Conecte-se conosco

Geral

Transporte coletivo de Criciúma vai ganhar leitura facial

Publicado

em

Iniciativa tem o objetivo de preservar os benefícios dos usuários do Criciumacard

 Com o objetivo de preservar os benefícios dos usuários do cartão Criciúmacard a Associação Criciumense de Transporte Urbano – ACTU, irá implementar em Criciúma o sistema de biometria facial. A iniciativa é realizada via sistema que avalia características únicas do rosto da pessoa e tem o objetivo de identificar o indivíduo por meio de uma imagem.

“Em Criciúma aproximadamente 30% dos passageiros transportados possuem algum tipo de benefício, descontos ou isenções. Muitos destes, infelizmente, utilizam o cartão de forma indevida, ou seja, acabam cedendo seu cartão para um terceiro. Caracterizando a fraude. A implantação deste sistema vai inibir as fraudes e garantir o benefício aos que tem direito”, explica a supervisora da ACTU, Karla Pessoa.

A Biometria facial consiste na instalação de equipamentos junto aos validadores de todos os ônibus e terminais e um software de reconhecimento facial. Este sistema já está sendo utilizado em diversas cidades do Brasil. “Os sistemas biométricos podem basear seu funcionamento em diversas partes do corpo como a palma da mão, digitais ou rosto. Criciúma optou pelo reconhecimento facial, que diferentemente dos outros sistemas, não há necessidade de contato com o equipamento. Esta tecnologia também é utilizada em outros segmentos como escolas e empresas, por exemplo, para acessos e controles de presença”, enaltece Karla.

A implantação da Biometria Facial faz parte de uma série de medidas determinadas pelo poder público através do decreto municipal 1097/17 de julho deste ano, com vários objetivos, entre eles a atualização e modernização dos instrumentos de gestão de informação e controle operacional.

Juntamente com o Sistema de Biometria Facial também serão atualizados todos os equipamentos da Bilhetagem Eletrônica (Validadores e Sistema), essa atualização também é fruto das medidas determinadas pelo Decreto Municipal.

 Funcionamento:

O equipamento será instalado em todos os ônibus e terminais e efetuará o registro ininterrupto de imagens. Quando o validador identifica um cartão com desconto ou isenção ele registra em definitivo um conjunto de imagens daquele usuário em um servidor. “O software compara automaticamente as imagens captadas com as imagens do usuário armazenadas no banco de dados da ACTU, gerando um relatório de não conformidades. A partir daí quando verificada a utilização indevida do Criciúmacard, medidas cabíveis serão providenciadas para inibir a ocorrência”, explica Karla.

Geral

Ações de saúde devem substituir grandes eventos no Rincão

Publicado

em

Balneário Rincão

Uma reunião programada para esta sexta-feira no Balneário Rincão deve encaminhar as ações da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo para a próxima temporada de verão na cidade. Além das equipes que tradicionalmente se envolvem nas ações de verão, o encontro desta sexta terá a presença de profissionais da área da saúde. Em tempos de pandemia será a saúde quem irá dizer o que pode e o que não pode ser feito.

A intenção do prefeito Jairo Custódio e de toda a equipe era promover mais uma vez grandes eventos, seguir na batida dos últimos três anos na cidade, mas isso não será possível. Segundo Fernando Casagrande ainda não há como antecipar o que será feito, mas já é possível prever o que não será permitido.

“Os grandes eventos já sabemos que não serão realizados. Infelizmente não há como. Os eventos de orla, aqueles tradicionais, também é provável que não sejam realizados. Na verdade nessa reunião, mais que ajustar a agenda, vamos ajustar o protocolo. Estamos cientes que vamos ter muita gente na praia e vamos ter que intensificar fiscalização e as ações da saúde. Grandes eventos só quando a vacina estiver pronta”, explica Fernando

Continue Lendo

Geral

Morro da Fumaça: Luzes de Natal serão acessas nesta sexta-feira

Publicado

em

Morro da Fumaça

Referência na região, o Natal de Morro da Fumaça terá as luzes acessas nesta sexta-feira, 27. Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Vila Natalina não terá eventos, porém, a Casa do Noel será aberta para visitação com todos os protocolos de segurança no combate à pandemia.

“Haverá o controle da entrada, disponibilização de álcool gel, uso obrigatório da máscara e pedimos também que as pessoas evitem tocar nas peças expostas”, comenta a diretora do Departamento de Cultura, Rosângela Pagnan Margano, a Danda.

A Casa do Noel ficará aberta das quintas-feiras e sextas-feiras, das 18h às 21h. Grande parte da decoração natalina está sendo montada ao ar livre.

Continue Lendo

Geral

Vigilância confirma mais uma morte em Criciúma

Publicado

em

Criciúma

A quinta-feira começou com a confirmação de mais uma morte em Criciúma provocada pelo novo Coronavírus. Segundo a Vigilância Epidemiológica a vítima é uma mulher de 75 anos, portadora de comorbidades. Agora são 124 óbitos em Criciúma desde o início da pandemia.

Com mais esse caso, a Amrec chega a seis mortes nas últimas 24 horas. São três em Criciúma, uma em Urussanga, uma em Orleans e outra na cidade de Lauro Müller.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com