Geral
Rede Estratégia ODS premia Unesc como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil

Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a missão de promover transformações nos territórios onde está inserida, a Unesc foi reconhecida pela Rede Estratégia ODS como uma das três melhores iniciativas transformadoras do Brasil. A premiação ocorreu durante o evento “O futuro que queremos”, nesta terça-feira (07/06), em São Paulo, promovido pela Rede Estratégia ODS.
A Universidade concorreu na categoria ensino, pesquisa e extensão com o projeto “Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude” e garantiu a terceira colocação a nível nacional. O troféu e certificado foram recebidos pelo professor Abel Corrêa de Souza, que coordena o projeto de extensão desde 2010.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, o reconhecimento consagra a força e a importância de uma Instituição Comunitária na região em que está inserida. “Para nós, este prêmio é motivo de muita alegria. Um movimento muito importante que sela a identidade comunitária da nossa Instituição pautada por grandes projetos que transformam a vida das pessoas. Esse é um dos muitos trabalhos realizados com excelência por professores e estudantes, tendo como território o nosso Bairro da Juventude. É resultado da transformação, da união, e da força de vontade de mudar a vida de todos. Essa é a nossa Unesc, a nossa Universidade Comunitária”, enfatizou.
Quem também comemora a premiação é a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego. “Estamos muito felizes com o reconhecimento das boas práticas atreladas ao Projeto de Extensão que é desenvolvido pela Unesc, em parceria com o Bairro da Juventude. Ele chancela a importância e a contribuição do Projeto para os jovens empreenderem e se transformarem. É um grande reconhecimento. Estarmos entre os três melhores a nível nacional é motivo de muito orgulho. Isso mostra o comprometimento da nossa universidade, dos professores, dos nossos acadêmicos e da instituição atendida, que é o Bairro da Juventude”, contou Fernanda.
O professor Abel Corrêa que está em São Paulo falou do orgulho e da felicidade com o prêmio. “Tivemos a grata felicidade de sermos contemplados com o terceiro lugar em nível nacional. A nossa Unesc, mais uma vez, fazendo a diferença e que tanto contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região Sul de Santa Catarina. É uma grande conquista de todos”, enfatizou.
Sobre o projeto
O projeto surgiu como uma forma de estimular ainda mais a participação da Unesc na comunidade, privilegiando o atendimento de público em risco de vulnerabilidade econômica e social. Neste sentido, foi escolhido o Bairro da Juventude, instituição beneficente com mais de 70 anos de atuação, atendendo crianças, jovens e adolescentes no acolhimento para a educação formal e profissional, além de fornecer alimentação para o público envolvido.
Desde 2010, mais de 500 alunos dos cursos profissionalizantes do Bairro da Juventude foram contemplados pelas lições de extensão “Empreendedorismo e Plano de Negócios: Ações Direcionadas à Capacitação de Jovens e Adolescentes do Bairro da Juventude”.
Estimular e capacitar multiplicadores acadêmicos para a difusão do conhecimento técnico e comportamental do empreendedorismo e da responsabilidade social; propiciar oportunidades para criação, desenvolvimento e elaboração de produtos ou serviços inovadores; qualificar jovens e adolescentes na prática dos processos de gestão de empreendimentos; capacitar os participantes para a estruturação e elaboração de planos de negócios, estão entre as propostas trabalhadas com os alunos do Bairro. A instituição atende, atualmente, em torno de 1,6 mil estudantes.
Prêmio
O Prêmio ODS Brasil visou incentivar, valorizar e dar visibilidade às práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, no território brasileiro. A ideia é formar um “banco de práticas exitosas” que sirvam de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.
O projeto é coordenado pela Fundação Abrinq e conta com a parceria da Agenda Pública e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Geral
UniSatc vai levar orientações a escolas públicas sobre o Universidade Gratuita

O Centro Universitário UniSatc vai orientar alunos do ensino médio de escolas públicas da rede estadual sobre o Programa Universidade Gratuita. Em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, a instituição vai até as escolas levar informações para que mais estudantes possam se beneficiar com o programa. Além disso, workshops sobre diferentes áreas do conhecimento serão realizados pela UniSatc nas escolas.
A ideia, segundo o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan, é esclarecer as principais dúvidas dos estudantes sobre o programa estadual. “Por ser um programa novo, muitos ainda têm dúvidas sobre os procedimentos. O que precisam fazer, quem pode entrar, quem não pode, os prazos, o edital, documentação… E a gente quer ajudar neste sentido, para atingir o maior número de alunos possível”, ressalta.
Junto com as informações, a UniSatc vai oferecer também de forma gratuita capacitações para alunos do ensino médio da rede pública. As aulas serão ministradas com a participação de acadêmicos da UniSatc e os temas serão definidos com base nas necessidades identificadas pelas próprias escolas. “É um sistema que se retroalimenta, porque o aluno beneficiado pelo programa tem que pagar 20 horas por mês de trabalho social, e essas horas poderão ser contabilizadas através dessa ação”, completa Castelan.
A iniciativa tem parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Criciúma. Conforme o professor do setor de Políticas e Planejamento da CRE, Valdecir Mariana, é uma forma de incentivar que mais alunos ingressem no ensino superior. “Queremos estimular que mais estudantes da rede pública tenham acesso a cursos de graduação, através do programa Universidade Gratuita e a parceria com a Satc vai mostrar para esses alunos que isso é possível”, destaca.
Sobre o Programa Universidade Gratuita
O Programa Universidade Gratuita do Governo do Estado oferece aos estudantes matriculados em instituições de ensino superior de Santa Catarina bolsas de estudos integrais, desde que atendam a critérios estabelecidos. A UniSatc está entre as instituições beneficiárias.
Podem se beneficiar com o programa estudantes matriculados em instituições de ensino superior, desde que sejam catarinenses ou que residam no estado há pelo menos cinco anos. Também é necessário que a renda familiar seja de, no máximo, dez salários mínimos, entre outros critérios.
Geral
Cermoful Energia avança na construção de nova subestação

