Conecte-se conosco

Geral

Uma aula diferente no Parque do Imigrante

Publicado

em

Criciúma

Equipamento tradicional utilizado pelos colonizadores da região Sul de Santa Catarina para a produção de farinha de milho, de polvilho e de mandioca, a atafona teve sua história resgatada em Criciúma. A Administração Municipal, desde o dia 6 de janeiro de 2019, mantém uma atafona em atividade no Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. Movido a água, através de uma roda, o moinho manual de pedra pode ser visitado pelos moradores e passou a ser utilizado, nesta terça-feira (30), por professores de Matemática da Secretaria de Educação para ensinar alunos de escolas municipais a resolverem fórmulas matemáticas, aliando teoria à pratica.

A aula na atafona reuniu 24 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Professor Vilson Lalau. Os alunos do 6° ano utilizaram a roda d’água de eixo vertical, de quatro metros de diâmetro, além de outros itens, para calcular o valor do Pi. “Foi uma aula legal. É bom saber como os antigos produziam a farinha de milho e como a água gira a roda”, conta o estudante Wagner da Silva Oliveira, de 11 anos.

O Pi é um número irracional, equivalente a 3,14, utilizado para calcular a razão entre o perímetro e o diâmetro de uma circunferência. “Na aula, eu explico aos alunos como os primeiros imigrantes chegaram na região e como eles utilizavam a atafona para produzir a farinha de milho e fabricar alimentos. A ideia, também, é utilizar a roda da atafona do Parque dos Imigrantes, que faz referência à primeira indústria de Criciúma, para calcular o valor do Pi”, explica a professora de Matemática da Secretaria de Educação, Carina Machado de Luca, que coordenou a aula na atafona.

A iniciativa é realizada nas terças-feiras e quintas-feiras, com estudantes do 1°, 2°, 3°, 6° e 7° ano das 68 escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. A  aula durou aproximadamente uma hora e foi prestigiada pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, vice-prefeito Ricardo Fabris, deputada federal Geovania de Sá, vereador Marcos Meller, secretária de Educação, Roseli de Lucca, secretário da Assistência Social e Habitação, Paulo César Bitencourt, presidente de honra da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), Adriana Salvaro, vice-presidente de honra da Afasc, Robinalva Ferreira, entre outras autoridades.

“A visita dos alunos ao Parque dos Imigrantes é importante para relembrar um pouco a saga dos imigrantes que começaram a colonizar Criciúma há 139 anos”, comenta Salvaro. “O objetivo é trazer os alunos de todas as escolas municipais para conhecer a roda d’água e explicar como a água, por gravidade e sem energia elétrica, é capaz de girar um eixo que movimenta engrenagens, além de calcular o valor do Pi”, complementa. A atafona foi construída no Parque dos Imigrantes com recursos viabilizados pela Administração Municipal, empresas e famílias de Criciúma. O local fica aberto ao público de segunda-feira a sábado, das 16h às 23h, e aos domingos, das 16h às 23h.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casan executa nova ampliação da ETE da Santa Luzia

Publicado

em

Criciúma

As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Criciúma avançam em diferentes frentes de trabalho. A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Luzia está em sua segunda etapa com serviços concentrados na Casa de Sopradores. A fundação da estrutura foi finalizada e as equipes, agora, estão preparando a armadura e as formas para a concretagem da laje inferior da unidade.

A Casa integra o novo Tanque de Aeração. Nessa estrutura, a matéria orgânica presente no esgoto é degradada pela ação de micro-organismos, que necessitam de oxigênio para realizar suas funções. O oxigênio necessário para que este processo ocorra é fornecido pelo sistema de sopradores, por isso o nome do equipamento.

Obra nas ruas

Nesta semana, as frentes de trabalho externas estão nas ruas Júlio de Castilho e Rodrigues Alves, no bairro São Luiz, onde executam o assentamento da rede coletora e a instalação das Caixas de Inspeção (CIs), equipamento necessário para as futuras ligações domiciliares.

A previsão da construtora para as próximas semanas é que os trabalhos avancem pela Avenida Santos Dumont e sigam em paralelo à obra do Binário.

A Companhia pede que os motoristas que trafegarem pelos trechos com obras fiquem atentos. Com as frentes de trabalho atuando nas vias, o trânsito acaba sendo parcialmente interrompido entre as esquinas, forma encontrada para gerar o mínimo de transtorno ao fluxo de veículos.

Continue Lendo

Geral

Michels assina compromissos com o São Donato

Publicado

em

Içara

Os candidatos a prefeitura de Içara, Alex Michels e Beatriz Vargas, tem cumprido uma intensa agenda de compromissos e nesta sexta-feira, 23 de outubro, visitaram o Hospital São Donato. O encontro foi realizado para a assinatura do compromisso da dupla junto a concretização do Centro de Diagnóstico por Imagem.

A ideia é oferecer na cidade um local com toda estrutura para a realização de exames deste tipo. “Esse ambiente dará maior segurança a população, que terá a disposição procedimentos como de raio-X, ultrassonografia, endoscopia e topografia. Juntos iremos conseguir efetuar essa construção”, ressaltou.

Entre os temas esteve também a manutenção da destinação de 50% do IPTU para o local. “Quando essa pauta foi para Câmara, através do prefeito Murialdo, já votei favorável. Tenho consciência da importância disso para manutenção e melhoria dos serviços prestados”, pontuou Michels. A diretoria ainda pediu para que a quantia  também possa ser usada nos pagamentos em dívida-ativa vindas do imposto.

Durante a conversa, Michels e Bia também falaram do projeto para interligar do sistema das Unidades Básicas com o hospital. “Desta forma, conseguiremos organizar melhor a sistemática dos pacientes e dar maior agilidade ao processo de atendimento, oferecendo ainda mais qualidade nos trabalhos”, finalizou Bia.

Continue Lendo

Geral

Última semana da feira do livro infantil no Criciúma Shopping

Publicado

em

Criciúma

Ainda dá tempo de se encantar com as histórias da Feira do Livro Infantil do Criciúma Shopping, que está na última semana e segue até a próxima quarta-feira (28). Organizadas pela livraria Universo Cultural, as obras literárias estão disponíveis a preços a partir de R$ 5, acompanhadas de uma feira de quadros também no mesmo local.

Para o lojista e organizador do evento, Rafael Rosa dos Santos, a feira está sendo bem positiva. “Entre os livros em destaque está O Pequeno Príncipe, o qual temos desde o pocket com o valor mais acessível, até as versões mais aprimoradas, com capa almofadada. Temos também livros de colorir antiestresse para adultos, que foi algo bem pedido antes da feira e fomos procurar”, salienta. 

As obras lúdicas, com interatividade para crianças na faixa etária de cinco a oito anos, foram as mais procuradas pelos consumidores. “O movimento na feira nos fez perceber que o público está preocupado em incentivar a leitura para os filhos, e esse é justamente o objetivo da ação”, afirma o diretor de operações do Criciúma Shopping, Edmilson Martins.

A feira está localizada no hall de entrada do shopping, em frente a livraria Universo Cultural, e segue com todos os cuidados sanitários e orientações para o enfretamento da pandemia. O Criciúma Shopping está aberto ao público todos os dias, das 11h às 22h.

Continue Lendo

Mais vistos