Política
Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá passam a contar com uma Usina de Asfalto

A Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Cim-Amrec) foi inaugurada nesta sexta-feira, 15, em Forquilhinha, com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello e demais autoridades.
O empreendimento representou um investimento de mais de R$ 10 milhões e foi possível a partir de um convênio firmado entre o Governo do Estado e o Cim-Amrec, por meio dos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá. O valor foi destinado para construção da estrutura, compra de equipamentos e também de insumos.
A capacidade de produção da usina é de 40 toneladas por hora, o que promete acelerar significativamente o processo de pavimentação asfáltica. O terreno com 12 mil metros quadrados fica localizado na Rodovia 476, no Bairro São Gabriel, em Forquilhinha.
“Essa usina traz qualidade de vida para a população através de pavimentação asfáltica. Vamos fazer mais, com muito menos”, afirmou o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves, o Neguinho.
Com a usina também será possível dar mais agilidade à manutenção das vias públicas urbanas e rurais. “Isso vai colaborar muito no nosso trabalho no dia a dia. Vamos conseguir agilizar as obras fazendo as coisas acontecerem mais rápido”, pontuou o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo.
Para o prefeito de Maracajá, Aníbal Brambila, a diminuição nos custos que a usina vai trazer para os municípios é algo significativo. “Não tenho dúvida que vai ter uma boa economia. A cidade muda, por que quem que não quer um asfalto?”.
Presidente do Cim-Amrec e prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri, garantiu que o grupo segue buscando o desenvolvimento da Região Carbonífera e destacou a ajuda do governo estadual. “A parceria do governo do estado com os três municípios juntando a estrutura do consórcio faz com que esse investimento chegue à Forquilhinha e depois seja direcionado ao cidadão, que é a pessoa que precisa dos investimentos que serão feitos”
O governador Jorginho Mello destacou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura da Região Sul. “É uma conquista dos prefeitos desses três municípios, liderado através do CIM, o consórcio. Vai resultar uma economia extraordinária, você vai poder reduzir à metade do custo do que custa uma empresa convencional para fazer um asfalto. Não tenho dúvida que os municípios envolvidos vão ser muito beneficiados. Vão ter condições de melhorar a trafegabilidade, a mobilidade. Todo mundo quer uma estradinha melhor, não quer buraco, não quer terra, não quer poeira. E os prefeitos estão de parabéns”.
Política
Júlia Zanatta participa de reunião para renovação de acordo de trânsito entre Brasil e Itália

Em busca de garantir a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira na Itália, a deputada federal, Júlia Zanatta (PL-SC) participou de uma reunião no Itamaraty nesta terça-feira (19). Júlia é membro do grupo parlamentar Brasil/ Itália da Câmara dos Deputados.
O acordo entre as autoridades de trânsito do Brasil e Itália entrou em vigor em 13 de janeiro de 2018, com validade de 5 anos. Tendo encerrado em 13 de janeiro de 2023.
“A última remessa de documentos foi enviada pelo governo Brasileiro para a Itália em junho. Novas alterações não foram solicitadas pelo governo italiano desde então e o Brasil aguarda a sinalização da Itália para renovação do acordo”, explica a deputada.
A reunião deu mais um passo em busca da renovação do acordo que garante o reconhecimento recíproco de habilitações dos motoristas dos dois países.
Participaram do encontro o deputado federal, Eros Biondini (PL-MG), também, membro do grupo parlamentar, bem como o Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, o Embaixador, Bruno Bath, o Chefe da Divisão de Comunidades Brasileiras e Assistência Consular, João Francisco Pereira, o Assessor da Assessoria Parlamentar do Itamaraty, Rodolfo Ribeiro, o Subchefe da Divisão de Comunidades Brasileiras e Assistência Consular, Alvaro Fagundes e a Coordenadora-Geral de Regulação da SENATRAN, Izabela Rizzotti.
Política
Ex-prefeito empresta nome para arena de esportes em Forquilhinha