nstalação de último poste marca progresso da obra, enquanto cooperativa se prepara para os testes finais
Ajustes e testes são as principais ações que estão sendo executadas na finalização da linha de transmissão, da nova subestação da Cermoful Energia. Apesar de alguns desafios enfrentados, a instalação do último poste foi concluída, sinalizando um marco no avanço dos trabalhos que estão progredindo a passos largos.
O engenheiro eletricista, Samuel Sartor, detalhou o progresso da obra. “Tivemos um contratempo com um poste durante a escavação, mas felizmente, superamos esse obstáculo. Agora, nossa equipe está focada em finalizar a linha de transmissão e realizar o lançamento dos cabos. A expectativa é que até a próxima semana estejamos prontos para os ajustes, sinalizações e os testes finais”, disse Sartor.
Sartor explica que as linhas de transmissão funcionam como verdadeiras “estradas elétricas”, sendo responsáveis por levar energia das centrais geradoras até as subestações, e de lá para residências, comércios e indústrias. Segundo ele, assim como a construção da subestação, a ampliação das linhas de transmissão estimula o desenvolvimento, ao garantir o fornecimento de energia com qualidade e segurança.
A nova subestação de energia da Cermoful está com mais de 90% já concluída, em Morro da Fumaça e tem como alguns benefícios, como maior qualidade de energia, segurança, confiabilidade, além de dobrar a capacidade de atendimento para os consumidores. O presidente da Cermoful, Rudy Recco, afirma que a previsão é de que no final do mês de setembro as obras estejam concluídas, para que no início de outubro, a subestação seja energizada. A inauguração está prevista para o dia 18 de novembro.
Geral
Doação de órgãos, um gesto que reforça o amor à vida

A doação de órgãos é um gesto de amor que muda o destino, traz a saúde de volta e faz a diferença na vida de muitas pessoas. No último mês, o assunto passou a ser ainda mais discutido com a entrada do apresentador Faustão na fila por um transplante de coração. Com o assunto em alta, este também é um importante momento para incentivar e promover cada vez mais a conscientização da importância deste gesto de amor ao próximo.
“Todo o processo da doação de órgãos é regulado de maneira central pela SC Transplantes e executado pelas Comissões Hospitalares de Transplantes (CHT) de cada hospital. São processos seguros que levam em consideração alguns fatores importantes que vão desde a gravidade do paciente, tipo sanguíneo, compatibilidade do órgão a ser recebido, entre outras questões. Desta forma, todos os procedimentos desde o diagnóstico de morte encefálica até a oferta dos órgãos para um receptor são realizados em passos controlados e amplamente checados. Assim, o diagnóstico de morte é feito de maneira padronizada conforme a Lei determina e a oferta dos órgãos é feita a partir de uma lista pré-determinada de pessoas que necessitem do órgão”, explica o médico intensivista e coordenador da Comissão Hospitalar de Transplante do HSJosé, Dr. Felipe Dal Pizzol (CRM – 10643 | RQE – 8882).
De acordo com o médico, uma das poucas maneiras de alguém receber um órgão é pela doação de um doador morto. “Poucos órgãos podem ser doados em vida, normalmente para um familiar. Por isso, o mais importante é, em vida, deixamos clara nossa intenção de doar. Na hora da morte encefálica, nossos familiares devem autorizar da doação, desta forma, a ciência deles de nossa vontade é fundamental para que eles possam fazer cumprir nossa vontade, diante de um momento tão difícil para eles. Mesmo que possam existir algumas dúvidas sobre o processo de doação de órgãos, elas são sanadas pela equipe da CHT que tem um papel fundamental em todo esse processo”, garante Dr. Felipe.
Podem ser doados rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado, intestino, córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias. A avaliação sobre a doação dos órgãos será sempre antes de realizar a captação de órgãos.
A Comissão Hospitalar de Transplante do HSJosé é composta atualmente por seis enfermeiros e dois médicos. “A CHT é uma importante aliada em todo este processo. É por meio desta comissão que garantimos o suporte e todo o apoio para a equipe em todas as etapas do protocolo de doação. Nós somos os responsáveis desde a avaliação para a abertura de um protocolo de morte encefálica, o auxílio durante os exames que são realizados e a comunicação do óbito, sempre com um atendimento humanizado à família. Atuamos em todo o processo desde o início até a finalização do protocolo”, explica a enfermeira Daniela Luiz.
Números de doações
De acordo com os dados do Sistema Estadual de Transplantes (SC Transplantes), de janeiro a julho de 2023, foram registradas no estado, 184 doações efetivas de múltiplos órgãos e tecidos, acima do mesmo período no ano anterior, quando houve 172 doações.
No Hospital São José de Criciúma, de janeiro a julho de 2023 ocorreu a abertura de 18 protocolos de pacientes com suspeita de morte encefálica e, destes, 7 tiveram a doação efetivada.
“A sociedade precisa se conscientizar cada vez mais sobre a importância da doação e, ao mesmo tempo, fazer com que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre o assunto. Apesar da ampliação da discussão do tema, especialmente após a divulgação do caso do apresentador Faustão, a doação de órgãos ainda é tratada como um assunto polêmico e de difícil entendimento, o que resulta em um alto índice de recusa familiar. Por isso é tão importante discutirmos o assunto e promover ainda mais a conscientização sobre este tema”, finaliza Dr. Felipe.
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política3 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral3 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens6 anos atrás
Cidades