Conecte-se conosco

Geral

Unesc inicia elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

Publicado

em

Ouça esta matéria

Um documento que projeta a Unesc para os próximos cinco anos, construído coletivamente e que estabelece as premissas que conduzirão a Universidade no Ensino, na Pesquisa, na Extensão, na Inovação, na Governança Institucional. Este é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que teve o seu lançamento na tarde desta terça-feira (29/11), em um Auditório Ruy Hülse lotado de colaboradores da Instituição.

O processo de elaboração, que é democrático e participativo, abrange todos os segmentos da comunidade interna e externa. 

“É um momento de reflexão do que foi vivido até aqui, por onde andamos. Tivemos uma pandemia no meio do caminho, o que acarretou no arrefecimento de alguns projetos, mas, mesmo assim, o avanço de muitos outros. Momento de avaliarmos sobre o que fizemos, o que deixamos de fazer e ajustar o caminho a partir de agora”, avalia a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

E não são somente os colaboradores, professores e alunos os convidados a participar. A comunidade externa também poderá dar a sua contribuição. “A Unesc tem a característica de possuir uma participação muito efetiva das comunidades interna e externa. No último PDI, tivemos uma participação muito significativa e a nossa expectativa é que isso se repita agora. Esses olhares ajudam a ampliar o nosso. Temos perspectivas novas por conta do processo de ressignificação digital, então possuímos projetos para contribuir com a sociedade, por isso é importante que ela participe, se posicione e fale o que quer de sua Universidade Comunitária”, enfatiza.

Etapas

A construção do PDI 2023-2027 prevê uma sequência de seis etapas: diagnóstico interno e externo; definição dos objetivos e metas estratégicas; elaboração dos planos por eixo e redação do PDI; consolidação e redação final; aprovação; e comunicação do PDI.

Na tarde desta terça-feira, além da apresentação do projeto, a comunidade interna já foi convidada a participar de um exercício de futurismo. “Este é um momento muito importante, pois damos o pontapé inicial ao desenvolvimento do PDI e nada melhor do que iniciar já com uma reflexão, tentando nos transportar para 2027 e responder uma pergunta que é tão importante para nós: ‘‘Como é a Unesc que você gostaria de encontrar em 2027’. Respondam com uma palavra”, convocou o coordenador do Setor de Planejamento Institucional (Seplan). 

Por meio de formulário digital, os colaboradores destacaram seus anseios para a Universidade. Entre as respostas para a pergunta surgiram: inovadora, sustentável, inclusive, revolucionada, internacionalizada, referência, entre tantas outras. As palavras citadas não foram somente de colaboradores, mas também de alunos, que são convidados para participar deste processo. “A Unesc ouve os alunos do presente em prol dos alunos do futuro. O nosso comprometimento como estudante é poder colaborar, opinar e sugerir, no que for preciso, para que a Unesc esteja pujante em 2027, como está hoje”, fala o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira.

Ainda durante a apresentação, a comunidade interna conheceu os 26 eixos que serão trabalhados, além do cronograma se estenderá até 2023. Tanto a comunidade interna como a externa podem acessar as informações sobre o PDI e as formas de contribuir por meio do site da Universidade: www.unesc.net

O presidente da Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Apofucri) e coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT/Unesc), Edson Luiz da Silva, convida os colegas a participarem assiduamente do processo. “A Unesc é a soma dos esforços de todos, por isso todos devem contribuir para que a Nossa Universidade siga forte e relevante para a comunidade onde está inserida”, afirma.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Colégio Unesc promoverá exposição de robôs durante ação nesta sexta-feira no Rincão

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Unesc está em Balneário Rincão proporcionando conhecimento e realizando diversas atividades para a população nos meses de janeiro e fevereiro. A cada dia a Instituição apresenta uma novidade e nesta sexta-feira (13/01) quem passar pelo contêiner da Universidade vai apreciar e interagir com modelos de robôs. A exposição proposta pelo Colégio Unesc, em parceria com a empresa Robomind de Blumenau, será desenvolvida das 19h às 22h e é aberta ao público.

“Neste ano, uma das novidades no Colégio será o ensino da Robótica Educacional para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O uso da robótica em sala de aula permitirá que os nossos alunos possam construir modelos semelhantes aos que serão expostos nesta ação em Balneário Rincão. A robótica envolve estímulo ao raciocínio lógico e a socialização, o trabalho em equipe e o aumento da criatividade”, explica a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

Segundo ela, a atividade contribui para uma série de competências e habilidades relacionadas à gestão de problemas, ao trabalho interdisciplinar e coletivo, grandes pilares do uso da robótica no ensino. “Convidamos todos a participarem deste momento que foi preparado com muito carinho para os moradores e veranistas do Rincão como prévia do que iremos oferecer no Colégio em 2023”, acrescenta.

