Conecte-se conosco

Geral

Xanxerê e Maracajá conferem estrutura da Central de Merenda

Publicado

em

A Central de Processamento da Merenda Escolar recebeu nesta quarta-feira (27), a visita do prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, e do vereador de Xanxerê, Wilson Martins dos Santos. Acompanhados pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, as autoridades observaram o processo de produção da merenda escolar na estrutura localizada no bairro Próspera.

A Central da Merenda Escolar atende mais de mil alunos da rede municipal de ensino de Criciúma. De acordo com a gerente administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta, profissionais produzem aproximadamente nove mil pães e mil refeições diárias. “Quando o projeto iniciou, em 2011, atendíamos todas as 72 escolas municipais, mas esse número caiu para cinco nos últimos anos. Estamos trabalhando para ampliar este número e atender mais estudantes”, explica.

Conforme Salvaro, os visitantes pretendem expandir a ideia de implantar uma Central da Merenda Escolar em Maracajá, na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), e Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina. “Eles tiveram uma impressão positiva. A Central da Merenda nos garante qualidade na alimentação dos alunos e beneficia os agricultores, já que 70% dos alimentos utilizados são originados da agricultura familiar”, comenta.

“É uma ferramenta importante, que proporciona qualidade com segurança alimentar, controle efetivo de produtos e produção e, ainda, economia aos cofres públicos”, destaca Rocha.

Visita à Fábrica de Lajotas

Após visitar a Central de Processamento da Merenda Escolar, Santos conheceu a Fábrica de Lajotas da Subprefeitura da Santa Luzia. “A Fábrica é uma excelente iniciativa que colocamos em prática. Os apenados trabalham diariamente e a Prefeitura de Criciúma, em parceria com as comunidades, pavimenta vias municipais”, ressalta Salvaro.

Geral

Unesc comemora resultados do Enade

Publicado

em

Criciúma

Mais uma vez a Unesc pode comemorar os resultados obtidos pelos seus cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Nesta semana a Instituição recebeu os dados da avaliação realizada em 2019 e teve todos os cursos participantes em destaque em âmbito regional.

O ensino da Unesc foi representado na prova pelos acadêmicos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia.

Entre os destaques da Universidade que alcançaram nota 4 na máxima de 5 estiveram os cursos de Biomedicina, Educação Física Bacharelado e Engenharia Civil.

Conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, o assunto foi recebido com orgulho pela Instituição. “Tivemos um significativo destaque regional no Exame. Isso nos deixa muito satisfeitos e com ainda mais entusiasmo para continuarmos com foco na excelência do ensino”, comenta.

Tal reconhecimento, na visão da pró-reitora Acadêmica da Instituição, Indianara Reynaud Toretti, representa a força de um dos grandes alicerces da Universidade. “Nosso trabalho, que se divide em ensino, pesquisa e extensão, sem deixar de lado a inovação, é recompensado e fortalecido com resultados como esse. Os desafios são grandes, mas não maiores que a capacidade de reinvenção e superação de uma grande Universidade como a Unesc”, completa.

O Enade é um dos métodos utilizados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) para avaliar o desempenho das faculdades e das universidades de todo o país.

Continue Lendo

Geral

Volta às aulas vai ganhar novo ritmo em Criciúma

Publicado

em

Criciúma

Com a melhora no cenário de combate a Covid-19 na região, que entrou hoje na Bandeira Amarela, o ritmo de volta às aulas em Criciúma deve mudar. Desde a quarta-feira os alunos com dificuldades no aprendizado na plataforma Online estão sendo levados à sala de aula para períodos de reforço. A ação vai se manter, mas com um volume maior de estudantes.

“A partir de terça-feira vamos começar o escalonamento dos alunos de 5º e 9º ano. Desta forma vamos conseguir atender um número de alunos maior nessas séries conforme a metragem de cada unidade e vai ser assim até atingirmos todas as etapas de ensino. A educação infantil também volta na semana que vem. Vamos focar na recuperação de conteúdos”, explica a Secretária de Educação Cristiane Uliana Fretta.

Continue Lendo

Geral

Centros Infantis de Educação da Afasc preparam retorno às atividades.

Publicado

em

Criciúma

As unidades escolares aguardam considerações do Comitê de Gerenciamento.

Os 35 Centros de Educação Infantil (CEI) da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) já estão com seus Planos de Contingência prontos. A partir de agora apenas aguardam apreciação do Comitê de Gerenciamento para retomada das atividades. As unidades vão seguir o Plano Municipal de Contingência e a matriz de risco apresentada pelo Estado, por meio da Central de Operações de Emergência em Saúde (COES).

A associação, através do Departamento de Educação Infantil (DEI), já realizou os protocolos pedidos pela comissão. A partir da próxima terça-feira (27), cada um dos planos passará pela primeira análise do comitê, para posterior aprovação.

“Nossa instituição está trabalhando firme para reabrimos nossas unidades escolares e receber nossas crianças com todo carinho e dedicação de sempre.” Frisou Adriano Boaroli, diretor executivo da Afasc. 

Continue Lendo

Mais vistos