Polícia
Cai número de mortes violentas em Santa Catarina

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira, 11, os dados de mortes violentas relativas ao período de 1º de janeiro a 11 de setembro deste ano. Os destaques ficam por conta da queda no número de homicídios, com -3,52% e de latrocínios, que ficaram em – 76,47%.
A comparação entre o mesmo período de 2022 e de 2023 revelou que os homicídios caíram de 369 para 356 casos. Já com os latrocínios, o número despencou de 17 no ano passado para 4, até esta segunda-feira, 11.
As informações são das bases de dados auditadas e fornecidas pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
O delegado-geral, Ulisses Gabriel, disse durante a abertura do 2º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, que a PCSC faz prisões qualificadas, por meio de mandados de prisão concedidos pelo Judiciário, a partir de inquéritos robustos. “Desta forma enseja índices que reduzem a criminalidade”, disse.
Autoria
A Polícia Civil também revelou a questão das apurações dos crimes. Dos 356 homicídios cometidos no estado este ano, 168 já foram apurados, ou seja, já têm a autoria confirmada. Nos latrocínios, o índice é ainda mais adiantado: dos 4 crimes, 2 tiveram conclusão. As apurações são divididas entre a Polícia Civil e a Polícia Militar de Santa Catarina e podem ser feitas por meio de investigação policial, apresentação espontânea e flagrante no ato ou logo após o ato.
A relação também traz um aumento expressivo no número de mandados de prisão: foram 3.971 prisões ou crescimento de 54,88%; e nos de busca e apreensão que saltou 52,91%, chegando ao total de 5.309 ações.
Polícia
“Imagens comprovam a agressão, mas precisamos agora de laudos sobre o estado emocional da mãe”, explica o delegado

Imagens de Câmeras de Monitoramento mostram a própria mãe cometendo as agressões que provocaram a morte de um recém nascido em Içara durante este fim de semana. A informação é do delegado Márcio Campos Neves, que atendeu o caso. Em entrevista à Massa FM, ele explicou que agora é preciso aguardar novos laudos para definir como o inquérito sobre o caso será concluído.
“A mãe ficou internada, o pai já foi ouvido. Temos imagens que mostram que foi a própria mãe que cometeu as agressões. isso está claro, não há o que questionar. Agora é preciso aguardar laudos e entender o estado emocional desta pessoa. Já temos a informação de que ela não sabia da gravidez. O estado Puerperal é que vai definir se ela será ou não imputável pelo crime. O que posso dizer é que são cenas fortes e que alguém em sã consciência não cometeria tal brutalidade”, pontua
Polícia
Polícia investiga suspeita de infanticídio em Içara

A Polícia Civil de Içara está investigando a morte de uma criança recém nascida, ocorrida em Içara. O caso vem sendo tratado como um possível infanticídio. Segundo as informações divulgadas até o momento a criança deu entrada no Pronto Socorro do Hospital São Donato ainda de madrugada. O bebê estava com hipotermia e ferimentos pelo corpo.
Os médicos tentaram reanimar a criança, mas ela não resistiu. Segundo os médicos, pelo corpo, a criança apresentava resquícios de terra e grama e escoriações pelo pescoço e na cabeça. Como os pais apresentavam versões divergentes a polícia foi acionada e o caso agora segue em investigação.
Polícia
Briga termina em tiros, um morto e outro gravamente ferido em Criciúma; Acusado está preso

Um homem de 23 anos foi preso nesta tarde pela Polícia Militar. Ele teria assumido a autoria dos disparos efetuados durante a madrugada em um Pub do bairro Cristo Redentor. Além dele, um outro rapaz de 19 também foi detido por envolvimento no caso.
Um homem de 37 anos deu entrada pouco depois das 6 horas da manhã deste sábado na UPA da grande Próspera. Ele foi baleado no tórax e não resistiu. Um outro homem também foi alvejado. Ele segue internado no Hospital São José em estado grave.
A polícia segue atuando no trabalho de investigação, mas de acordo com os primeiros depoimentos os disparos teriam sido provocados por uma briga registrada no interior do estabelecimento. Os dois devem responder por homicídio e tentativa de homicídio.
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política3 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral3 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens6 anos atrás
Cidades