Conecte-se conosco

Geral

Paixão pelos Engenheiros do Hawaii se transforma em coleção compartilhada na Feira de Vinil do Shopping Della

Publicado

em

Criciúma

A banda Engenheiros do Hawaii é conhecida nacionalmente há mais de 30 anos pelas letras críticas com tom de filosofia. O técnico de informática Deivid Morona tinha apenas três anos de idade em 1985, quando Humberto Gessinger, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz começaram a fazer o som que se tornaria uma paixão transformada em coleção.

A primeira lembrança de Deivid relacionada ao grupo foi em 1989, quando tinha sete anos e costumava passar as férias na casa da avó em Florianópolis. “Eu ficava no quarto do meu tio ouvindo som e gostava de gravar as músicas que tocavam na rádio. Um dia acabei gravando a música ‘Somos quem podemos ser’, do terceiro disco do Engenheiros do Hawaii”, relata.

A partir daí ele começou a ouvir as músicas da banda com mais frequência, principalmente no toca fitas. Ao ganhar o CD “Ouça o que eu digo, não ouça ninguém”, o garoto despertou o interesse em iniciar a coleção que na vida adulta reúne todos os CDs, LPs e EPs da banda. Em 1999 o colecionador foi em seu primeiro show da banda, durante a turnê “Tchau radar”, experiência repetida outras três vezes, com direito a duas fotos batidas com o vocalista Humberto Gessinger – uma delas moldura sua sala de coleções em um quadro. 

Com uma coleção que ultrapassa 30 materiais da banda, o colecionador também admira outros artistas e grupos que fazem parte do acervo de mais de 400 discos de vinil. “O vinil significa pra mim, além da arte e da cultura, uma forma nostálgica de lembrar de histórias boas e momentos da vida. Além disso, eu fiz diversas amizades que compartilham da mesma paixão que eu”, conta Deivid.

A amizade se transformou na Feira de Vinil do Shopping Della que acontece todo segundo sábado do mês, organizada pelo grupo de colecionadores Amigos do Vinil e Vinil Rock Club. O próximo encontro marcado para este sábado (10) inicia-se às 9h e segue até as 17h no primeiro andar do empreendimento. O espaço reúne mais de mil discos de vinil com opções para todos os gostos e preços acessíveis, a partir de R$ 15 a unidade.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais um sábado de vacinação contra a Pólio em Criciúma

Publicado

em

Criciúma

Novo “Dia D” é mais uma alternativa apresentada pela Secretaria de Saúde para imunização de crianças menores de 5 anos. Além disso, veículos estarão disponíveis nas UBSs para vacinação em residência, se for necessário

A Secretaria de Saúde de Criciúma fará mais um Dia D para vacinação de crianças menores de 5 anos contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. No próximo sábado (24) todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Além disso, veículos da secretaria estarão disponíveis para as UBSs onde as equipes farão a imunização nas residências, caso seja necessário. A própria UBS fará o agendamento. As Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) também estão percorrendo as casas e auxiliando na conscientização para que as crianças sejam vacinadas.

Até o momento Criciúma já vacinou cerca de 4 mil crianças, o que equivale a aproximadamente 40% do total a ser vacinado. A Campanha de Vacinação contra Poliomielite segue até o fim desse mês.

Continue Lendo

Geral

Unesc Profissões: edição virtual e interativa inicia nesta quarta

Publicado

em

Criciúma

O maior evento para estudantes do Ensino Médio sobre possibilidades de carreira e oportunidades para ingresso no Ensino Superior está prestes a começar. A edição virtual e interativa do Unesc Profissões terá dois dias e iniciará nesta quarta-feira (21/10), com uma programação voltada em esclarecer dúvidas, apresentar oportunidades e dialogar sobre o futuro das profissões. Vale lembrar que ainda dá tempo para se inscrever pelo link (www.unesc.net/profissoes).

O evento será 100% virtual – e isso não vai diminuir a interação e a integração. Os participantes poderão conhecer o portfólio que Universidade oferece em cursos (presenciais, EAD e técnicos), estágios, bolsas de estudo, formas de ingresso, projetos de pesquisa e ações comunitárias. Além disso, a grande estrutura que a Universidade oferece será apresentada e os visitantes vão participar de lives interativas.