O projeto de lei do Executivo que denomina Arena de Esportes Prefeito Nelson da Soler foi aprovado por unanimidade na segunda-feira, dia 18, na Câmara de Forquilhinha. Considerada a primeira arena esportiva pública do município, a estrutura terá capacidade de comportar 6 mil pessoas e está na etapa final de construção no bairro Santa Líbera.
Os vereadores destacaram as qualidades de Nelson Da Soler, o primeiro vice-prefeito da história do município, em 1990, e o segundo prefeito eleito de Forquilhinha exercendo o mandato de 1993 a 1996. “Era um homem simples, honesto e transparente. Teve como prioridade, em sua gestão, buscar melhorias na qualidade de vida da população, sempre recebendo e ouvindo a todos com carinho”, declara Marilda Casagrande (PP).
“O Nelson era uma pessoa fantástica e que nos deixou muita saudade”, afirma Felipe Dordete (PP). “Transmitia paz com o seu modo de agir e falar”, conta Dinho Rampinelli (PL). “Estamos eternizando o nome de quem deixou história no município”, ressalta Marcos Rocha Macedo (PDT). “Parabéns ao Executivo que enviou esse projeto de reconhecimento”, acrescenta Charles Hunter (PSD). “Uma homenagem muito merecida por tudo o que ele foi para Forquilhinha”, resume Célio Elias (PT).
As lágrimas acompanharam o discurso da vereadora Ivone Minatto (PSD), ao relembrar quando foi ajudada por Nelson da Soler. “Em 1986 fiquei sem crédito na praça, depois de uma separação, e ninguém me vendia nada. Tinha um armazém, mas precisava de um carro para trabalhar e criar os meus filhos. Procurei o Nelson, muito envergonhada, e ele se prontificou a ser meu avalista. Eu sei do coração bondoso que ele tinha e sempre me emociono quando lembro disso”, relata.
O presidente da Câmara de Forquilhinha, Valdeci Figueredo (PDT), disse que teve o prazer de compartilhar diversas questões políticas com o ex-prefeito. “O Nelson me ajudou e deu muitos conselhos. Fiz várias reuniões na casa dele e o cafezinho estava sempre pronto. Foi um segundo pai para mim, amigo e parceiro. Não tinha receio de ajudar as pessoas, o seu coração era do tamanho da cidade”, pontua. A aprovação do projeto foi acompanhada pelos familiares de Nelson da Soler.
Política
Prefeitura apresenta projeto de lei que amplia isenção de alvará para empresas de baixo risco em Criciúma

Ampliar a isenção de taxas de alvarás para atividades econômicas de baixo risco em Criciúma. Esse é o objetivo do projeto de lei complementar apresentado pela Administração Municipal nesta terça-feira (12), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A lei, encaminhada à Câmara de Vereadores, deve beneficiar mais de 4,2 mil micro e pequenas empresas. “O governo municipal é parceiro do empreendedor. Nós precisamos ser a mola propulsora para o desenvolvimento econômico de Criciúma. Ações como esta são possíveis porque enxugamos a máquina pública para investir mais na cidade e nas pessoas”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.
As empresas consideradas de baixo risco são todas aquelas enquadradas na lei estadual n° 18.091. Durante o encontro na Acic, o secretário municipal da Fazenda, Vagner Espíndola, explicou as alterações realizadas na legislação municipal por meio do projeto de lei. “Ao elaborarmos essa proposta, beneficiamos ainda mais as micro e pequenas empresas instaladas em Criciúma. E esses micro e pequenos empreendedores são responsáveis por 12% do total da receita”, destacou.
O presidente da Acic, Valcir José Zanette, falou da importância da união entre a prefeitura e a iniciativa privada. “O atendimento a essa demanda alivia as obrigações financeiras das empresas, permitindo que os recursos, que de outra forma seriam destinados ao pagamento de tributos, sejam direcionados para investimentos. Isso estimula o crescimento e a fortificação das empresas. Esse pleito foi atentamente acompanhado por nossa equipe de diretores responsáveis pelo eixo da legislação”, finalizou.
-
Geral3 anos atrás
Edital Cultura Criciúma: assinatura de contratos ocorre nesta quinta-feira
-
Política2 anos atrás
Edilson assume vaga na Câmara
-
Economia4 anos atrás
Edital de Inovação Unesc dará fomento financeiro para projetos da região
-
Política3 anos atrás
Confira os eleitos para o legislativo de Içara
-
Polícia3 anos atrás
Imagens da madrugada de crimes e pânico em Criciúma
-
Geral3 anos atrás
Confirmados os nove vereadores da nova Câmara do Rincão
-
Polícia3 anos atrás
Noite de terror em Criciúma
-
Imagens6 anos atrás
Cidades