Conecte-se conosco

Geral

Obras no binário causam mudanças no trânsito no bairro São Luiz

Publicado

em

Ouça esta matéria

Devido ao novo estágio das obras do Binário da Santos Dumont, o trânsito na região terá modificações. A partir do domingo (25), às 6h, a Avenida Santos Dumont, no sentido Pinheirinho/Luiz Rosso, estará fechada no cruzamento com a rua Rodrigues Alves. Já a rua Desembargador Pedro Silva estará interdita no encontro com a rua Duarte da Costa.

As obras do binário entrarão na etapa de construção de cabeceira do elevado, que une o viaduto e a estrada. As mudanças devem permanecer para os próximos meses. A Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) estará no local com agentes e placas de sinalização para orientar os motoristas.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Alunos do Terceirão do Colégio Unesc se emocionam ao receber ‘caixa de memórias’

Publicado

em

Ouça esta matéria

O último dia de aula do terceirão do Colégio Unesc não poderia ser diferente. O conteúdo programado pela equipe da instituição veio carregado de muita emoção, história e recordação. A surpresa preparada com muito carinho pelos professores da instituição ocorreu no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, nesta sexta-feira (11/11), e contou ainda com um mural de frases dos escritores favoritos dos discentes.

Para acolhê-los de forma carinhosa como merecem, eles contaram ainda com outra surpresa bem especial: seus familiares. Na bagagem dos convidados ilustres estavam as ‘caixas de memórias’ que vieram recheadas de fotos, cartas, desenhos, brinquedos, uniformes antigos e objetos simbolizando a caminhada deles no colégio.

Em uma das poltronas estava a professora Liliana Dimer, mãe do aluno do 3º ano do Ensino Médio, Cristhian Dimer Macieski. Ela trouxe um baú com muitas lembranças e até uma carta contando toda a trajetória do estudante. “É um dia muito emocionante. A gente revive toda a história da vida deles, desde o momento que foram pensados até o momento que chegaram aqui. A partir de agora é vida adulta”, comentou ela com a voz embargada. 

Olhando atentamente cada lembrança colocada no baú, Cristhian não escondia o choro e ficou minutos analisando cada detalhe preparado pela mãe. “As roupinhas, as fotos, tudo é muito lindo. Percebemos, com isso, o quanto crescemos. A carta, os brinquedos e a camisa do meu time do coração, o Vasco, é emocionante. Obrigado ao colégio por compartilhar e fazer os nossos pais virem até aqui para esta homenagem”, comentou Cristhian.

Se para os alunos e familiares o momento era de comoção, para os professores não poderia ser diferente. “Sou grata por poder estar acompanhando vocês nessa jornada. Quero desejar um mundo repleto de possibilidades e que sejam muito felizes. A trajetória e o projeto de vida de cada um têm um ponto e vírgula hoje, pois continua logo ali, na Universidade. Que sejam felizes nas suas escolhas e nos seus ideais”, desejou a diretora do colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

Vivência, momentos e aprendizados

Vivência, momentos e aprendizados. Essas três palavras também foram utilizadas pelos familiares dos alunos Artur Torquato Alves e Matheus Just Barchinski. Além de todo aprendizado, os dois fizeram uma linda amizade que iniciou ainda quando pequenos. Os dois estão na instituição desde o 1º ano do Ensino Fundamental e pretendem fazer o mesmo curso superior: Ciência da Computação. Ao lado, os pais, orgulhosos da trajetória e da amizade que os dois construíram em todos esses anos de aprendizado na instituição.

Na caixa de memórias, muitas fotos dos dois, inclusive da primeira apresentação da escola. “Eu guardo tudo e tenho todas as apresentações. Esta, inclusive, foi a primeira deles. Era a apresentação da Menina Bonita do Laço de Fitas”, comentou Roseli, mãe do Artur, que veio acompanhada do pai do estudante, Edson Rocha Alves.  

“Tudo o que aprendi até agora foi graças ao colégio. Vou levar comigo. A cada cantinho que passo lembro de algo, de todos os momentos que tive no colégio”, complementou o estudante, pouco depois de fazer uma foto com os pais. 

Todo esse carinho com a instituição também foi rememorado pelo aluno Matheus. “Tudo o que sei foi conquistado aqui. Aqui aprendi a ler, a escrever, a produzir textos. Aqui é uma parte de mim e fiz uma grande amizade”, comentou ele, que estava com a mãe Margarete Just. 

Quem também estava muito entusiasmado era o aluno João Pedro Alves. “A hora que abri a caixa fiquei muito emocionado, passou um filme na sua cabeça por tudo o que vivi nos últimos anos. Sempre tive o apoio da família e sem dúvida ficará guardado para sempre na minha memória. Agora um novo ciclo e grato por todo aprendizado”, sublinhou.

Para a mãe, Paula Alves, reviver esse momento é muito emocionante. “Ficamos emocionados e orgulhosos de ver que essa sementinha que a gente plantou está brotando lindamente e cheia de sonhos. Esse momento ficará guardado para sempre em nossas memórias”, disse. 

