Conecte-se conosco

Política

Tribunal afasta Carlos Moisés e vice assume Governo na terça

Publicado

em

Florianópolis

Governador Carlos Moisés está oficialmente afastado do comando do executivo de Santa Catarina pelo prazo de até seis meses. A decisão foi tomada por volta das duas horas da madrugada deste sábado pelo Tribunal do Julgamento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Agora Moisés será julgado por crime de responsabilidade pelo reajuste dado para os procuradores do Estado. O comando do Governo catarinense fica nas mãos da vice. Daniela Reinehr teve denúncia rejeitada e assume interinamente a partir de terça-feira.

Em cada canto do Estado a aposta dos últimos dias era de que o governador seria mesmo o presidente da Assembleia Legislativa Júlio Garcia. A verdade é de que tudo se encaminhava para isso. O que ninguém contava era com o “Efeito Sargento Lima”. Crítico ferrenho do Governador e, por inúmeras vezes também da vice, ele surpreendeu a todos. Na hora de proferir seu voto confirmou a denúncia contra Moisés, mas não contra a Daniela. Estava decretado o empate no caso da vice. Coube então ao presidente do Tribunal de Justiça o desempate e ele acabou votando a favor de Daniela. Foi-se ai a chance do Sul do Estado ter de novo, ainda que interinamente, o Governador do Estado.

A defesa do Governador Carlos Moisés, representada pelo advogado Marcos Probst, avalia que o Governador recebeu votos importantes durante o julgamento e isso fazem acreditar na absolvição do Moisés em um segundo julgamento. O afastamento apenas do Governador foi a grande surpresa da sessão. A aposta em toda Santa Catarina era de que Governador e vice seriam denunciados e que com isso Júlio Garcia assumiria o Governo, mas não foi o que aconteceu.

A sessão começou por volta das 10 horas da manhã de sexta-feira e só foi finalizada as 2 horas desta madrugada. No caso do Governador foram seis votos a favor da denúncia e quatro contra. No caso da vice houve empate em 5 a 5 e conforme determina o regimento coube ao presidente do Tribunal de Justiça dar o voto de minerva. 

Agora, enquanto Moisés tiver afastado o Tribunal voltará a se reunir para avaliar se, de fato, ele cometeu crime de responsabilidade no caso da equiparação salarial dos procuradores do Governo do Estado com os procuradores da Assembleia Legislativa. Durante o afastamento, Moisés também fica sem um terço do seu salário, que será devolvido caso ele seja absolvido.

Os  Votos

  • Deputado Kennedy Nunes (PSD) – votou por aceitar a denúncia contra Moisés e Reinehr. Ele é o relator do tribunal
  • Desembargador Carlos Alberto Civinsk – votou por rejeitar a denúncia contra governador e vice
  • Desembargador Sérgio Antônio Rizelo – votou por rejeitar a denúncia contra Moisés e Reinehr
  • Deputado Maurício Eskudlark (PL) – votou por aceitar a denúncia contra o governador e a vice
  • Desembargadora Cláudia Lambert de Faria – votou por rejeitar a denúncia contra Moisés e Reinehr
  • Deputado Sargento Lima (PSL) – votou por aceitar a denúncia contra o governador, mas rejeitá-la em relação à vice
  • Desembargador Rubens Schulz – votou por rejeitar a denúncia contra Moisés e Reinehr
  • Deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) – votou por aceitar a denúncia contra o governador e a vice
  • Desembargador Luiz Felipe Schuch – votou por aceitar a denúncia contra Moisés e Reinehr
  • Deputado Laércio Schuster (PSB) – votou por aceitar a denúncia contra o governador e a vice
Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-prefeito Evandro Gava será o presidente da Câmara em Nova Veneza

Publicado

em

Nova Veneza

Em Nova Veneza a coligação de oposição, que apoiava a chapa composta pelos candidatos a prefeito Ênio Milanez e Ângela Ghislandi, elegeu a maioria na Câmara de Vereadores. Das nove cadeiras, cinco ficaram para a coligação, sendo três do PP, uma do MDB e mais uma do PSL. Essa configuração possibilitou um acordo para a eleição da mesa diretora. Serão dois anos de presidência para os progressistas e mais dois anos divididos entre os outros dois partidos.

Pelo acordo estabelecido na última quinta-feira, 3, o vereador eleito Evandro Gava (PP) será o presidente da Câmara. O vice é Maykon Michels (MDB), a primeira secretária é Bete Bortolotto (PP) e o segundo secretário Elton Nuernberg (PSL). Conforme Evandro, a decisão foi de comum acordo entre os eleitos. “Estamos construindo e fortalecendo a união entre os três partidos para que façamos um trabalho propositivo na câmara, com resultados positivos para o povo de Nova Veneza”, afirmou.

Continue Lendo

Política

Vítima de Covid-19, ex-vereador Pedro Gabriel morre aos 74 anos

Publicado

em

Içara

Morreu na noite desta quarta-feira, no Hospital da Unimed, o ex-vereador de Içara e ex-presidente da Cooperaliança Pedro Dionísio Gabriel. Ele tinha 74 anos. Seu Pedro foi diagnosticado com o novo Coronavírus durante o mês de Novembro. o Ex-parlamentar tinha algumas comorbidades e não conseguiu se recuperar das complicações provocadas pela Covid-19. No início desta semana ele acabou sendo entubado e não resistiu.

Seu Pedrinho, como era conhecido, foi eleito para cinco mandatos. Começou em 1983 e colecionou mandatos consecutivos até 2004. Foi eleito a primeira vez no PDS, atual PP e nunca mudou de partido . Seu Pedrinho também foi presidente da Cooperaliança. O prefeito Murialdo Gastaldon deve decretar luto oficial de três dias cidade em respeito a memória do ex-parlamentar.

Continue Lendo

Política

Definida a nova mesa diretora do legislativo de Forquilhinha

Publicado

em

Forquilhinha

Uma reunião realizada na noite desta segunda-feira definiu o novo comando da Câmara de Vereadores de Forquilhinha. A composição da mesa diretora foi por consenso e reúne os vereadores eleitos pela mesma coligação do prefeito Eleito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.

A presidência ficará com o petista Célio Elias. Valdeci Figueredo fica com a vice-presidência. Já a primeira secretaria será da vereadora Ivone Minatto e o segundos secretário será o vereador Marcos Rocha Macedo.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com