Além dos robôs, o contêiner da Universidade, localizado no Contêiner Food Park, no centro do Balneário, contará com ações do curso de massoterapia da Unesc Tec, pintura facial e as crianças ainda poderão exercitar a imaginação por meio de desenhos. Papeis e muitos lápis de cores estarão à disposição da garotada.

Robótica

Estímulo ao raciocínio lógico e à socialização, trabalho em equipe e aumento da criatividade. Esses são alguns dos benefícios do ensino da Robótica Educacional proposto também pelo Colégio Unesc, em parceria com a empresa Robomind. 

O método proposto pela empresa parceira, conforme Mainara, tem o propósito de oferecer ao estudante não apenas uma série de conteúdos, mas experiências de aprendizagem que contribuam para seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

“Além de ser um grande atrativo para o conteúdo ministrado, é uma poderosa ferramenta educativa, que contribui para o estímulo cognitivo do aluno, a criatividade e o aprendizado. Os conteúdos propostos fazem parte da grade curricular e por meio do currículo Steam para a resolução de problemas reais”, comentou a diretora Mainara.

A Robomind é formada por profissionais da área da Educação que encontraram na Robótica Educacional uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologia pautadas no bem comum. Hoje atende mais de 30 mil estudantes de três a 15 anos em fase escolar e possui uma equipe certificada para apoio pedagógico em todo o país, com presença internacional no México e Angola.

Bolsas de estudo

O Colégio Unesc está com edital aberto para bolsas de estudo de 50% e 100% válidas para as séries do 1ª ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. As crianças e os adolescentes beneficiados serão selecionados a partir de critérios pautados na renda familiar per capita. As inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira (17/01), na Central de Atenção ao Estudante (Centac), no campus da Unesc, das 9h às 19h.

Mais informações sobre bolsas, bem como sobre as matrículas e os diferenciais do Colégio Unesc, podem ser obtidas na Centac ou no Whatsapp (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545.

Continue Lendo

Geral

Içara irá distribuir material escolar de graça novamente em 2023

Publicado

em

Ouça esta matéria

O material escolar para os alunos da rede municipal de ensino de Içara será gratuito novamente em 2023. O Governo Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, investiu neste ano R$ 2.496.953,60 para atender os quase sete mil alunos dos ensinos infantil e fundamental do município. Isto quer dizer que serão beneficiados alunos que frequentam desde creches até o nono ano, assim como todos os professores.

“A primeira grande vantagem com o material escolar gratuito é que conseguimos contribuir com o orçamento de milhares de famílias içarenses. Sabemos que antes havia pais que não conseguiam comprar tudo por falta de recursos e isso não existe mais”, declarou a prefeita Dalvania Cardoso. “Outro ponto é a igualdade nas escolas. Todos os alunos têm os mesmos materiais em quantidade e qualidade”, acrescentou.

O material escolar começou a ser distribuído de forma gratuita aos alunos de Içara no início do ano passado. Somando os dois anos, já são R$ 4.367.006,60 em investimentos nos kits. Para 2023, ele terá cores diferentes, porém terá a mesma qualidade.

Continue Lendo

Geral

Cras de Criciúma iniciam colônia de férias para crianças e adolescentes

Publicado

em

Ouça esta matéria

Iniciou nesta segunda-feira (9), a colônia de férias nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de Criciúma. Até o dia 27 de janeiro, durante o recesso escolar, crianças e adolescentes dos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) terão atividades de aprendizado, lazer e diversão no Cras Tereza Cristina.

Neste polo, estão concentrados os inscritos dos bairros Vila Miguel, Santa Luzia, Tereza Cristina, Santa Luzia, Cristo Redentor, Vida Nova, Próspera e Renascer. As atividades acontecem em dois períodos: pela manhã, das 8h30 às 12h e a tarde, das 12h às 16h. Ao todo, estão cadastrados 107 participantes, sendo 56 no período da manhã e 51 a tarde. O transporte será realizado por veículos disponibilizados pela Afasc.

Segundo a orientadora social do Cras Tereza Cristina, Valesca Elias Beker, as atividades durante a colônia de férias serão diferenciadas das que já acontecem diariamente nos Centros de Convivência. Serão oferecidos lanches, jogos, atividades lúdicas e brincadeiras como banho de chuveirão, futebol, cama elástica, entre outros passatempos. “Como temos inscritos de seis a 17 anos, organizamos um cronograma com atividades diversificadas, divididas por idade. Tudo foi preparado para receber todos com muita diversão e descontração”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira, é uma opção saudável para os pais que não têm onde deixar seus filhos durante as férias escolares. “Este serviço oferecido no período das férias tem o objetivo de proporcionar atividades atrativas para as crianças e adolescentes, além de prevenir a ocorrência de situações de risco social ou violação dos direitos e trabalho infantil. Neste período, os pequenos têm a oportunidade de interagir com os colegas e aproveitar as férias com muitas brincadeiras”, afirmou.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2023 sulnoticias.com