarela ou azul, as escolas e CEIs estão autorizadas a retomar as aulas presenciais, desde que a capacidade operativa das salas respeitem o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro.
Geral
Não dê esmolas: Assistência Social de Criciúma alerta sobre riscos decorrentes da ação

Criciúma dispõe de três serviços à disposição da população em situação de rua. Por isso, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação pede para que a população não oferte esmolas. Isso porque, na maioria dos casos, as doações não são utilizadas para a alimentação, além de incentivar a permanência nas ruas e não proporcionar bem-estar às pessoas.
A permanência da população em situação de rua nas sinaleiras pode ocasionar riscos, como atropelamentos e acidentes ao estarem caminhando pelas avenidas. “Se não for ofertada a esmola, automaticamente essa população que se encontra em situação de rua vai procurar os atendimentos disponibilizados pelo governo”, explicou o secretário municipal da Assistência Social e Habitação de Criciúma, Bruno Ferreira.
Serviços em prol da população em situação de rua
Os serviços à disposição da população em situação de rua estão funcionando normalmente. São estes: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), Casa de Passagem e Abordagem Social.
“Estes serviços são essenciais para que eles tenham direito à alimentação, banho, vestuário, bem como atendimentos e acompanhamentos”, afirmou a coordenadora da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, Dudi Sônego.
Centro Pop
Aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, o Centro Pop dispõe de refeições, vestuários, sanitários, higiene pessoal, armazenamento de pertences e emissão de documentos. Diariamente, cerca de 35 cafés da manhã, 25 almoços e 20 cafés da tarde para a população em situação de rua que recorre ao equipamento. Este fica localizado na rua Martinho Lutero, 179-325. Saiba mais em: https://www.criciuma.sc.gov.br/site/noticiaUnica.php?noticia/14086#conteudo.
Casa de Passagem
Com vagas para 20 homens e oito mulheres, a Casa de Passagem funciona 24h horas por dia, em todos os dias da semana. No local, são realizados encaminhamentos, prestados auxílios para a elaboração de currículos, além de conter dormitórios, refeições e higiene pessoal a disposição dos usuários. A Casa de Passagem fica na rua Giácomo Sônego Neto, 415, no bairro Pinheirinho. Saiba mais em https://www.criciuma.sc.gov.br/site/noticiaUnica.php?noticia/14414#conteudo .
Abordagem Social
A Abordagem Social consiste em educadores que circulam pelas ruas, oferecendo os serviços do Centro Pop e da Casa de Passagem à população em situação de rua. Saiba mais em https://www.criciuma.sc.gov.br/site/noticiaUnica.php?noticia/15012#conteudo .
-
Geral6 meses atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 meses atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia2 meses atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral2 meses atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia2 meses atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Economia11 meses atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Polícia3 semanas atrás
Adolescentes morrem em grave acidente no Balneário Esplanada
-
Geral2 meses atrás
As imagens do temporal em Criciúma