Conecte-se conosco

Sem Categoria

Produção Industrial volta a crescer depois de 34 meses

Publicado

em

A produção industrial do Brasil começou 2017 com alta mensal em relação aos mesmos dias do ano anterior, após 34 meses consecutivos de queda. Os dados foram divulgados hoje (8), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e mostram que a produção cresceu 1,4% em janeiro de 2017 em relação a janeiro de 2016, mas caiu 0,1% em relação a dezembro de 2016.

Em 12 meses, a produção industrial acumula uma retração de 5,4%, variação negativa que vem perdendo intensidade desde junho de 2016, quando chegou a -9,7%
Nos últimos dois meses de 2016, a produção havia acumulado alta de 2,9%. O resultado fez com que a média móvel trimestral de outubro, novembro e dezembro de 2016 apontasse expansão de 0,5% da produção. Com os dados divulgados hoje, a média dos resultados de novembro e dezembro de 2016 e janeiro de 2017 subiu para 0,9%.

Mais números da pesquisa

Dos 24 ramos industriais pesquisados pelo IBGE, metade aumentou a produção, e metade diminuiu. A indústria de veículos automotores, reboques e carrocerias interrompeu dois meses seguidos de alta e caiu 10,7% em janeiro, na comparação com dezembro de 2016. Também haviam crescido em dezembro e caíram em janeiro os equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com recuo de 12,5%, e máquinas e equipamentos, com uma produção 4,9% menor.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem Categoria

Com o agravamento da pandemia, Forquilhinha cancela a programação de Natal

Publicado

em

Forquilhinha

A programação de Natal de 2020 está cancelada em Forquilhinha. A organização decidiu pelo cancelamento após nova matriz de risco apresentada pelo Governo do Estado colocar a Amrec em nível gravíssimo de contaminação da Covid-19.

Apresentações itinerantes estavam previstas na programação, a exemplo da Caravana Natalina que iria percorrer diversos bairros com o Papai Noel e banda durante três domingos. “Mesmo com todos os protocolos de segurança para não haver aglomeração de público, decidimos cancelar para evitar mais riscos à população”, lamenta a coordenadora da Secretaria de Cultura, Isabela Niehues dos Santos.

Continue Lendo

Sem Categoria

Unesc inicia projeto Cidades do Sul com prefeito eleito Fernando de Faveri

Publicado

em

Criciúma

Foi dado, na noite desta segunda-feira (23/11), o primeiro passo da caminhada proposta pela Unesc com apoio do Unibave no projeto “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição”. A ação consiste em encontros virtuais ao vivo com cada um dos 27 prefeitos eleitos da Região Carbonífera (Amrec) e Extremo Sul Catarinense (Amesc) para um diálogo sobre os projetos e direcionamentos propostos para o mandato.

O primeiro a participar do encontro mediado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi o prefeito eleito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri. Fernando esteve ao vivo no debate que contou ainda com a participação reitor do Unibave, Guilherme Valente, e de convidados da Unesc.

O objetivo da proposta, conforme Luciane, é mais uma vez utilizar a expertise da Universidade em prol do desenvolvimento da região. “Queremos, com isso, apoiar os prefeitos eleitos, contribuir com projetos, auxiliá-los nesses momentos, desde o primeiro dia das suas gestões. Essa é a intenção dessas duas Instituições de Ensino que reúnem o seu melhor para oferecer aos municípios”, complementou.

Conforme Guilherme, essa será uma nova união de sucesso entre as instituições que já atuam de forma conjunta na elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec. “O Unibave, assim como a Unesc, é uma Instituição Comunitária. Já temos 46 anos de atuação na educação, na cultura e na promoção social. Nossa finalidade, além do ensino, da pesquisa e extensão, é de promover uma sociedade mais equilibrada em todos os sentidos. Desta forma, colocamos nossas instituições à disposição para desenvolvermos diferentes projetos na nova gestão”, pontuou.

Ampla discussão

Fernando de Faveri tem 46 anos, é casado e tem três filhos. Formado na graduação em Ciências Biológicas, o prefeito eleito é empresário em Cocal do Sul, onde fundou a Rádio Cocal, é membro da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e participa de outros projetos comunitários. Na política, Fernando tem também extensa atuação. Ele foi Secretário Municipal de Saúde, Assessor Parlamentar e Gerente Regional de Saúde do Governo do Estado. 

Poucos dias após o término da campanha eleitoral, já com a vitória comemorada, Fernando trabalha na preparação para a atuação que se inicia de forma oficial no dia 1º de janeiro de 2021.

Conforme ele, a chegada ao cargo de prefeito do seu Município é um sonho antigo, trazido desde a infância. “Enquanto as crianças queriam ser bombeiros, médicos, eu queria ser prefeito, já aos cinco anos. Não sei bem de onde veio a ideia, mas eu me preparei a vida toda para isso. Eu sempre enxerguei o prefeito como uma pessoa especial que pode ajudar os outros. Diante disso estudei e me aperfeiçoei para que um dia pudesse representar a minha cidade, que tanto amo, com meu trabalho, meu esforço”, declarou acrescentando a honra de ser o primeiro participante da série de entrevistas.

