Conecte-se conosco

Geral

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características

Publicado

em

Ouça esta matéria

A pandemia de Covid-19 acelerou vários processos e forjou mudanças no mercado, nas pessoas e nas carreiras. Este novo mundo que vem sendo desenhado exige reflexão, análise e reinvenção tanto dos profissionais já atuantes quanto daqueles em formação. Isso inclui, por exemplo, a área de Administração. Adaptabilidade, flexibilidade, formação continuada, resiliência e capacidade de formar redes são algumas das caraterísticas que o mercado passa a buscar nos profissionais.

Acompanhando o processo de mudança do mercado e antevendo necessidades, o curso de Administração da Unesc segue se reinventando para trazer aos estudantes conhecimentos que vão fazer a diferença no mercado – que, aliás, está de olho nos alunos com a marca Unesc. A prova disso é que empresas de Santa Catarina e até de outros estados procuram o curso para selecionar estudantes e pedir indicação de egressos para atuar em cargos diversos.

Mas como deve ser o administrador deste futuro que já é realidade? Segundo o coordenador adjunto do curso de Administração da Unesc, Thiago Francisco, os “profissionais com cabeça de hiperlink”, que nem sempre sabem as respostas, mas conhecem os caminhos onde buscá-las, com capacidade de congregar pontos de vista diversos e aptos a compreender, analisar, sintetizar e avaliar uma situação serão neste futuro que já começou, os mais procurados pelo mercado.

Além da “cabeça de hiperlink”, o profissional de Administração deve observar algumas características importantes para atuar neste “novo mundo”? Thiago cita algumas:

Adaptabilidade. “O profissional de Administração vai ter que ser adaptável e apto a atuar em múltiplos contextos. Profissional empreendedor, mas com competências para atuar em assessorias e consultorias, antenado em tendências de formação tecnológica e que entende as principais demandas que o mundo tem para a sua recuperação”.

Flexibilidade. “O administrador tem que ser flexível para atuar com diversos perfis geracionais dentro de um mesmo contexto de trabalho”.

Formação continuada. “Além de entender as principais características da recuperação econômica na nossa sociedade, o administrador deve se preocupar em como a sua formação enquanto gestor deve caminhar e compreender quais competências precisa desenvolver e de que forma essas competências vão fazer sentido na sociedade”.

Effectuation. “Uma das principais competências atuais é o effectuation, ou abordagem efetiva. É um processo dinâmico e criativo no qual o empreendedor utiliza os recursos para desenvolver novas ideias, sem necessariamente ter um plano de negócios para tirar esta ideia do papel”.

Resiliência. “Estamos em um país que nesse tempo de excepcionalidade ajudou pouco os empreendedores e empregados, se compararmos com outros países. Então, o empreendedor vai ter que ser resiliente, assim como o profissional de Administração que atua em uma empresa, para entender os movimentos que as corporações estão fazendo”.

Networking. “É muito importante ao administrador ter a capacidade de formar uma rede e relações entre indivíduos ou grupos”.

Qualidade é a chave do sucesso  

O curso de Administração da Unesc entende que a qualidade é o item número um para formar profissionais diferenciados.  Segundo o coordenador do curso, Édson Firmino, ao longo da graduação, os estudantes participarão de iniciativas nas áreas de práticas gerenciais e consultoria empresarial. Poderão contar com professores, em sua maioria, mestres e doutores, atuantes em áreas como inovação, gestão corporativa, gestão do conhecimento, liderança e modelagem de negócio. Além disso, os professores têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Administração, com início das atividades no primeiro semestre de 2021, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vigilância Sanitária intensifica ações em Morro da Fumaça

Publicado

em

Ouça esta matéria

Nos últimos dias, os fiscais estiveram nos estabelecimentos repassando todas as orientações e fiscalizando o cumprimento das normas sanitárias. “A ação é importante e necessária, uma vez que em nossa região a matriz de risco potencial está no nível gravíssimo. Com isso precisamos reforçar as orientações de prevenção à Covid-19 e notificar os estabelecimentos que não estão adequados”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia Satiro Zanette.

Ela também reforça o pedido para que a população colabore e tenha consciência do momento delicado. “Pedimos mais uma vez que a população esteja consciente que estamos passando por um momento delicado. É fundamental que as pessoas adotem medidas para a prevenção ao contágio pelo coronavírus, respeitando o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização constante”, salienta

Continue Lendo

Geral

A história de fé e luta da técnica de enfermagem de Forquilhinha para vencer o coronavírus

Publicado

em

Ouça esta matéria

No Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, a personagem de superação de Forquilhinha é a técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Sandra Regina Colonetti, de 55 anos. Com uma fé imensa e esperança de cura, chegou ao hospital há cinco meses atrás, com febre, alteração nos batimentos cardíacos, um cansaço extremo e oxigenação baixa. Acompanhada pelo filho, Diego Nicoski, 29 anos, Sandra precisou ser internada, às pressas, após uma alteração na tomografia.