O pai, Marcelo Lage, também agradeceu o colégio pelo momento proporcionado. “Isso ficará eternamente guardado em nossos corações”, disse o pai. “A história dele só está começando”, complementou a irmã, Maria Luiza, de 9 anos, que também fez questão de estar neste dia.

A escola ainda preparou um vídeo de homenagem com os momentos vividos neste ano e mensagens deixadas pelos professores. Ao longo da semana eles ainda tiveram muitas atividades, como banho de piscina e festa das cores.

Continue Lendo

Geral

Presença de público é o destaque do Festival literário de Içara

Publicado

em

Ouça esta matéria

A terceira noite da segunda edição do Festival Literário de Içara, nesta quinta-feira (10), foi marcada pela emoção em forma de canto com a Associação Coral de Içara; e pela maneira leve e divertida, mas responsável, com que o escritor Marcos Piangers falou sobre o impacto da paternidade na vida de um homem em diversos aspectos. Na ocasião, um público participativo e encantado, de mais de 600 pessoas, segundo a organização, lotou o salão da igreja Matriz.

“Mais uma noite para ficar registrada na história de Içara. A associação coral fez um lindo e emocionante show, como sempre. O público compareceu e interagiu, o que nos mostra que o Festival Literário já está consolidado, e o Marcos Piangers, que fechou a noite da melhor maneira possível. Dá vontade de ficar ouvindo por horas. Lembrando das atrações do dia que também fizeram a festa dos estudantes içarenses”, avaliou a prefeita Dalvania Cardoso.

Sandra Helena, pedagoga, veio de Criciúma para prestigiar o Festival Literário e confessou que ficou surpresa com a organização e com a programação diversificada. “Como pedagoga e apaixonada pela leitura, sempre me organizo para visitar eventos como esse em nossa região. Içara está de parabéns. Organização impecável, programação variada, muitos títulos infantis disponíveis, e a palestra com o escritor Marcos Piangers que foi encantadora. Parabéns à administração municipal e a todos os envolvidos neste evento”.

Continue Lendo

Geral

Governo de Criciúma implanta sistema de capacitação orientada para servidores públicos

Publicado

em

Ouça esta matéria

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria-Geral do Município e Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta sexta-feira (11) uma nova ferramenta de planejamento estratégico, que oferecerá uma série de ações para aprimorar o conhecimento dos servidores públicos. A Escola Municipal de Governo (EMG) de Criciúma tem o objetivo de estabelecer medidas para aperfeiçoar, qualificar e atualizar o conhecimento dos servidores públicos, por meio de atividades relacionadas à formação.

A primeira capacitação da Escola Municipal de Governo já aconteceu. Em setembro, profissionais de todas as áreas da administração municipal se reuniram para a oficina de Elaboração do Plano de Gestão de Riscos e Cadeia Integrada de Valor. “A Escola de Municipal de Governo serve para aprimorar o conhecimento dos profissionais, com o intuito de melhorar ainda mais o serviço prestado à comunidade. Um plano de capacitação com mais de duas mil horas em cursos foi elaborado, onde as categorias foram divididas em seis dimensões, são elas: estratégica, de atendimento, setorial, gerencial, introdutória e formação pessoal”, explicou a coordenadora da Escola Municipal de Governo de Criciúma, Gislene Sala.


Em 2021 o município passou a elaborar o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), sistema de referência em gestão do Ministério da Economia, além da criação e execução do Planejamento Estratégico para Gestão Municipal (PEGEM). “Devido a uma alteração no primeiro ciclo de governança e gestão do MEG, era necessário a implantação de um plano de capacitação. Na época, conquistamos a categoria bronze 4. Então, um dos pontos para aumentar a pontuação foi a implantação da Escola Municipal de Governo. Paralelo a isso, foi desenvolvido um sistema para ajudar os servidores no trabalho prestado à comunidade”, ressaltou.

“Depois de algumas mudanças no segundo ciclo do MEG, que passou a se chamar Modelo de Governança e Gestão (CGG), precisamos atender alguns requisitos para atingirmos os 35 pontos necessários, e com um Plano de Capacitação Orientada, acreditamos que isso será possível”, afirmou. Para a construção do plano, foi instituído uma Comissão de Gestão de Formação Orientada (CGFO).

Algumas capacitações possuem início imediato, como aulas disponíveis em plataformas gratuitas, promovidas pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Fundação de Escolas de Governo ENA, Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério da Educação (MEC). “Outros cursos presencias e semipresenciais também serão realizados até 2024. Para isso, a Escola de Governo de Criciúma está buscando parcerias e recursos para viabilizar as práticas de ensino aos servidores”, completou.

O secretário-geral do município, Vagner Espíndola, comemorou a implantação do modelo e agradeceu a equipe que trabalhou na elaboração do sistema. “Não tenho dúvidas que hoje fizemos o maior investimento do nosso governo, pois estamos trabalhando com conhecimento. A Escola de Governo vai nos proporcionar uma capacitação orientada, para que possamos de fato, usar esses ensinamentos para melhorar a qualidade de vida tanto de todos os servidores, quanto da comunidade, assim prestaremos um serviço ainda mais qualificado”, finalizou.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com