Conecte-se conosco

Sem Categoria

Pleitos do setor produtivo do Sul são entregues aos candidatos

Publicado

em

A Associação Empresarial de Criciúma recebeu os candidatos às eleições na noite desta quinta-feira, 13

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu na noite desta quinta-feira, 13, os candidatos a senador, deputado federal e estadual com domicílio eleitoral no Sul para a entrega do documento Voz Única. Recepcionados pelo presidente da Acic, Moacir Dagostin, e pelos vice-presidentes das regionais Sul e Extremo Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Samuel Ramos de Lima e Filipe Pavei, respectivamente, os 20 candidatos presentes receberam o documento. O Voz Única possui 44 páginas e traz um resumo das opiniões de 80 mil empresários filiados às entidades que fazem parte da federação.

“Este documento é muito valioso para os que forem eleitos, pois ajudará a direcionar o trabalho e contribuirá para o desenvolvimento da região e de todo Estado”, destaca o presidente da Acic.

Entre os candidatos presentes estiveram nove candidatos a deputado federal, nove a deputado estadual, e o candidato ao Senado, Lucas Esmeraldino.

O presidente da Facisc, Jonny Zulauf, ressaltou a pergunta que a cartilha responde: O que SC precisa?. “Levantamos junto as nossas associações empresariais e cerca de 80 mil empresários as principais necessidades catarinenses voltadas ao desenvolvimento sustentável para que possamos juntos sim fazer um Estado melhor para se viver”.

A Facisc apurou 702 demandas dos empresários, nos setores de infraestrutura, gestão pública, questões tributárias, segurança, educação, saúde, entre outros. “O documento apresenta os pleitos em cada área, e quais setores são mais preocupantes na visão dos empresários”, destaca Zulauf. A infraestrutura é um dos maiores destaques. Foram 331 pedidos feitos de melhorias na área, com foco nas rodovias que cruzam Santa Catarina. “Precisamos mais atenção de cada um dos eleitos a esses pontos apresentados”, pontua.

Melhoria da gestão pública

O segundo maior destaque é a gestão pública. Ao todo, foram apontadas 95 demandas nesse setor, com foco principalmente em políticas públicas e gestão da máquina do governo. No terceiro e no quarto lugar aparecem questões tributárias e a segurança pública, respectivamente. Sobre os tributos, destaca-se a necessidade de foco na estrutura tributária e na distribuição de recursos federais para o Estado.

A diretora do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME), Eloana Casagrande, destacou a disparidade salarial entre homens e mulheres em Santa Catarina e a inclusão do empreendedorismo na grade curricular.

O presidente do Conselho Estadual do Jovem Empresário de Santa Catarina (Cejesc), Antônio Carlos Guimarães Neto, apresentou entre as principais demandas dos jovens empreendedores, a simplificação do processo de abertura de empresas, o estímulo ao empreendedorismo através da criação de incubadoras e a capacitação empreendedora.

Prioridades do Sul

As associações empresariais de Braço do Norte, Capivari de Baixo, Garopaba, Gravatal, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Rio Fortuna e Tubarão apresentaram ao todo 70 pleitos. A infraestrutura continua sendo o carro-chefe, com mais de 65% das solicitações.

As associações destacaram entre os 70 itens, as cinco prioridades de extrema urgência:

– Construir a Ferrovia Litorânea.

– Ampliar a pista e construir o terminal de cargas do Aeroporto Regional.

– Pavimentar a Serra do Corvo Branco.

– Adequar e recuperar a SC-370 trecho Tubarão x Rio Fortuna x São Ludgero.

– Ampliar o efetivo e os investimentos em equipamentos para Polícias Civil e Militar.

Prioridades do Extremo Sul

As associações empresariais de Araranguá, Balneário Rincão, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Nova Veneza, Orleans, Sombrio, Urussanga apresentaram ao todo 56 pleitos. A infraestrutura continua sendo o carro-chefe, com mais de 39% das solicitações.

As associações destacaram entre os 56 itens, as cinco prioridades de extrema urgência:

– Construir o Centro Regional de Inovação, sediado em Criciúma.

– Concluir a pavimentação da Serra da Rocinha (BR-285).

– Extinguir as ADRs, antigas SDRs. Diminuir o número de comissionados e utilizar os funcionários concursados que estão em outros órgãos.

– Estadualizar o Hospital Materno Infantil Santa Catarina.

– Elaborar o Plano de Desenvolvimento para o Sul do Estado com metodologia de implantação, incluindo políticas de atração de novas empresas.

Palavra aos candidatos

O presidente do Observatório Social de Criciúma, Sinézio Volpato, também apresentou no evento a ações da entidade em busca da melhoria na gestão pública.

Ao final do evento foi aberta a palavra livre aos candidatos que puderam se comprometer com as demandas apresentadas e expor em um minuto suas bandeiras de campanha.

