Geral
Programa “Melhor em Casa” já atende 48 pacientes em Içara
A iniciativa, que visa atender pacientes acamados em seus lares durante a semana, ainda conta com outros 20 pacientes em avaliação.

A Secretaria de Saúde de Içara colocou em prática, no mês de agosto deste ano, o Programa Melhor em Casa. A proposta, que tem como objetivo cuidar de pacientes acamados em seus lares, já atende 48 pacientes e tem outros 20 em processo de avaliação. Estão envolvidos no programa 11 profissionais com disponibilidade para atendimento por 12h diárias. Além disso, aos finais de semana, a equipe de enfermagem está disponível caso o paciente precise de aplicação de injetáveis, curativos e demais procedimentos.
“Sabemos da importância que esse atendimento diferenciado tem trazido à vida das famílias içarenses. Iniciamos o programa faz pouco mais de um mês e já obtivemos retorno muito positivo dos pacientes, de seus familiares e cuidadores. Esse é mais um meio pelo qual proporcionamos um cuidado especial aos cidadãos de nossa cidade”, ressaltou a prefeita Dalvania Cardoso.
Segundo o secretário de Saúde, Sandro Ressler, até a implantação do programa os pacientes acamados eram atendidos pelos profissionais da atenção básica. “Com a chegada dos novos profissionais a atenção básica consegue focar especificamente nos atendimentos nas unidades de saúde e efetivar o trabalho com maior excelência, ao mesmo tempo em que nossos acamados são cuidados por um número maior de especialistas, ou seja, todos saem ganhando em qualidade e em atendimento personalizado”.
Entre as especialidades oferecidas estão: enfermagem (curativos, aplicações de medicamentos, avaliação de estado geral, etc); fisioterapia(motora e respiratória); fonoaudiologia (questões relacionadas à deglutição e a comunicação); medicina (avaliações, pequenos procedimentos, diagnóstico e prescrição médica); psicologia (atendimento para paciente e cuidador); assistência social (requisição de materiais especiais, soluções associadas a questões de aposentadoria e etc); nutrição (ajuste de dieta e avaliação antropométrica); farmacêutica (ajuste de prescrição, comunicação entre equipe e farmácia municipal e gestão de medicamentos).
*Atendimento “Melhor em Casa”:*
Para receber o atendimento dos especialistas do programa os pacientes precisam dar entrada via formulário enviado pela Unidade de Saúde da Família (USF) de referência do paciente ou por encaminhamento do hospital. Após o recebimento do formulário com dados do paciente, médico e enfermeiro fazem uma avaliação inicial e, posteriormente, discutem com a equipe que definirá se o paciente é elegível ou não, de acordo com as diretrizes do programa e a análise da realidade apresentada no município.
Para a realização dos serviços o Governo Federal destina R$ 56 mil/mês e a administração municipal complementa com mais R$ 14 mil.
Geral
Unesc realiza campanha de arrecadação de donativos para vítimas das enchentes no RS
Ponto de coleta está localizado no bloco Administrativo até a próxima sexta-feira (15/09)

A comunidade acadêmica da Unesc, formada por mais de 17,3 mil pessoas, entre estudantes, professores e colaboradores, realiza campanha de arrecadação de donativos para as vítimas do ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, no começo desta semana.
A Universidade adere ao movimento solidário anunciado pela Prefeitura de Criciúma, nessa sexta-feira (08/09). A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social contam com o apoio da Equipe Multi-Institucional, que reúne as forças de segurança do município.
Ponto de coleta no bloco Administrativo
O ponto de coleta está localizado no bloco Administrativo da Universidade, que estará com portões abertos, neste fim de semana, para receber: água; alimentos não perecíveis; itens de higiene pessoal e limpeza; fraldas infantis e geriátricas; além de cobertores.
“Atuar em benefício da sociedade é parte essencial da missão da Unesc, enquanto Universidade Comunitária. Estamos mobilizando, fortemente, a comunidade acadêmica, mas contamos também com a solidariedade da comunidade externa, que reside no entorno da Instituição e deseja colaborar. Estaremos organizando ainda equipes para assistência humanitária nos locais atingidos, caso seja necessário”, afirma a reitora Luciane Ceretta.
Campanha segue até 15 de setembro
A campanha de arrecadação segue até a próxima sexta-feira (15/09), na Universidade. Os donativos serão enviados ao estado vizinho com o apoio da empresa Fontanella Transportes.
Geral
Criciúma lança campanha de arrecadação de donativos para famílias desabrigadas no Rio Grande do Sul

O Governo de Criciúma, por meio da Defesa Civil, e a Equipe Multi-Institucional, lançaram nesta sexta-feira (8) uma campanha solidária destinada a coleta de donativos para cidades do Rio Grande do Sul, afetadas pela passagem do ciclone extratropical. As doações, que serão distribuídas às famílias gaúchas, podem ser entregues até esta segunda-feira (11), no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi.
“Não podemos ser indiferentes diante desta tragédia. Precisamos nos unir para contribuir neste momento difícil que o Rio Grande do Sul enfrenta. Vamos realizar uma grande campanha para apoiar nossos vizinhos gaúchos. Cada doação, por menor que seja, fará uma grande diferença para as famílias”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
Segundo o coordenador da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes, os itens de mais necessidade são fraldas infantis e geriátricas, móveis em boas condições, alimentos não perecíveis, garrafas de água, cobertores, produtos de limpeza e higiene pessoal. “A situação que os gaúchos enfrentam neste momento é de urgência. Não podemos ficar de fora desta ação. Vamos nos juntar para arrecadar uma grande quantidade de mantimentos durante a campanha que, certamente, serão bem recebidos por todos os afetados”, afirmou.
O Governo do Rio Grande do Sul estima que o ciclone causou 41 mortes e deixou mais de 10 mil desabrigados
Geral
Inscrições para Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação de Criciúma encerram nesta sexta-feira

O período de inscrições e protocolo dos documentos para a Avaliação de Títulos referentes ao Processo Seletivo Simplificado da Secretaria de Educação de Criciúma encerra nesta sexta-feira (8). Os professores interessados em integrar a equipe podem acessar o edital do processo nº 08/2023 com todas as informações e orientações através do link bit.ly/45e2TCq.
Há vagas disponíveis para os componentes curriculares de arte, geografia, língua portuguesa, língua inglesa, língua portuguesa e inglesa. A Administração Municipal permite a inscrição para, no máximo, duas funções, devendo ser realizadas inscrições individuais para cada função e com os anexos referentes a função pretendida.
Como funciona o Processo Seletivo Simplificado?
O processo seletivo será feito a partir da Avaliação de Títulos e de Tempo de Serviço e os candidatos devem anexar os documentos em formato PDF, diretamente na inscrição.
Após a divulgação dos resultados da avaliação, os candidatos, se necessário, terão 48h para apresentação de recursos por meio do e-mail [email protected]. As inscrições são gratuitas e a lista classificatória final será disponibilizada no site da Prefeitura de Criciúma a partir do dia 25 de setembro.
Confira o novo cronograma do Processo Seletivo Simplificado:
– Período de inscrições: 08/08/23 a 08/09/23
– Resultado da avaliação de títulos e tempo de serviço: 15/09/23
– Período de Recursos: 18/09 e 19/09/23
– Resultado Avaliação dos Recursos: 22/09/23
– Resultado Final – Homologação do Resultado Definitivo do Processo Seletivo Simplificado: 25/09/23
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política3 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral3 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens6 anos atrás
Cidades