Conecte-se conosco

Política

Governo Federal aceita ampliar custeio do Santa Catarina

Publicado

em

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, aceitou negociar a ampliação do custeio do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, desde que o Governo do Estado e os municípios vizinhos também contribuam. A proposta foi feita em reunião marcada pelo secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, nesta quinta-feira, 14, em Brasília.

“O Governo Federal não irá pagar esta conta sozinho”, enfatizou o ministro. Acompanharam a reunião o senador Dalírio Beber; os deputados federais Valdir Colatto e Geovânia de Sá; o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; e o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin.

O acordo tripartite (União, Estado e Municípios) será construído no próximo dia 22, quando o assessor Especial do ministro, Sérgio Luiz da Costa, fará visita técnica e reunião de trabalho em Criciúma, envolvendo os secretários de Saúde e prefeitos dos municípios que compõem as associações Amrec, Amesc e Amurel. Barros se comprometeu a dar um parecer definitivo logo após o encontro.

Com isto, a expectativa é que o prefeito Clesio Salvaro possa manter a instituição funcionando sem a redução de serviços. “Iremos construir esta parceria tríplice, ver com quanto cada parte pode contribuir. São aproximadamente 64 municípios que utilizam a estrutura do Hospital Santa Catarina: a cada quatro pacientes atendidos, três são de fora da cidade, é preciso distribuir as despesas”, explicou Acélio

Política

CEI conclui investigação sobre supostas irregularidades em licitação da Prefeitura de Forquilhinha

Publicado

em

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) concluiu os trabalhos de investigação sobre as supostas irregularidades na licitação da Prefeitura de Forquilhinha. Um resumo foi apresentado na sessão de segunda-feira, dia 26, e o relatório completo será encaminhado ao Ministério Público Estadual e Polícia Civil, com cópias à mesa diretora da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Forquilhinha para os procedimentos cabíveis.

Durante os cinco meses de investigação, a CEI ouviu os depoimentos da fase policial e de nove pessoas, dentre investigados e testemunhas. “O município precisa rever os seus procedimentos no que se refere à Comissão de Licitação, pois foi revelado que não há a formalidade da reunião em sessão quando não há participantes presenciais”, comenta o presidente da CEI, Marcos Rocha Macedo (PDT).

A instalação da CEI foi consequência da Operação Maktub, da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), que apura possível fraude no processo licitatório para a construção de um ginásio municipal. Também fizeram parte da Comissão os vereadores Felipe Dordete (PP), Charles Hunter (PSD) e Célio Elias (PT).

Continue Lendo

Política

Santa Catarina é o estado mais seguro de acordo com Ranking de Competitividade

Publicado

em

Santa Catarina é destaque mais uma vez na pesquisa nacional que mostra o Ranking de Competitividade dos Estados. No ranking geral, o estado aparece em 2° lugar – pelo oitavo ano consecutivo -, atrás apenas de São Paulo. Já na região Sul do país o estado catarinense ficou em primeiro. “São Paulo é praticamente um país, e ficar atrás apenas deles no ranking de competitividade, é quase a mesma coisa que ficar em primeiro. Esses resultados refletem o compromisso e o trabalho árduo de todos os catarinenses”, comemora o governador Jorginho Mello, que esteve no evento, acompanhando a divulgação.

O estudo foi realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP) e avalia diferentes áreas. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, 21, em Brasília. De acordo com a pesquisa, Santa Catarina está em primeiro lugar no quesito Segurança Pública, com destaque para a segurança pessoal, segurança patrimonial e qualidade da informação de criminalidade, a transparência com os dados.

Para o governador Jorginho Mello, o resultado é consequência, além de investimentos na área, também dos números de empregos. Ele acredita que quanto menor o percentual de desemprego, menor a violência. “Santa Catarina tem a menor taxa percentual de desemprego do país, 3,2%. Se o cidadão tem o que fazer, tem o trabalho dele, a violência cai drasticamente”, afirma.

Os indicadores são distribuídos em 13 pilares fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

:: Leia também: Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil e outras seis aparecem entre as 50 primeiras do país

“Os números mostram que Santa Catarina está no caminho certo. Muito orgulho de estarmos com tanto destaque no cenário nacional, resultado do trabalho do governador Jorginho Mello e de toda a equipe que compõe o governo”, enfatizou a secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, que acompanhou o governador na solenidade realizada na capital federal.

Santa Catarina também liderou o ranking nos quesitos “Capital Humano” e “Sustentabilidade Social”. Além disso ficou em terceiro lugar em “Inovação”, “Infraestrutura” e “Eficiência da Máquina”.

O governador Jorginho Mello participou ainda de um painel com os governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo; Raquel Lyra, de Pernambuco; Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul; e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. A divulgação dos resultados também contou com a presença de prefeitos, ministros, senadores e secretários de Estado.

Continue Lendo

Política

Içara: moradores do bairro Presidente Vargas pedem manutenção em praça

Publicado

em

Os moradores do bairro Presidente Vargas, em Içara, reclamam da falta de manutenção na Praça Fridolino Schueroff, utilizada para prática de esportes e lazer. Eloir Souza, aposentado de 60 anos, explica porque a praça precisa de manutenção com urgência. “Eu corro aqui com frequência, mas ultimamente tem ficado muito difícil. A pista está feia, e além de estar sem pintura, tem uma cratera, um perigo para alguém tropeçar ou torcer o pé”, contou Eloir, que já mora no bairro há cerca de 30 anos.

Ele ainda explica que a pista de skate está em estado precário, assim como a cancha de bocha, os equipamentos da academia e das quadras, além de muitos pontos de água parada e falta de banheiro. “A gente sabe que tem um pessoal contratado da prefeitura, mas cadê eles? Parece dinheiro jogado fora”, desabafou o morador.

Além dos problemas na praça, a comunidade ainda reclama da demora na entrega do Centro Comunitário, espaço que seria de grande utilidade para encontros e eventos.

Estes e outros problemas foram externados pelos moradores ao candidato a prefeito de Içara, Max de Mello (MDB), em visita realizada na comunidade. Ele ouviu atentamente as explanações, percorreu o espaço e confirmou uma das prioridades de sua futura gestão, que é criar mecanismos para que as pessoas tenham locais adequados para esporte e lazer, oferecendo alternativas para que a população possa se reunir, se divertir e praticar saúde.

“Esta praça é um exemplo do que está faltando. Existe recurso, mas falta vontade de oferecer a qualidade de vida que os moradores de Içara merecem”, disse. “Içara precisa muito de novos locais para prática de esportes e lazer, mas não podemos deixar de cuidar do que já temos. Saúde é sempre prioridade e a prática de esportes e diversão estão diretamente ligadas à prevenção”, enfatizou.

Ele também disse que assim como o Centro Comunitário, que já recebeu recursos de diferentes parlamentares e está praticamente abandonado, é preciso agilizar as ações e nunca deixar obra parada. “Um novo olhar por Içara significa ouvir os moradores, olhar nos olhos e entender o que eles realmente precisam. É este nosso propósito”, concluiu o candidato, que estava acompanhado do candidato a vereador ‘Chimitão’.

Texto e foto – Assessoria de Imprensa do Candidato

Continue Lendo

Mais vistos