Confira a cartilha VOZ ÚNICA no site www.vozunica.com.br

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Categoria

Educação de Içara capacita gestores escolares sobre o Programa Dinheiro Direto da Escola

Publicado

em

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu nesta terça-feira, uma capacitação junto aos gestores escolares da rede municipal. O encontro aconteceu na Sala de Ciências da Escola Quintino Rizzieri, para detalhar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que consiste na assistência financeira às escolas públicas.

Através dos recursos obtidos pelo PDDE, as unidades passam por melhorias na infraestrutura física e pedagógica, buscando a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, conforme o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

“Os grupos foram divididos por etapa de atendimento. Pela manhã, foram contempladas as gestoras do Ensino Fundamental, e no período vespertino, as da Educação Infantil. De forma interativa, o trabalho abordou os princípios do programa, a execução dos recursos e sua respectiva prestação de contas, possibilitando um momento muito produtivo de aprendizado e de troca de experiências”, destaca a secretária da pasta, Nerilda Felisberto.

A capacitação foi ministrada pela assessora executiva da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Patrícia Rodrigues. A assistente de compras, Amanda dos Passos, também contribuiu se colocando à disposição para auxiliar com dicas de compras e orçamentos. “Por ser um recurso descentralizado, há uma instrução normativa específica que regulamenta o seu uso, permitindo compras mais ágeis”, pontua Patrícia. 

Continue Lendo

Sem Categoria

101 é parcialmente liberada para o tráfego no Morro dos Cavalos

Publicado

em

A Arteris Litoral Sul e a PRF/SC informam que a BR-101 teve o tráfego parcialmente liberado no Morro dos Cavalos, em Palhoça, nesta terça-feira às 6h10.

No sentido Curitiba (pista Norte), uma faixa foi liberada para tráfego. Já no sentido contrário, pista Sul (ou sentido Porto Alegre), houve liberação de duas faixas para a fluidez do fluxo.

Desde a noite de sábado (13), equipes da Arteris Litoral Sul atuam no reparo do pavimento e na limpeza da via no trecho afetado. Entretanto, a chuva intensa ainda não permitiu a conclusão dos serviços, que seguirão de forma continuada até a liberação de todas as faixas.

A concessionária segue monitorando todo o trecho concedido e, se necessário, atuará em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Defesa Civil com restrições para garantir a segurança dos usuários.

Continue Lendo

Sem Categoria

Curso de Publicidade e Propaganda da Unesc recebe nota máxima do MEC

Publicado

em

A excelência da Unesc está presente em tudo que a Instituição se compromete em realizar e não seria diferente com relação à Educação a Distância (EaD). Prova disso, são os resultados das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), como é o caso do curso de Publicidade e Propaganda, que obteve nota 5, em uma escala que varia de 1 a 5.

Para a reitora da Unesc,  Luciane Bisognin Ceretta, o conceito cinco é motivo de orgulho e certeza de ter apostado em um projeto pioneiro, que leva o DNA da Instituição ao modelo de Educação a Distância sem deixar de lado a qualidade no ensino. “Esta nota é resultado de muito estudo, muito trabalho e uma dedicação incansável da nossa equipe em nome de um modelo EAD”, comenta.

A diretora de Ensino a Distância da Unesc, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti, ressalta que o curso de Publicidade e Propaganda apresenta diversos diferenciais, como a modalidade semipresencial, uma tendência no Ensino Superior; a infraestrutura, com  laboratórios de fotografia, audiovisual, áudio e edição; além dos docentes altamente qualificados e com experiência no mundo do trabalho.

“Para as disciplinas virtualizadas, temos o momento semanal síncrono com os professores no qual os estudantes podem tirar as dúvidas. É um ecossistema pensado nos detalhes. Então eram muitas possibilidades para mostrarmos aos avaliadores que ratificaram, com essa avaliação, a educação que entregamos, digna de nota máxima no MEC”, enfatiza.

“A nota é uma soma do suporte incrível da estrutura que temos na Universidade, da dedicação dos nossos professores e técnicos. Essa conquista é o resultado do nosso trabalho em equipe e do nosso compromisso com a excelência. Voamos alto e colocamos a excelência de uma grande Universidade Comunitária como a Unesc, também na área da comunicação”, enfatiza o coordenador da EcoCria, Marcos Dalmoro.

A graduação em Publicidade e Propaganda faz parte da Escola de Comunicação Criativa (EcoCria), da Universidade, que agrega também Jornalismo e Comunicação Digital. Além de estudarem em um curso nota máxima no MEC, a partir deste ano, os acadêmicos poderão ainda participar do Prêmio Unesc de Jornalismo, que possibilitará ampliar ainda mais os conhecimentos e ver os trabalhos apresentados ao público interno e externo.

Outras informações sobre os cursos da EcoCria podem ser obtidos no link: www.unesc.net/ecocria/

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com