Os sintomas tiraram de atuação a profissional de linha de frente pela pandemia provocada por um vírus desconhecido, que hoje faz parte da história do mundo inteiro. Após ser hospitalizada começou um mal-estar e falta de ar, depois de alguns dias foi intubada e ali permaneceu por 32 dias. A paciente teve complicações renais, fez hemodiálise e traqueostomia. “Em momento algum eu pensei que iria morrer, eu rezava muito e cantava os hinos da igreja. Eu sentia que eu iria ficar curada. Tinha plena certeza e esperança que iria volta para casa. Pedia ao meu filho quando falava com ele ao telefone que rezasse por mim”.

Com 21 anos de atuação na área da saúde, a técnica de enfermagem nunca imaginou que enfrentaria um ser invisível e teria que lutar pela sua vida. O caminho foi longo e árduo. Foram 52 dias de internação até Sandra conseguir voltar para casa e encontrar a razão de toda a batalha: o seu filho.

A luta

A história de luta da paciente com Covid-19 de Forquilhinha começou em 3 de outubro, quando ela começou com os sintomas da doença. Uma tosse seca fez Sandra procurar o Centro de Triagem. Dias depois os sintomas foram se agravando e começou a febre, alteração dos batimentos cardíacos, enjoo e fraqueza, além da oxigenação baixa. Precisou ser internada, às pressas, no Hospital da Unimed, de Criciúma, após dias do diagnóstico positivo a doença.

No hospital, Sandra foi sedada e intubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após 11 dias internada. “Fui acolhida por todos os profissionais de saúde, extremamente capacitados em todos os níveis e setores, fez toda a diferença na minha vida”, declara, agradecida.

A recuperação

Nos 52 dias em que permaneceu no hospital, a paciente ficou em coma induzido. “Após os 52 dias de internação eu perdi toda a musculatura. Eu tive que aprender a andar, escovar os dentes, pentear os cabelos e a tomar banho sozinha. Mas Deus me deu uma nova vida e reforço que a fé e esperança foram imprescindíveis na minha recuperação”.

No início de dezembro voltei para casa curada da Covid-19. A partir daí, todos os dias era necessário fazer fisioterapia para recuperar os movimentos e fortalecer os músculos. Sandra também passou pela clínica de reabilitação pós-covid.

A mensagem

A funcionária pública que retornou ao trabalho no dia 22 de fevereiro, redobrou os cuidados e pede a todos que façam o mesmo. “Hoje eu agradecer por ter essa nova chance, mas quero chamar atenção das pessoas que se cuidem com uso de máscaras, higienização, distanciamento social. Ainda vamos ter muito tempo para fazer festas, e que tenhamos todos os cuidados necessários. Que neste Dia Internacional da Mulher seja de esperança de dias melhores. Nós vamos vencer, mas todos precisam se ajudar para não perder as pessoas da nossa família devido a doença. Sinto muita falta do abraço, do beijo, daquele calor humano, mas vai passar e iremos continuar a nossa vida. Se pudermos ajudar aos mais necessitados. Quem tem mais condições ajuda quem tem menos”.

Continue Lendo

Geral

Cermoful apresenta equipamento para manutenção de “linha viva”

Publicado

em

Ouça esta matéria

Os associados e consumidores da Cermoful estão recebendo mais um grande investimento da cooperativa para dar suporte e manter os excelentes índices de confiabilidade e agilidade no atendimento. Trata-se de um caminhão de Linha Viva equipado com o que há de mais moderno no seguimento para realizar serviços de manutenção e prevenção.


A realização de atividades nos sistemas energizados através da equipe de Linha Viva, garante mais agilidade e segurança na prestação dos serviços, em especial para as indústrias, comércios e prestadores de serviços essenciais como hospitais, postos de saúde, escolas, supermercados, entre outros, sem ter a necessidade de interromper o fornecimento de energia.

Segundo o Gerente Operacional da Cermoful Samuel Sartor, a equipe que vai operar o equipamento já recebeu todo o treinamento necessário para realizar os serviços que devem iniciar no decorrer da semana.

Para o presidente da Cermoful Rudy Recco, o trabalho está sendo realizado com transparência e seriedade, possibilitando realizar este grande investimento para oferecer atenção integral ao que há de mais importante na cooperativa, a satisfação e o bem estar dos associados e consumidores.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com