As propostas que defendeu ao longo da campanha e pelas quais promete trabalhar, de acordo com Fernando, são oriundas da comunidade com quem pôde conversar ao longo de anos de preparação. “Nós buscamos criar um plano simples e viável. Montamos isso ouvindo as pessoas, porque a vida não acontece em Brasília, em Florianópolis ou muito menos no gabinete do prefeito. A vida acontece no bairro, na rua onde a gente mora. Acho que por isso alcançamos o êxito, porque gastamos muita sola de sapato e ouvimos as pessoas”, pontuou.

Entre as questões respondidas pelo prefeito eleito estiveram as temáticas de valorização dos profissionais da saúde, planos para o setor da educação, enfrentamento à pandemia, entre outros assuntos. O foco agora, conforme Fernando, está nos estudos para implementação de seus projetos e contatos constantes com deputados e senadores em buscas de verbas para investimento na cidade.

O período de transição de Fernando e sua equipe de trabalho, conforme o entrevistado, será iniciado já no dia 10 de dezembro data acordada com o atual prefeito da cidade, Ademir Magagnin.

A transmissão que marcou o início da série “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição” contou com mais de mil expectadores ao longo de quase duas horas de profícuo debate. O material pode ser assistido na íntegra no canal Unesc TV no YouTube.

Ao longo da semana a Unesc e o Unibave farão a divulgação da agenda completa de entrevistados para os próximos dias.

Continue Lendo

Geral

Matrículas nas escolas da rede municipal de Criciúma iniciam nesta terça-feira

Publicado

em

Criciúma

Já as rematrículas foram realizadas de forma automática pelas unidades escolares

A Secretaria Municipal de Educação iniciará o período de matrícula para os novos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de Criciúma. Devido à pandemia de Covid-19 e visando respeitar o distanciamento social, este ano terá uma etapa de pré-matrícula, que ocorrerá entre esta terça-feira (17) e o dia 29 de novembro.

Os pais ou responsáveis devem entrar no site da Prefeitura de Criciúma (https://www.criciuma.sc.gov.br/site/) para cadastrar seus dados pessoais e da criança ou do estudante. Além disso, deve informar o seu endereço para ser ofertado as vagas mais perto da sua residência.

“Após esse primeiro passo, os pais ou responsáveis devem ir até as unidades escolares entregar a lista de documentos, a data e o horário foram escolhidos de acordo com a faixa etária dos estudantes”, acrescentou a secretária municipal de Educação, Cristiane Uliana Fretta. O edital da matrícula está disponível no Portal do Aluno: https://aluno.criciuma.sc.gov.br/documents/5f99aa8525de6-edital-de-matricula-ano-letivo-2021.pdf.  

Matrículas no Proeja

Assim como na Educação Infantil e Ensino Fundamental, os interessados em retornar às salas de aula, por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), deverão também realizar a pré-inscrição no site da prefeitura. A entrega dos documentos será apenas no ano letivo de 2021.

Rematrícula

Os alunos que já frequentam as escolas municipais tiveram as rematrículas feitas automaticamente pelas unidades escolares. Já a entrega de documentos será realizada somente no ano letivo de 2021.

Confira os documentos necessários para a matrículas na Educação Infantil e Ensino Fundamental:

– Cópia da Certidão de Nascimento

– Cópia da Carteira de Identidade

– Cópia do CPF

–  Cópia do cartão do SUS atualizado

– Cópia do comprovante de residência (fatura de água ou luz atualizado)

– Cópia do Cartão Bolsa Família com a numeração do cartão (caso a família seja contemplada pelo programa)

– Cópia do CPF e a Carteira de Identidade dos pais ou responsáveis (obrigatório)

– Declaração de trabalho dos pais ou responsáveis legais, informando nome da empresa, o horário da jornada de trabalho e o telefone comercial ou declaração informal de trabalho dos pais ou responsáveis.

–  Apresentar declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e Juventude às crianças que convivem com responsáveis legais

– Atestado médico com validade de 18 meses sobre a necessidade de alimentação especial (intolerância à lactose, alergia à proteína do leite, doença celíaca, diabetes e outros);

– Laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) para as crianças laudadas com deficiência.

Confira cronograma de entrega de documentos dos CEIMs:

MêsDataTurma
Dezembro01 e 02Grupo Multi A (2 a 3 anos e 11 meses) e Grupo Multi B  (4 a 5 anos e 11 meses)
Dezembro03Grupo III (2 anos a 2 anos e 11 meses)
Dezembro04 e 07Grupo IV (3 anos a 3 anos e 11 meses)
Dezembro08 e 09Grupo V (4 anos a 4 anos e 11 meses)
Dezembro10 e 11Grupo VI (5 anos a 5 anos e 11 meses)

 Confira cronograma de entrega de documentos das escolas:

MêsDataTurma
Novembro30Grupo Multi B (4 anos a 5 anos e 11 meses)
Dezembro01Grupo Multi C (3 anos a 4 anos e 11 meses)
Dezembro02 e 03Grupo V (4 anos a 4 anos e 11 meses)
Dezembro04Grupo VI (5 anos a 5 anos e 11 meses)
Dezembro07 e 081 º Ano
Dezembro092º e 3º ano
Dezembro104º e 5º ano
Dezembro11 e 146º ano
Dezembro157º e 8º ano
Dezembro169º ano
Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2020 sulnoticias.com