Conecte-se conosco

Geral

Unesc recebe homenagem da Amrec pelos 50 anos

Publicado

em

Ouça esta matéria

Criciúma

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) prestou homenagem na noite do dia 29, pela fundação dos 50 anos da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A Assembleia Geral de Prefeitos da AMREC foi realizada no auditório Ruy Hulse, de forma especial, onde o presidente da Associação entregou a reitora da UNESC, Luciane Ceretta, uma placa que marca o momento.

O presidente da AMREC e prefeito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, o Alemão, a homenagem é justificado pela importância que a Universidade tem no desenvolvimento do Sul do Estado. A reitora Luciane e o vice-reitor Daniel Preve ainda ganharam cestas com produtos que característicos dos 12 municípios da Região Carbonífera.

Em seu discurso Alemão lembrou que os prefeitos de Cocal do Sul, Ademir Magagnin; de Urussanga, Luís Gustavo Cancellier; e o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, são formados na UNESC. E que ainda temos o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, que é professor da Universidade. Alemão reconheceu a função primordial da Unesc de formação de mão de obra qualificada. “É claro que precisamos prestigiar o trabalho que tem sido feito pela magnífica reitora Luciane Ceretta, contudo, muitas pessoas têm papel fundamental neste desenvolvimento”, ressalta Alemão ao lembrar-se da visão tida pelo então prefeito Ruy Hülse, quando fundou a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), que hoje é mantenedora da universidade. Hoje mais de 6.500 acadêmicos são residente na Região Carbonífera.

A reitora Luciane Ceretta afirmou esta homenagem a Unesc é um reconhecimento da região ao papel fundamental que universidade tem no desenvolvimento do Sul. “Somos uma universidade comunitária e que está junto da comunidade, por isso tantos frutos são vistos, sejam no nosso ensino de qualidade, na pesquisa internacionalizada ou na extensão, que abre tantos braços para a sociedade”, reconhece.

Busto em homenagem a Ruy Hülse

Durante o encerramento da reunião da AMREC, a UNESC ainda prestou uma última homenagem. O engenheiro Ruy Hülse teve um busto feito em sua homenagem e inaugurado oficialmente. Foi durante o mandato de prefeito Dr. Ruy, que foi assinado a Lei Municipal número 6.970, em 22 de junho de 1968, que fundou a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma). Foi a primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina.

A solenidade de inauguração foi feita na presença de Hülse, que ao lado dos prefeitos presentes e da reitora Luciane Bisognin Ceretta e do vice-reitor Daniel Preve, participou do descerramento do busto, fixado no hall do auditório principal da Unesc e que leva o nome do ex-prefeito.

Ao agradecer pelo carinho e reconhecimento, Ruy Hülse fez questão de compartilhar o mérito de sua atuação à frente da Fucri com seus colegas de trabalho da época. “Me sinto muito mimado por essa homenagem, que é uma generosidade de quem comanda essa instituição, que presta relevante serviço ao Sul de Santa Catarina e que vem preparando as gerações futuras não só da região, mas do país. Gostaria de dirigir a homenagem aos então colegas da prefeitura municipal. Fico muito gratificado com esse momento”, salientou. A peça artística foi produzida pelo escultor Werner Thaler, de Treze Tílias.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria de Educação realiza pesquisa para retorno das atividades presenciais em Criciúma

Publicado

em

Ouça esta matéria

A Secretaria Municipal de Educação elaborou uma pesquisa para retorno das atividades presenciais para os pais ou responsáveis e para os alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O objetivo do órgão municipal é saber a quantidade de estudantes que vai aderir às aulas presenciais para preparar o ano letivo de 2021 e o cronograma dos grupos de estudantes. A pesquisa para os pais ou responsáveis está disponível pelo link: https://forms.gle/vZa4su7tA4uoK5A76 e a pesquisa para os alunos do Proeja é por meio do link: https://forms.gle/tonAvDCnbT7DCR7X9.

