Conecte-se conosco

Geral

Professores preparam ato contra Governo do Estado

Publicado

em

Professores de todo o Estado devem se reunir na próxima quarta-feira na capital do Estado. Os integrantes da Rede pública catarinense se reúnem para protestar contra o governo de Eduardo Moreira. De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, regional Sul, Kelly Pacheco, o protesto será contra o desmonte que vem sendo preparado na educação do Estado.

Em Nota de convocação aos professores, o Sinte fala em demissão de Acts, fechamento de escolas e o corte de recursos. “A ordem do Governo é fazer mais com menos”, avisa o sindicato. Protesto também vai cobrar o fim das matriculas para os cursos profissionalizantes do Cedup de todo o Estado neste segundo semestre.

A diretora de gestão da Rede Estadual de Educação, Marilene Pacheco explicou que essa  decisão do Governo de não realizar matrículas para os cursos profissionalizantes nas unidades do Cedup de Santa Catarina. “A Secretaria está se reestruturando. Percebemos um problema muito sério com os cursos técnicos no Estado: a evasão escolar”, comenta a gestora. Segundo ela, a medida pode ser revista no ano que vem caso a procura pelos cursos aumente.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inova Criciúma: inscrições encerram nesta sexta-feira

Publicado

em

As inscrições para a 4º edição do programa Inova Criciúma seguem abertas até sexta-feira (8). A iniciativa tem como objetivo principal promover o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e inovador no município, estimulando o surgimento de novos modelos de negócios. Serão distribuídos até R$ 250 mil em apoio para 10 startups selecionadas. Os recursos são provenientes do Fundo Municipal de Inovação (FMI). Os interessados podem se inscrever de forma presencial, no setor de Protocolo da prefeitura, localizado no piso inferior do Paço Municipal Marcos Rovaris, das 8h às 17h, ou pelo site criciuma.sc.gov.br/site/inova-criciuma.

Nesta edição, o programa abordará temas como sustentabilidade, economia criativa, indústria 4.0, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), químico e materiais e administração pública municipal. As propostas podem ser inscritas em quatro áreas específicas: desenvolvimento de produtos e equipamentos, criação de softwares e aplicativos, melhoria da eficiência na prestação de serviços à comunidade e aos cidadãos, e aprimoramento da gestão pública. Para realizar a inscrição é necessário ter uma solução para as áreas abordadas e apresentar a documentação prevista no edital.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki, o financiamento estipulado para cada projeto é de R$ 25 mil, com um prazo de execução de até 12 meses. No entanto, o período pode ser estendido por mais dois meses, sujeito à aprovação da Comissão para Seleção e Monitoramento (CSM). “É uma oportunidade para conseguir recursos que vão ajudar no desenvolvimento da startup. Criciúma é uma das poucas cidades do Brasil que tem um fundo municipal exclusivo à inovação, que visa apoiar os empreendedores”, ressalta.

Continue Lendo

Geral

Alunos de Cocal do Sul conquistam 77 medalhas na OBMEP 2023

Publicado

em

Os alunos do município de Cocal do Sul obtiveram 77 medalhas na etapa nacional da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2023. Os estudantes das escolas municipais Cristo Rei e Demétrio Bettiol estiveram na prefeitura nesta semana para receberem os certificados e medalhas.

Ao todo, foram 45 alunos premiados da Escola Demétrio Bettiol, sendo cinco de ouro, 15 de prata e 25 de bronze. Já na Escola Cristo Rei foram 32 medalhas, sendo cinco de ouro, 15 de prata e 12 de bronze. “Ano passado eu já tinha participado da prova e para mim é muito importante participar de campeonatos assim, ter a oportunidade de ir para outros lugares e ter a chance de conquistar uma medalha”, comenta o estudante Nicolas Maffiolete, de 11 anos, que sonha em ser professor de matemática.

Além dos pais e responsáveis que estiveram prestigiando, também esteve presente o prefeito Fernando de Fáveri, que distribuiu as medalhas, ao lado do vice-prefeito Erik Pereira Zeferino, o secretário de Educação, Lucas Pereira, as diretoras das escolas, e os vereadores Gilson Clemes (presidente), Luiz Francisco Honório e Evandro Lins, representando o Legislativo.

