Vacinação contra febre amarela ampliada em Criciúma

Criciúma

O Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma vai ampliar os horários de vacinação contra a febre amarela nesta quinta-feira (14). A ação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 17h até às 21h. O objetivo é fazer com que as pessoas se previnam contra a doença o quanto antes, tendo em vista a proximidade prevista para este ano.

De acordo com Patrícia de Carvalho, coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica, já foram vacinadas aproximadamente 21 mil pessoas. “Essa ampliação ficará para sempre no calendário, ou seja, ela não tem um prazo. No entanto, a gente pede para que as pessoas se vacinem o mais rápido possível, pois conforme os estudos, a doença chegará em Santa Catarina no ano de 2019”, disse Patrícia.

No total, serão 46 unidades participando da ação, ficando de fora somente as UBS do São Roque, Mina do Toco e Mãe Luzia, já que essas não têm salas de vacinação. Podem ser vacinados aqueles que tem de 9 meses até 59 anos, não podendo estar grávida ou amamentando até os 6 meses. Além disso, pessoas que estão em algum tipo de tratamento que baixe a imunidade, alérgicos a ovo ou imunidade baixa, também ficam isentos da vacina.