A pesquisa estará disponível até o dia 31 de janeiro. “Estamos nos preparando para retornar às salas de aula no dia 17 de fevereiro. Precisamos nos preparar para receber os estudantes, respeitando todas as medidas sanitárias” ressaltou o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim.

O atendimento presencial ocorrerá com alternância dos grupos de estudantes, conforme o número de alunos. Os pais ou responsáveis poderão optar pelo retorno das atividades presenciais ou pelas atividades não presenciais, que são por meio do Google Classroom e impressas. Já os estudantes que se enquadram no grupo de risco para Covid-19 devem permanecer com as atividades remotas.

Continue Lendo

Geral

Balneário Rincão inicia vacinação com 52 doses

Publicado

em

Ouça esta matéria

Balneário Rincão recebeu 52 doses para iniciar a imunização contra a Covid-19. As primeiras doses serão destinadas a equipe da saúde municipal que estão prestando atendimentos nas Unidades de Saúde e Centro de Triagem. O primeiro profissional a ser vacinado, foi Carlos Eduardo Silva. Formado há 10 anos em enfermagem, Carlos trabalha há quatro anos na Unidade de Saúde Central e está na linha de frente ao combate do coronavírus.

“Fiquei emocionado em ser a primeira pessoa do Rincão a tomar a vacina. Esperamos tanto por esse momento, foram dias difíceis que tivemos que enfrentar para ajudar nossa população. Mas isso é gratificante estar aqui para servir quem precisa”, comemora Carlos Eduardo Silva.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Dyuliandri Simão dos Santos, a segunda etapa não tem data para começar, pois devem aguardar a quantidade que a Secretaria de Saúde irá receber novamente. “Não conseguimos vacinar todos nossos profissionais da saúde nesse primeiro momento, quando chegar às próximas vacinas, que não tem data informada, iremos terminar de vacinar nossa equipe e pacientes que vivem em instituição de longa permanência e tem acima de 60 anos”, enfatiza a coordenadora.

Por determinação do Ministério da Saúde, as vacinas disponibilizadas são de distribuição exclusiva do SUS, gratuitamente, vindas através do Governo Federal.

O prefeito pede para que a população se conscientize e continue usando máscaras e as medidas de segurança para evitar a transmissão da Covid-19. “Começamos a vacinação com uma pequena quantidade, com a vinda da vacina, aos poucos nossa equipe irá vacinar nossa população, mas pedimos que continuem respeitando as regras de segurança”, solicita o prefeito municipal Jairo Custódio

Continue Lendo

Geral

Prefeitura de Treviso abre inscrições para bolsa de estudo

Publicado

em

Ouça esta matéria

A partir desta quarta-feira (20), estão abertas as inscrições para a bolsa de estudo 2021 da prefeitura de Treviso. O desconto de 17% nas mensalidades será concedido para alunos do município matriculados em instituições de ensino superior e técnico.

Os interessados devem preencher um requerimento e entregar os documentos necessários na secretaria de educação. O requerimento pode ser retirado na prefeitura a partir de amanhã (20), até a próxima sexta-feira (29), ou por meio do site do Executivo.  O período de entrega será entre os dias 1 e cinco de fevereiro.

Os candidatos serão selecionados pelo Conselho Municipal de Educação, que irá avaliar as condições socioeconômicas dos estudantes.

“A bolsa é um incentivo aos alunos. Muitos não têm condições de pagar a mensalidade. Para o município, quanto mais pessoas buscarem conhecimento, melhor”, disse o secretário de Educação, Gladson Tasca.

Estudantes de todos os níveis podem solicitar também a carteirinha para o transporte escolar.

Confira os documentos necessários para solicitar a bolsa de estudo (original e cópia):

– Requerimento preenchido;

– Comprovante de mensalidade do mês de fevereiro;

– RG;

– CPF;

– Título de eleitor;

– Comprovante de residência atualizado;

– Para pessoas com deficiência, laudo médico com Cid.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2021 sulnoticias.com