Entre os premiados, também está a aluna Barbara Sorato, do 5º ano da Escola Cristo Rei, que conquistou a medalha de ouro na competição. “Fiquei muito feliz por ter conseguido a medalha de ouro, me esforcei bastante ao fazer a prova. Foi muito legal receber a medalha do prefeito. Vou continuar me dedicando para ganhar outras medalhas”, diz.

As provas da OBMEP foram divididas por níveis, sendo nível I referente ao 2º e 3º ano e nível II ao 4º e 5º ano. “A OBEMP Mirim tem por objetivo transformar a relação entre estudantes e a disciplina de matemática, mostrando que a matéria pode ser divertida, e é a primeira competição voltada para alunos mais novos”, comemora a diretora da Escola Cristo Rei, Barbara Libia Stackoski.

Para Lucas, a Secretaria de Educação incentiva e apoia as participações de seus estudantes em todas as Olimpíadas disponíveis. “Os ótimos resultados ficam evidentes por meio do excelente desempenho dos alunos, e reforça também a qualidade da nossa educação”, completa o secretário.

“A escola fica muito feliz em ter essa quantidade significativa de medalhistas, pois é sinal de um trabalho sério e dedicação dos alunos, dos professores. Estão todos de parabéns”, salienta a diretora da Escola Demétrio Bettiol, Daniela Dal Pont.

Continue Lendo

Geral

Saúde nos Parques: entrega de materiais marca retomada das atividades em Criciúma

Publicado

em

Com o foco em aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos, o projeto Saúde nos Parques retomou as atividades em Criciúma. Com um incentivo para a prática de exercícios físicos, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última semana, a entrega de materiais para o desenvolvimento das atividades. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), permite aos participantes um acompanhamento e avaliação para indicar uma melhor intensidade nos seus exercícios.

De acordo com o coordenador das Equipes Multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Leandro Fernandes Maffei, os materiais entregues correspondem a cones com barras, cones chinês, cordas de pular, kits de extensores com múltiplas tensões, kits de mini band com múltiplas tensões e pares de caneleiras. Os itens contribuem com o processo de trabalho das equipes multiprofissionais, que prestam acompanhamento aos participantes. “É de extrema importância esses materiais para que eles possam realizar as suas atividades corroborando significativamente para o processo de saúde dessas pessoas”, reforça.

Atualmente, o programa conta a participação de 800 integrantes, que são supervisionados por profissionais de educação física, com acompanhamento da frequência cardíaca, e passam por uma avaliação para indicar uma melhor intensidade nas atividades. Os interessados em participar do programa podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua localidade e juntar-se a iniciativa.

Protagonista em uma cidade mais saudável

Em 2023, por unanimidade, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou e denominou Criciúma como a Capital Catarinense dos Parques Urbanos. Nesse sentindo, os parques atraem a atenção dos moradores e visitantes para um meio de lazer e para as práticas esportivas, possibilitando que os equipamentos públicos se tornem uma opção ideal para as atividades físicas.

Criciúma se tornou promissora ao escolher os parques como um ambiente propício para capitalizar as características naturais da população no desenvolvimento dos hábitos saudáveis e na prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e ginástica funcional. “Criciúma, hoje, é reconhecida como um município inovador na questão de programas de saúde. Nós somos o único município que possui programas de atividades físicas nesses dispositivos, no caso, nos parques”, ressalta o coordenador.

Hora de colocar a saúde em movimento em Criciúma

O projeto Saúde nos Parques impacta de forma positiva na saúde dos participantes. Todas as atividades ofertadas pela iniciativa são desenvolvidas em áreas de lazer: Parque das Nações, Parque da Prefeitura e Parque dos Imigrantes. O projeto ocorre todas as segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, às 7h, 8h, 9h, 18h, 19h e 20h.

Continue Lendo

Mais vistos

© Copyright 2007-2024 sulnoticias.com