Conecte-se conosco

Geral

Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul apresenta uniformes em evento na Unesc

Publicado

em

Criciúma

O Sarasul (Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul) apresentou os uniformes de atuação na tarde desta quinta-feira (24/9), em evento realizado na Unesc, apoiadora da iniciativa. Os equipamentos foram demonstrados à comissão de implantação do Serviço Aeromédico, representando um importante passo para a concretização do projeto.

São quase dois anos de trabalhos para dar vida ao Sarasul, que viabilizará socorro em atendimentos primários de saúde para mais de um milhão de pessoas nas regiões da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). “O objetivo é trazer para dentro da aeronave do SAER (Serviço Aeropolicial) uma equipe aeromédica, com um médico e um enfermeiro. A disponibilidade deste Serviço garantirá uma prestação de socorro de forma imediata em ambientes hostis e distantes”, explicou o integrante da comissão, médico e representante do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Alexandre Ribeiro da Costa.

O médico também chama atenção para a faixa litorânea do Sul do estado, que recebe milhões de pessoas no verão. “Podemos atingir qualquer faixa litorânea na casa dos dez minutos. Isso seria de imenso valor para alguém afogado, ou até em outras situações como um ataque cardíaco ou AVC (Acidente Vascular Cerebral). São minutos que ganhamos e que possibilitam salvar vidas e minimizar consequências para o paciente”, enfatizou. 

A divisão de atuação da aeronave para fins médicos e policiais, conforme o delegado do SAER, Gilberto Mondini, não trará perda significativa no tempo de resposta dos serviços, com ganhos em questões de custo benefício, integração de atuação das equipes e valorização da instituição SAER. “É um grande ganho para nossa população. O Serviço Aeropolicial já atua nestes moldes no Oeste do estado, em Chapecó, há quatro anos. Os resultados são fantásticos. São serviços que se complementam, que podem trabalhar em total harmonia e que podem atuar de forma integrada”, destacou. Para a implantação do Sarasul foram realizadas visitas técnicas, entre elas em Chapecó, reuniões de trabalho e pesquisas nos diversos seguimentos que envolvem o projeto. 

Unesc oferta especialização para profissionais do SAER Sul 

A Unesc está com inscrições abertas para uma pós-graduação, entregando profissionais de excelência para atuar na aeronave e também em situações de alta complexidade. “Até o momento a Unesc atuou com sua expertise científica nas mais diversas etapas de elaboração deste projeto. Em um segundo momento, uma pós-graduação foi desenvolvida tendo como foco preparar profissionais para o atendimento especializado”, explicou a coordenadora do CER (Centro Especializado em Reabilitação) e das Clínicas Integradas da Unesc, Mágada Tessmann. 

Etapas finais de implantação

Em agosto o projeto do Sarasul foi aprovado por unanimidade Câmara de Vereadores de Criciúma. O ato autorizou o Executivo a celebrar o Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Civil e com o CIM-Amrec (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec) para a implantação do Serviço no Município de Criciúma. “Este sonho está começando a tomar forma. É um importante passo. Logo a burocracia será vencida e este Serviços vai estar a disposição de toda nossa região”, Destacou Hélio Cesa, prefeito de Siderópolis e presidente do CIM

O acordo tem por objeto viabilizar a prestação de serviços para a Mesorregião Sul Catarinense, oferecendo atendimento pré-hospitalar em ocorrências de maior gravidade, e em ações relacionadas ao resgate em atendimento pré-hospitalar e transferências inter-hospitalares.

Depois de implantado, o aeromédico vai atender ocorrências registradas dos municípios de Passo de Torres a Imbituba. O SAER da Polícia Civil chegou ao Sul Catarinense em novembro de 2016 para atuar em questões plenas de segurança e situações emergenciais de saúde. Agora, o objetivo da proposta é que a aeronave contribua de forma mais direta em questões de atendimentos primários.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Unesc comemora resultados do Enade

Publicado

em

Criciúma

Mais uma vez a Unesc pode comemorar os resultados obtidos pelos seus cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta semana a Instituição recebeu os dados da avaliação realizada em 2019 e teve todos os cursos participantes em destaque em âmbito regional.

O ensino da Unesc foi representado na prova pelos acadêmicos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Entre os destaques da Universidade que alcançaram nota 4 na máxima de 5 estiveram os cursos de Biomedicina, Educação Física Bacharelado e Engenharia Civil.

Conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o assunto foi recebido com orgulho pela Instituição. “Tivemos um significativo destaque regional no Exame. Isso nos deixa muito satisfeitos e com ainda mais entusiasmo para continuarmos com foco na excelência do ensino”, comenta.

Tal reconhecimento, na visão da pró-reitora Acadêmica da Instituição, Indianara Reynaud Toretti, representa a força de um dos grandes alicerces da Universidade. “Nosso trabalho, que se divide em ensino, pesquisa e extensão, sem deixar de lado a inovação, é recompensado e fortalecido com resultados como esse. Os desafios são grandes, mas não maiores que a capacidade de reinvenção e superação de uma grande Universidade como a Unesc”, completa.

O Enade é um dos métodos utilizados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para avaliar o desempenho das faculdades e das universidades de todo o país.

Continue Lendo

Geral

Volta às aulas vai ganhar novo ritmo em Criciúma

Publicado

em

Criciúma

Com a melhora no cenário de combate a Covid-19 na região, que entrou hoje na Bandeira Amarela, o ritmo de volta às aulas em Criciúma deve mudar. Desde a quarta-feira os alunos com dificuldades no aprendizado na plataforma Online estão sendo levados à sala de aula para períodos de reforço. A ação vai se manter, mas com um volume maior de estudantes.

“A partir de terça-feira vamos começar o escalonamento dos alunos de 5º e 9º ano. Desta forma vamos conseguir atender um número de alunos maior nessas séries conforme a metragem de cada unidade e vai ser assim até atingirmos todas as etapas de ensino. A educação infantil também volta na semana que vem. Vamos focar na recuperação de conteúdos”, explica a Secretária de Educação Cristiane Uliana Fretta.

Continue Lendo

Geral

Centros Infantis de Educação da Afasc preparam retorno às atividades.

Publicado

em

Criciúma

As unidades escolares aguardam considerações do Comitê de Gerenciamento.

Os 35 Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) já estão com seus Planos de Contingência prontos. A partir de agora apenas aguardam apreciação do Comitê de Gerenciamento para retomada das atividades. As unidades vão seguir o Plano Municipal de Contingência e a matriz de risco apresentada pelo Estado, por meio da Central de Operações de Emergência em Saúde (COES).

A associação, através do Departamento de Educação Infantil (DEI), já realizou os protocolos pedidos pela comissão. A partir da próxima terça-feira (27), cada um dos planos passará pela primeira análise do comitê, para posterior aprovação.

“Nossa instituição está trabalhando firme para reabrimos nossas unidades escolares e receber nossas crianças com todo carinho e dedicação de sempre.” Frisou Adriano Boaroli, diretor executivo da Afasc. 

Continue Lendo

Mais vistos