Confira a programação:

Lives interativas das profissões – os participantes irão vivenciar os cursos, interagindo e batendo papo com professores e coordenadores, conhecendo laboratórios e salas de aulas;

Orientação profissional/teste online – a equipe do Programa de Orientação Profissional (POP) vai fazer teste de habilidades e dialogar com o estudante;

Trilhas do Conhecimento – cada uma das quatro áreas do conhecimento da Unesc terá uma trilha virtual, passando nos diferentes espaços de aprendizagem dos cursos presenciais, EAD e técnicos de cada área;

Tour Virtual pela Unesc – o visitante vai conhecer e passear, de forma virtual em realidade aumentada 3D por parte da estrutura da Unesc;

Lives no YouTube sobre o futuro, tendências, profissões os ambientes de trabalho no pós-pandemia e demais temas desafiadores para cada carreira;

Live: Aulão do Enem – durante a live, será lançada a edição de 2020 do projeto Prepara Enem, que ocorrerá em novembro e terá inscrições gratuitas e com

encontros online com os professores do Colégio Unesc.

Espaço do Professor – para atender os professores visitantes, o Unesc Profissões reservou uma programação especial com atividades pedagógicas e de autocuidado;

Bolsa de estudos, sala de matrículas e cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado oferecidos pela Unesc.

Projeto adequado ao momento

A pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, conta que mesmo com a pandemia, a Universidade optou por não deixar de fazer a Unesc Profissões, um evento que já é tradicional para escolas da região. “Nossa equipe refletiu e dialogou muito para desenhar um formato de evento que leve a mensagem da nossa universidade comunitária e demonstre tudo o que ela oferece para os estudantes e para a região. A programação é resultado de um trabalho feito com muita dedicação e responsabilidade e temos certeza de que a única coisa que esta edição ficará devendo para os anteriores é o abraço”, afirma.

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, reforça que o Unesc Profissões traz como objetivo ampliar o conhecimento dos jovens sobre seu futuro profissional, proporcionando informações que possibilitem identificar suas possibilidades e sonhos e esclarecendo suas dúvidas. “Em um momento de afastamento social a Unesc se reorganizou e promoverá o evento utilizando a tecnologia como meio de aproximar os visitantes do ambiente universitário. A Unesc Profissões é um modo inovador de manter nossas conexões e receber nossos futuros estudantes”.

Continue Lendo

Geral

Estudantes da rede municipal de Criciúma retornam às salas de aula nesta quarta-feira

Publicado

em

Criciúma

Os alunos da rede municipal de Criciúma retornarão às salas de aula nesta quarta-feira (21). Neste primeiro momento, os estudantes receberão atendimento individual, sendo prioridade os alunos que não tiveram acesso às atividades, tanto remotas como impressas. A medida é devido à matriz de risco de contaminação do coronavírus, estabelecida pelo Governo do Estado. A Região Carbonífera continua na cor laranja, considerada risco. Todas as unidades escolares respeitarão as medidas sanitárias necessárias, como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e álcool em gel, além de aferição de temperatura e monitoramento de todos os estudantes.

Os estudantes terão atendimento individualizado de duas horas com os professores. As escolas entrarão em contato com a família para marcar o horário. Quando a matriz de risco passar para a cor amarela, o atendimento passará a ser em grupos de alunos. A decisão dos pais sobre o retorno das aulas será respeitada. As aulas não presenciais continuam até o dia 14 de dezembro.

Na cor amarela, as aulas serão em forma de escalonamento por período matutino e vespertino, uma turma por semana do Ensino Fundamental até a Educação Infantil. As salas funcionarão com capacidade entre 30 e 40%, dependendo do tamanho dos locais. Os alunos que continuarem com as aulas remotas não terão nenhum prejuízo, as atividades serão postadas na plataforma Google Classroom ou entregues de forma impressa.

Continue Lendo

Mais vistos