Conecte-se conosco

Geral

Pessoas acima de 37 anos começam a ser vacinadas na próxima sexta-feira em Nova Veneza

Publicado

em

Ouça esta matéria

A cidade de Nova Veneza começa, na próxima sexta-feira (23), a vacinar contra a Covid-19, pessoas com 37 anos. A Secretaria de Saúde, através das Agentes Comunitárias, está entrando em contato com os cidadãos que estão nesta faixa etária para realizar o agendamento da aplicação do imunizante. Para receber a aplicação, é necessário levar o CPF e um documento com foto.

O Secretário de Saúde, César Pasetto, destaca que o município está seguindo o calendário de vacinação que é repassado pelo Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. “Já estamos vacinando as pessoas acima de 37 anos, todas elas com agendamento e horário marcado, para não gerar filas e aglomerações. Todos serão vacinados, mas precisamos respeitar o cronograma de vacinação”, explica.

Vacinação para a indústria continua

A vacinação dos trabalhadores da indústria continua, também, na próxima sexta-feira (23). A Secretaria de Saúde irá distribuir 30 senhas, por ordem de chegada, em cada Unidade Básica de Saúde (UBS) dos bairros Caravaggio, Bortolotto, Bortoluzzi e São Bento Baixo.

As unidades abrem às 8 horas e os trabalhadores devem residir em Nova Veneza, apresentar uma declaração da empresa, constando o número do CNAE principal, assinada e carimbada. Além de apresentarem a carteira de trabalho ou folha de pagamento, comprovante de residência, CPF e documento com foto.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vigilância de Morro da Fumaça orienta moradores sobre Caramujos Africanos

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça está visitando moradores para passar orientações sobre o aparecimento de caramujos em residências. O órgão já contabilizou algumas incidências do animal, que pode transmitir doenças aos seres humanos.

“Auxiliamos no sentido de quais cuidados tomar ao encontrar um caramujo em casa. Não se pode tocá-los em hipótese alguma, porque podem transmitir doenças como a meningite. É aconselhável sempre deixar o pátio o mais limpo possível, principalmente quem possui quintais e hortas, pois eles se alimentam de matérias orgânicas”, afirma Lavinia Querino, agente de endemias.

Para o descarte, a orientação é que os moradores, utilizando luvas, coloquem os caramujos em baldes e quebrem bem as cascas, esmagando o animal. “Após isso, é de suma importância que a pessoa jogue em cima deles um produto que possa matar 100% os caramujos e os ovos, como o cloro, cal e sal”, acrescenta.

A espécie exótica encontrada em residências de Morro da Fumaça é o Caramujo Africano. O invasor costuma ter hábitos noturnos e fica em repouso durante o dia. Por se alimentar principalmente de vegetais, podem ser encontrados em jardins, hortas e terrenos baldios. É preciso observar o local infestado por pelo menos três meses para a verificação de possíveis reinfestações.

“É muito importante que as pessoas lavem bem os alimentos das hortas com vinagre e água com cloreto antes do consumo, porque as bactérias podem ficar presentes por onde o animal rastejou”, alerta Eduardo Back, fiscal da Vigilância Sanitária. Caso os moradores encontrem a espécie em casa ou queiram tirar dúvidas sobre os procedimentos adequados, o telefone para contato do órgão é: 3434-2442.

Continue Lendo

Geral

Conexão e emoção marcam o Dia da Família na Escola S de Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

Diversas oficinas com foco na Educação, Relações de Trabalho e Empatia estiveram à disposição das famílias da Escola S de Criciúma na manhã desse sábado, dia 30. Cerca de mil pessoas, entre pais, filhos e responsáveis, foram recebidas pelos profissionais da unidade. As atividades e os espaços organizados possibilitaram a conexão entre os visitantes e proporcionaram emoções e conexões.

“O Dia da Família na Escola S de Criciúma foi vivenciado por toda a comunidade escolar de maneira muito especial. Após a pandemia, foi o primeiro evento presencial onde passaram pela unidade mais de mil pessoas, vivenciando conosco experiências relacionadas à Educação, Relações de Trabalho e Empatia”, comenta a coordenadora Pedagógica e de Qualidade Regional Sul e Litoral Sul, Fabiana Martinello Paez.

Oficinas com foco na interação entre pais e filhos, além de quizzes e apresentações culturais foram ofertadas aos alunos, pais e responsáveis. “Muitas experiências proporcionaram as famílias vivenciar os valores da nossa escola, possibilitando a conexão com outro, o trabalho cooperativo, o autoconhecimento e a empatia dentre os valores. Foi um dia marcado pela emoção, troca de energia e muita alegria”, acrescenta a coordenadora.

As ações ocorreram nas escolas municipais e estaduais de toda Santa Catarina, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT).

Continue Lendo

Geral

Novo aterro sanitário será construído em Urussanga

Publicado

em

Ouça esta matéria

O prefeito de Treviso e presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), Valério Moretti, assina na segunda-feira, dia 2, a ordem de serviço para a construção do novo aterro sanitário e ampliação do sistema de tratamento de efluentes do Consórcio. A solenidade será a partir das 10h, na sede do aterro sanitário, no bairro Rio Carvão, em Urussanga. 

A construção irá atender os municípios consorciados, devido ao encerramento do atual aterro sanitário. A vida útil do novo local será de 48 meses e terá espaço para receber 66 mil toneladas de resíduos. “O novo aterro irá facilitar a destinação do lixo, pois atualmente os resíduos estão sendo levados para Içara. Com a nova construção queremos incentivar ainda mais o descarte correto do lixo orgânico e reciclável”, disse o prefeito. 

A construção deve levar aproximadamente 155 dias para ficar pronta e será realizada com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Daniel Freitas, no montante de R$ 1.651,149,08. 

“A gestão regionalizada dos resíduos sólidos e tratamentos de efluentes através de consórcios intermunicipais representa uma enorme economia de recursos públicos e um grande ganho ambiental, que tem reflexos positivos em toda a sociedade. A disposição inadequada dos resíduos gera diversos impactos negativos, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos cidadãos, na medida em que há a poluição do solo, contaminação da água subterrânea e dos mananciais e proliferação de agentes causadores de doenças”, ressalta o Deputado federal Daniel Freitas que encaminhou, ao todo, R$ 2 milhões de reais em emenda individual para o Cirsures.

Além disso, enfatiza o parlamentar, essas iniciativas contribuem para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos e líquidos, assim como permite que outras ações possam potencializar os resultados através da implantação de programas de reciclagem e compostagem, programas de conscientização ambiental nas escolas, nos bairros e o uso adequado da água. “São projetos que estão em pleno crescimento, pois se adequam à realidade de cada município, levando em consideração desde o tipo de solo e a população, até os instrumentos técnicos e financeiros disponibilizados pelas administrações municipais”, avalia Freitas.

O Cirsures é referência para o Brasil na gestão consorciada e atende os requisitos da Política Nacional de Resíduos. Em 21 anos de atividades, esta é a primeira vez que o Consórcio recebe uma emenda parlamentar.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2022 sulnoticias.com