Conecte-se conosco

Geral

Treviso recebe prêmio estadual de sustentabilidade

Publicado

em

Ouça esta matéria

O prêmio Band Cidades Excelentes” anunciou Treviso como campeã no pilar “Sustentabilidade” entre as cidades catarinenses com até 30 mil habitantes. O anúncio foi realizado em uma cerimônia em Brasília. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila e reconhece as melhores gestões públicas do país em 2022.

Treviso foi o único município da Amrec premiado no pilar “Sustentabilidade”. “Somos um município pequeno e este reconhecimento é muito importante. O prêmio mostra que o trabalho está sendo bem feito e que estamos no caminho certo. Trabalhamos com muita seriedade para que Treviso cresça e se desenvolva com a melhoria continua da qualidade de vida da nossa população”, comemorou o prefeito Valério Moretti.

O município foi contemplado com o prêmio de reconhecimento por conta das boas práticas no atendimento à coleta seletiva urbana, recuperação de materiais recicláveis, perdas de distribuição de água, frotas de veículos com baixa emissão, concentração de focos de calor, emissão de gases de efeito estufa, gestão de riscos, desastres e impacto ambiental.

A iniciativa incentiva, reconhece e valoriza as boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

Coleta seletiva

A Fundação do Meio Ambiente de Treviso (Funtrev), por meio do Cirsures, realizaa coleta de resíduos orgânicos e recicláveis em todo o município, inclusive na área rural. E, para melhorar ainda mais a ação, a coleta seletiva foi ampliada de mensal para quinzenal nas comunidades do interior. Segundo a Funtrev, no mês de novembro, 17% dos materiais recolhidos no município foram encaminhados para a reciclagem, sendo o maior índice até hoje.

Em 2023, a Administração Municipal pretende estimular ainda mais a conscientização ambiental por meio da educação, com o objetivo de consolidar o Programa Recicla Treviso e aumentar os índices da coleta seletiva. Para isso, o Executivo conta com as boas práticas da população para que o município tenha o melhor desempenho no descarte dos resíduos. Atualmente, a educação ações envolvendo a educação ambiental são realizadas nas escolas municipais, grupos da Proast e com a população em geral.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BusCão castra 12 animais no bairro Primeiro de Maio

Publicado

em

Ouça esta matéria

O BusCão, serviço de castração móvel do Governo de Içara, castrou 12 animais na manhã desta sexta-feira, dia 20, no bairro Primeiro de Maio. Na próxima sexta-feira, dia 27 de janeiro, o veículo chega ao bairro Jardim Elizabete. O agendamento já está aberto na Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai) no telefone 48 3431-3578 ou no WhatsApp 48 98801-6488.

“Com o agendamento antecipado estamos conseguindo castrar um maior número de animais em cada manhã de sexta-feira, mas lembramos que também temos o Centro de Castração, basta à população agendar e levar o animal até o bairro Morro Bonito”, lembrou a veterinária Gabriela Gaspar, que trabalha em parceria com o veterinário Gabriel Zilli.

As condições para fazer parte da castração social são: animais sem raça definida, animais de população de baixa renda, animais de agricultores, além do tutor ser morador de Içara. No dia da castração o animal precisa estar em jejum de 8h de água e de comida. Deve ainda estar em bom estado de saúde para que tudo ocorra bem. Os animais de rua também podem ser castrados desde que algum responsável possa cuidar dele no pós-operatório nos próximos sete dias.

Continue Lendo

Geral

Iparque e lideranças de Cocal do Sul definem projetos estruturantes

Publicado

em

Ouça esta matéria

Informações importantes para a elaboração de projetos estruturantes para o município de Cocal do Sul estiveram na pauta de encontro entre lideranças da cidade e técnicos do Parque Científico e Tecnológico (IParque), da Unesc nesta semana. Estiveram reunidos com a equipe da Universidade o prefeito Fernando De Fáveri, o secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, Juarez de Souza Medeiros, e equipe da secretaria.

Na tarde de quarta-feira (18/01), o grupo discutiu detalhes de projetos voltados a obras de rodovias, pavimentação, restruturação urbanística de alguns locais e Plano Diretor, trabalhos que serão elaborados pelo Iparque.

