Depois dos alagamentos, população recebe orientações

Morro da Fumaça

Além do trabalho de recuperação realizado nesta quarta-feira, dia 20, após as fortes chuvas de terça-feira, dia 19, as equipes das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica também foram a campo para orientar a população sobre os cuidados básicos pós-enchente.

Durante as visitas, os profissionais prestaram esclarecimentos e distribuíram uma cartilha com diversas informações sobre o tema. “O nosso trabalho é orientar a população que foi atingida. No caso do nosso município tivemos ocorrência em alguns pontos, por isso é importante prestar os esclarecimentos necessários a estas pessoas”, fala a responsável pela Vigilância Sanitária, Patrícia Satiro Zanette.

Doenças

O contato com a água das chuvas pode proliferar doenças como leptospirose, tétano e hepatite A, além de ocasionar acidentes com animais peçonhentos. “Diversos cuidados precisam ser tomados após ocorrências como esta para evitar a transmissão destas enfermidades e preservar a saúde”, destaca o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Outro cuidado a ser tomado é com os alimentos embalados que devem ser descartados em caso de contato com a água das chuvas. Durante e depois da enchente é possível que os gêneros alimentícios não estejam em condições adequadas para consumo, o que exige procedimentos básicos para garantir a qualidade. Alimentos contaminados podem causar diarreias, vômitos, febre e, em casos mais graves, levar à morte.