Conecte-se conosco

Geral

Alunos da Unesc concluem mais de 3 mil horas de trabalho voluntário

Publicado

em

Um mergulho na extensão fez o olhar da estudante Érica Dal Ponte Pinto se transformar. Ela descobriu o valor da empatia e do preenchimento que se expande no peito ao ajudar o próximo ao entrar em contato com a comunidade. Érica fez parte do grupo de 206 estudantes das primeiras fases do curso de Direito da Unesc que atuaram em 39 instituições, de 11 cidades da região, por meio do Projeto Solidariedade da Universidade. Foram mais de 3 mil horas de trabalho voluntário, que se dissolveram em novas formas de enxergar o mundo.

O projeto ensinou Érica novos valores de vida. “A experiência me fez repensar em como estamos apegados em coisas materiais e banais. Me tornei uma pessoa melhor e tenho imensa gratidão por ter participado deste projeto maravilhoso, que levarei para sempre no meu coração e na minha memória como uma lição de vida”, comentou.
Já a estudante Rauane Ramos Elias, aprendeu que estudar Direito vai muito além de ler livros e interpretar normas. “Envolve a sociedade, as pessoas, principalmente aquelas que precisam de nossa ajuda. O projeto nos permitiu ter uma visão mais ampla das necessidades que o Brasil enfrenta hoje, fazendo com que a gente enxergue os problemas do pais mais de perto”, afirmou a aluna.


Além da sala de aula

As ações envolvem pesquisa, estudo, elaboração e apresentação de palestras, cursos ou oficinas sobre Política, Direitos Humanos e Cidadania. As intervenções são feitas de forma prática, lúdica e recreativa, como organização de biblioteca, construção de horta e jardins, limpeza, entre outras atividades.
O diretor Edson Bortolotto, da Escola Ministro Jarbas Passarinho, de Criciúma, comentou que os acadêmicos fizeram a diferença nos espaços da escola. “Nossa biblioteca estava sem uso havia três anos e se encontrava bastante desorganizada e desatualizada. A ação dos estudantes foi fundamental para acelerar a revisão e separação dos livros a serem doados e retirados do sistema”, ressaltou.
Além de Criciúma, o projeto atendeu instituições localizadas em Araranguá, Cocal do Sul, Içara, Maracajá, Meleiro, Nova Veneza, Siderópolis, Sombrio, Turvo e Urussanga. O projeto é orientado pela professora Janete Triches, que ministra a disciplina de Ciência Política.

 

Geral

Murialdo Gastaldon testa positivo para o novo Coronavírus

Publicado

em

Içara

O prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, testou positivo para covid-19 na tarde desta segunda-feira, dia 23.

Após a realização do teste com comprovação positiva para o coronavirus, o prefeito seguirá os próximos dias em isolamento domiciliar e respeitando todos os protocolos para a doença.

Continue Lendo

Geral

São José também cancela as cirurgias eletivas

Publicado

em

Criciúma

Devido ao acréscimo do número de internados no Hospital São José de Criciúma, a Instituição, por meio de sua diretoria decidiu cancelar a partir de amanhã (24/11), todos as cirurgias eletivas (agendadas).

Não há data prevista para o retorno destes procedimentos. “Precisamos aguardar o panorama regional para daí, então, podermos voltar a organização e planejamento para realização dos procedimentos com a devida segurança”, aponta o médico e diretor técnico da Instituição, Raphael Elias Farias.

     Hoje, 23 de novembro, 91 pacientes encontram-se internados na Instituição entre suspeitos e confirmados para Covid -19. Destes, 26 estão na UTI por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.

“Observamos um aumento nas últimas três semanas de pacientes internados, suspeitos ou confirmados para a Covid-19. Nossa UTI hoje está acima de 96% de ocupação. Desta forma, pedimos para população que continue tomando todos os cuidados quanto as medidas de prevenção para transmissibilidade do coronavírus, principalmente quanto as pequenas reuniões de família, pequenas reuniões de amigos, onde as pessoas ficam sem máscaras e com isso facilitam a transmissão do vírus. Lembrando também da higienização das mãos, como sendo um importante aliado para evitar a transmissibilidade do vírus”, enfatiza o infectologista.

Se excluem desta determinação, as cirurgias previstas de pacientes já internados e os procedimentos cirúrgicos em caráter emergencial que deverão continuar sendo executados desde que a equipe cirúrgica se manifeste com as razões da tomada de decisão.

Continue Lendo

Geral

“Estamos no pior momento da pandemia”, alerta Acélio Casagrande

Publicado

em

Criciúma

O Secretário de Saúde de Criciúma voltou a apelar para que a população de Criciúma mantenha os cuidados necessários para o combate a Covid-19. Em vídeo postado nas redes sociais e encaminhado à imprensa, Casagrande afirma que a cidade está no pior momento da pandemia. “Só saia de casa se for necessário e tome as medidas sanitárias para evitar o contágio”.

Mais cedo, também em comunicado encaminhado aos seus associados a Unimed Criciúma alertou para o crescente número de casos e confirmou que está suspendendo as cirurgias eletivas em sua rede.

Em nota a prefeitura também encaminhou orientações para a população:

A Secretaria da Saúde, orienta a população para redobrar os cuidados de higiene e cumprimento das regras sanitárias em vigor, em virtude do aumento no número de casos de COVID-19.

‼️ Criciúma ultrapassou, na última semana, o pico de casos positivados em comparação ao cenário de julho, considerado o maior da pandemia até então. ‼️

Na manhã desta segunda-feira (23), 100% dos leitos destinados ao tratamento da COVID-19 no Hospital São José foram ocupados ⚠️, o que deixa a situação ainda mais preocupante.

Contamos com o apoio de todos para:

• Usar máscaras, principalmente em ambientes fechados e com outras pessoas
• Usar constantemente, e levar consigo, álcool em gel 70%
• Evitar aglomerações
• Respeitar as regras de distanciamento social
• Evitar e denunciar ambiente que não cumpra as regras de distanciamento

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com