Conforme o coordenador do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo) do Iparque, Jóri Ramos Pereira, o encontro foi importante para que mais alguns passos fossem dados em direção à execução dos trabalhos. “São diferentes projetos com foco no melhoramento da infraestrutura do município. Temos a convicção de que está já é uma excelente parceria e que será sentida positivamente pela comunidade de Cocal do Sul e toda a região”, destacou.

Conforme o prefeito de Cocal do Sul, os novos projetos contemplarão a revitalização das Avenidas Chapecó e Fernando Furlan, do bairro Jardim Elizabeth, além de obras na Linha Tigre, Linha Espanhola 1, Linha Espanhola/Rio Comprudente, Rodovia Patrícia Zaccaron Machado, entre outras localidades. 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Criciúma reforça importância de responder ao Censo 2022

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Prefeitura de Criciúma tem reforçado a importância da população responder ao Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além de retratar a realidade socioeconômica, o levantamento também pode influenciar em repasses financeiros e na tomada de decisões da iniciativa privada para investir na cidade. Criciúma tem 352 setores censitários e já concluiu 76,4% da coleta.

“Desde o último censo, nossa cidade cresceu bastante, graças ao empenho do trabalhador criciumense. Para continuarmos com um alto nível de qualidade de vida, precisamos de recursos para investir, por exemplo, em educação, saúde, infraestrutura, segurança. Números bons e atualizados ajudam na realização de convênios ou repasses da União e colocam Criciúma na vitrine de municípios para empreender. Por isso, é essencial que cada um faça sua parte e colabore no levantamento”, ressalta o prefeito Clésio Salvaro.

Caso, em seu domicílio, ninguém tenha respondido à pesquisa, é possível acionar o disque-censo, ligando no número 137, para solicitar e agendar a realização do questionário. A ligação é gratuita e, segundo o site oficial do censo, o canal funciona todos os dias, das 8h às 21h30. O levantamento teve início em agosto do ano passado e encerra em 31 de janeiro, sendo a maior operação de recenseamento já organizada no país.

Multa por recusa e sigilo de informações

A Lei N° 5.534, de 1968, dispõe, entre outras providências, sobre a obrigatoriedade e a confidencialidade das informações prestadas. Conforme o texto, quem se recusar a responder a pesquisa do IBGE pode ser multado no valor de até 10 salários-mínimos, se tratando da primeira recusa, e até 20, se for reincidente. O mesmo documento trata do caráter sigiloso das informações, que devem ser usadas somente para fins estatísticos.

Segurança, questionário e Fake News

Em caso de insegurança ou dúvidas sobre a pessoa solicitando informações, é possível confirmar se ela é de fato um entrevistador do IBGE. Para isso, o morador pode acessar o site oficial do levantamento: censo2022.ibge.gov.br, e inserir o número de matrícula do agente, ou ligar para 0800 721 8181. Além disso, o recenseador trabalha uniformizado com colete, boné e crachá com QR Code.

O agente do censo 2022 não pede, por exemplo, fotos, senhas ou informações bancárias ou de preferência política, mas pode solicitar dados pessoais, como CPF, para que se tenha controle da cobertura da operação e para evitar coleta duplicada do mesmo questionário.

Há dois formatos de questionários conduzidos pelo entrevistador: o básico, com 26 perguntas e aplicado a maior parte dos lares, que serve para conhecer as principais características do domicílio e dos moradores; e o questionário de amostra, com 77 perguntas e aplicado a uma parcela menor dos domicílios, que inclui dados mais detalhados sobre deslocamento, saúde, educação, entre outros.

Mais um ponto que merece atenção da população é a veracidade das informações sobre o censo, que são compartilhadas nas redes sociais e por aplicativos de mensagens. Para se informar sobre o levantamento, o ideal é ler portais de notícias com credibilidade, ou ainda o site do censo, que possui um espaço dedicado ao combate de desinformação. Exemplos de desinformação comuns são de que responder o censo bloquearia o recebimento de aposentadorias ou de auxílios governamentais, o que não é verdade.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com